Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ENSINANDO POLÍGONOS ATRAVÉS DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, MATERIAIS MANIPULÁVEIS, ENSINO, GEOMETRIA, GEOMETRIA Pôster (PO) GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64473
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 270
    "inscrito_id" => 159
    "titulo" => "ENSINANDO POLÍGONOS ATRAVÉS DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO ? RESULTADO DO RELATO DE EXPERIÊNCIA, DESENVOLVIDO NA TURMA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II REALIZADA NA ESCOLA MUNICIPAL BENTO TEN?RIO DE SOUZA, LOCALIZADA NA CIDADE DE MONTEIRO SITUADO NO CARIRI PARAIBANO, POR BOLSISTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA. NA QUAL, UTILIZOU-SE COMO FERRAMENTA DIDÁTICA O USO DOS MATERIAIS MANIPULÁVEIS, COMO PROCESSO DE ENSINO DA GEOMETRIA PLANA COM ÊNFASE NO CONCEITO DE POLÍGONOS POR MEIO DAS APLICAÇÕES DE ATIVIDADES COM A UTILIZAÇÃO DO GEOPLANO. O TRABALHO TRAZ COMO OBJETIVO GERAL, REFLETIR SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS MATERIAIS MANIPULÁVEIS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA, VISANDO AS CONTRIBUIÇÕES DA FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO, COM INTUITO DE TORNAR AS AULAS DE MATEMÁTICA MAIS DINÂMICA E MENOS COMPLEXA. DIANTE DOS RESULTADOS OBTIDOS, PUDEMOS CONSTATAR QUE A TENDÊNCIA METODOLÓGICA DOS MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA CONTEXTUALIZAR OS CONCEITOS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA FOI DE SUMA IMPORTÂNCIA, OU SEJA, ESTIMULANDO A PARTICIPAÇÃO, A CURIOSIDADE E A CRIATIVIDADE DO EDUCANDO, ISTO ?, FAZENDO QUE ALUNO SEJA O CONSTRUTOR DO SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO, POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO, DA ANÁLISE E DA REPRESENTAÇÃO NO DECORRER DA MANIPULAÇÃO DOS MATERIAIS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, MATERIAIS MANIPULÁVEIS, ENSINO, GEOMETRIA, GEOMETRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID159_18102019213829.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KÁTIA FLÁVIA FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "K?TIA FL?VIA"
    "autor_email" => "katiaflavia151@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64473
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 270
    "inscrito_id" => 159
    "titulo" => "ENSINANDO POLÍGONOS ATRAVÉS DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO ? RESULTADO DO RELATO DE EXPERIÊNCIA, DESENVOLVIDO NA TURMA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II REALIZADA NA ESCOLA MUNICIPAL BENTO TEN?RIO DE SOUZA, LOCALIZADA NA CIDADE DE MONTEIRO SITUADO NO CARIRI PARAIBANO, POR BOLSISTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA. NA QUAL, UTILIZOU-SE COMO FERRAMENTA DIDÁTICA O USO DOS MATERIAIS MANIPULÁVEIS, COMO PROCESSO DE ENSINO DA GEOMETRIA PLANA COM ÊNFASE NO CONCEITO DE POLÍGONOS POR MEIO DAS APLICAÇÕES DE ATIVIDADES COM A UTILIZAÇÃO DO GEOPLANO. O TRABALHO TRAZ COMO OBJETIVO GERAL, REFLETIR SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS MATERIAIS MANIPULÁVEIS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA, VISANDO AS CONTRIBUIÇÕES DA FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO, COM INTUITO DE TORNAR AS AULAS DE MATEMÁTICA MAIS DINÂMICA E MENOS COMPLEXA. DIANTE DOS RESULTADOS OBTIDOS, PUDEMOS CONSTATAR QUE A TENDÊNCIA METODOLÓGICA DOS MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA CONTEXTUALIZAR OS CONCEITOS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA FOI DE SUMA IMPORTÂNCIA, OU SEJA, ESTIMULANDO A PARTICIPAÇÃO, A CURIOSIDADE E A CRIATIVIDADE DO EDUCANDO, ISTO ?, FAZENDO QUE ALUNO SEJA O CONSTRUTOR DO SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO, POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO, DA ANÁLISE E DA REPRESENTAÇÃO NO DECORRER DA MANIPULAÇÃO DOS MATERIAIS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, MATERIAIS MANIPULÁVEIS, ENSINO, GEOMETRIA, GEOMETRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID159_18102019213829.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KÁTIA FLÁVIA FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "K?TIA FL?VIA"
    "autor_email" => "katiaflavia151@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO ? RESULTADO DO RELATO DE EXPERIÊNCIA, DESENVOLVIDO NA TURMA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II REALIZADA NA ESCOLA MUNICIPAL BENTO TEN?RIO DE SOUZA, LOCALIZADA NA CIDADE DE MONTEIRO SITUADO NO CARIRI PARAIBANO, POR BOLSISTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA. NA QUAL, UTILIZOU-SE COMO FERRAMENTA DIDÁTICA O USO DOS MATERIAIS MANIPULÁVEIS, COMO PROCESSO DE ENSINO DA GEOMETRIA PLANA COM ÊNFASE NO CONCEITO DE POLÍGONOS POR MEIO DAS APLICAÇÕES DE ATIVIDADES COM A UTILIZAÇÃO DO GEOPLANO. O TRABALHO TRAZ COMO OBJETIVO GERAL, REFLETIR SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS MATERIAIS MANIPULÁVEIS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA, VISANDO AS CONTRIBUIÇÕES DA FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO, COM INTUITO DE TORNAR AS AULAS DE MATEMÁTICA MAIS DINÂMICA E MENOS COMPLEXA. DIANTE DOS RESULTADOS OBTIDOS, PUDEMOS CONSTATAR QUE A TENDÊNCIA METODOLÓGICA DOS MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA CONTEXTUALIZAR OS CONCEITOS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA FOI DE SUMA IMPORTÂNCIA, OU SEJA, ESTIMULANDO A PARTICIPAÇÃO, A CURIOSIDADE E A CRIATIVIDADE DO EDUCANDO, ISTO ?, FAZENDO QUE ALUNO SEJA O CONSTRUTOR DO SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO, POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO, DA ANÁLISE E DA REPRESENTAÇÃO NO DECORRER DA MANIPULAÇÃO DOS MATERIAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.