ABORDAR O ENSINO-APRENDIZAGEM CARTOGRÁFICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA TEM SIDO UM DESAFIO AO LONGO DESSES ANOS A DEFICIÊNCIA DE UMA BOA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NAS SÉRIES INICIAIS PODE VIR DE UMA M? FORMAÇÃO POR PARTE DE ALGUNS PROFESSORES. SENDO ASSIM, O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA VEM DESENVOLVENDO UM TRABALHO QUE POSSIBILITA E CONTRIBUI COM OS PROFESSORES EM FORMAÇÃO E UMA DESSAS AÇÕES ? FAZER COM QUE AS AULAS DE GEOGRAFIA SEJAM DINAMIZADAS FAZENDO COM QUE OS ALUNOS E PROFESSORES POSSAM INTERAGIR NOS CONTEÚDOS DE CARTOGRAFIA. SEGUINDO ESSA TRAJETÓRIA, EM RELAÇÃO AO ASSUNTO CARTOGRÁFICO, QUE ? UM DOS CONTEÚDOS-CHAVES DA GEOGRAFIA, PERCEBE-SE, ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA, QUE SÃO ASSUNTOS NEGLIGENCIADOS, E NOS CONTEÚDOS DO LIVRO DIDÁTICO, A CARTOGRAFIA SE APRESENTA DE FORMA IMPLÍCITA E NÃO POSSUI UMA PARTE ESPECÍFICA PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO. PRETENDE-SE ENTENDER QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ALUNOS DA ESCOLA JOSE TOMAZ DE AQUINO/CUITEGI/PB, EM RELAÇÃO AO ESTUDO CARTOGRÁFICO, EM SEGUIDA ANALISAR OS FATORES QUE AUXILIAM NESSE D?FICIT E APRESENTAR ESTRATÉGIAS LÚDICAS COMO QUEBRA-CABEÇA QUE POSSIBILITEM A FACILITAÇÃO NA COMPREENSÃO DESSE CONTEÚDO.