O PROJETO LER E ESCREVER: UMA VIAGEM AO MUNDO DA IMAGINAÇÃO FOI DESENVOLVIDO NA ESCOLA MUNICIPAL DE BREJO DO CRUZ-PB POR QUATRO BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID) DO CAMPUS IV-UEPB. FORAM REALIZADAS ATIVIDADES CONCERNENTES AOS GÊNEROS TEXTUAIS CONTIDOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE DUAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, NO PERÍODO DE ABRIL A NOVEMBRO DE 2019. A PERTIN?NCIA DO TEMA FOI DEVIDO AO FATO DE SE PERCEBER QUE ESSES ALUNOS, PARTICIPANTES DA PESQUISA, NÃO VISLUMBRAVAM A LEITURA E A ESCRITA COMO UMA ATIVIDADE PRAZEROSA. PARTINDO DESSA PROBLEMÁTICA, O PROJETO OBJETIVOU CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS RELACIONADAS ? LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS. DESSA FORMA, PARA QUE ESSE OBJETIVO FOSSE ALCANÇADO FOI NECESSÁRIO PROPORCIONAR MEIOS QUE POSSAM AMPLIAR O REPERTÓRIO LINGUÍSTICO E CULTURAL DOS ESTUDANTES, COLABORANDO NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA, BEM COMO DESENVOLVER ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES, ENVOLVENDO AS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, LEVANDO ? PERCEPÇÃO DE QUE A LEITURA E A ESCRITA SÃO ATRIBUIÇÕES DE TODOS. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, ENVOLVENDO UMA ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA E FOI EMBASADO EM TEÓRICOS COMO ALBUQUERQUE (2016), ALVES & NÓBREGA (2014), BARBOSA (2004), ENTRE OUTROS. COMO RESULTADO, PERCEBEU-SE QUE OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS TÊM AFASTADO CADA VEZ MAIS OS EDUCANDOS DO ATO DE LER E ESCREVER, INCLUINDO TAMBÉM, A FALTA DE INCENTIVO NO N?CLEO FAMILIAR.