Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO

Palavra-chaves: PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGOGICAPEDAGÓGICA, CURSO DE FORMAÇÃO, TEORIA-PRÁTICA Pôster (PO) GT-11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64655
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 30
    "inscrito_id" => 406
    "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO CONSISTE EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO DE FORMAÇÃO, OFERECIDO PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB/CAMPUS I), MINISTRADO PELA DR. FRANCISCA PEREIRA SALVINO, NO SEGUNDO SEMESTRE DO ANO DE 2018. TEM COMO OBJETIVO RELATAR AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO CURSO DE FORMAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FOCANDO NAS APRENDIZAGENS E CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS.  AS ABORDAGENS TEÓRICAS RECORREU A TEMÁTICAS QUE TIVERAM COMO OBJETIVO PROMOVER A FORMAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA, TAIS COMO, FORMAÇÃO DOCENTE E A LICENCIATURA EM PEDAGOGIA; DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR; TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E OUTROS RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICO; SIGNIFICADOS DE LETRAMENTO; LETRAMENTO E LINGUAGENS; LETRAMENTO E RACIOC?NIO LÓGICO MATEMÁTICO; PLANEJAMENTO E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, ESSAS TEMÁTICAS CONSTITUÍRAM O PERÍODO DE FORMAÇÃO ALÉM DAS ATIVIDADES REALIZADAS. ENTENDE-SE, POIS, QUE A FORMAÇÃO DIZ RESPEITO AO ENSINO APRENDIZAGEM QUE TODOS OS ENVOLVIDOS NO PROCESSO NECESSITAM PASSAR E AMPLIAR SEUS CONHECIMENTOS EM TORNO DOS DOIS LADOS DA FORMAÇÃO DOCENTE A TEORIA E A PRÁTICA. ESSE PERÍODO FORMATIVO SE DEU POR MEIO DE RODAS DE CONVERSA; SEMINÁRIOS; MESAS TEMÁTICAS; ELABORAÇÃO DE RESENHAS TEMÁTICAS E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, ETC., EM QUE A PRESENÇA E COMPROMISSO DE TODOS CONTRIBU?RAM PARA O DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO. O RELATO DE EXPERIÊNCIA CONSTATOU-SE COMO INSTRUMENTO UTILIZADO PARA AVALIAR O ALUNO DE ACORDO COM SEU OLHAR SOBRE A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA, O QUE CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE E GARANTE QUE O MESMO REFLITA SOBRE SUA PRÁTICA OBTENDO ASSIM UMA RESPONSABILIDADE NECESSÁRIA A TODO EDUCADOR."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGOGICAPEDAGÓGICA, CURSO DE FORMAÇÃO, TEORIA-PRÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA27_ID406_05102019121240.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVELLY SANTOS PALHANO"
    "autor_nome_curto" => "EVELLY SANTOS"
    "autor_email" => "evellypalhano@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64655
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 30
    "inscrito_id" => 406
    "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO CONSISTE EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO DE FORMAÇÃO, OFERECIDO PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB/CAMPUS I), MINISTRADO PELA DR. FRANCISCA PEREIRA SALVINO, NO SEGUNDO SEMESTRE DO ANO DE 2018. TEM COMO OBJETIVO RELATAR AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO CURSO DE FORMAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FOCANDO NAS APRENDIZAGENS E CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS.  AS ABORDAGENS TEÓRICAS RECORREU A TEMÁTICAS QUE TIVERAM COMO OBJETIVO PROMOVER A FORMAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA, TAIS COMO, FORMAÇÃO DOCENTE E A LICENCIATURA EM PEDAGOGIA; DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR; TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E OUTROS RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICO; SIGNIFICADOS DE LETRAMENTO; LETRAMENTO E LINGUAGENS; LETRAMENTO E RACIOC?NIO LÓGICO MATEMÁTICO; PLANEJAMENTO E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, ESSAS TEMÁTICAS CONSTITUÍRAM O PERÍODO DE FORMAÇÃO ALÉM DAS ATIVIDADES REALIZADAS. ENTENDE-SE, POIS, QUE A FORMAÇÃO DIZ RESPEITO AO ENSINO APRENDIZAGEM QUE TODOS OS ENVOLVIDOS NO PROCESSO NECESSITAM PASSAR E AMPLIAR SEUS CONHECIMENTOS EM TORNO DOS DOIS LADOS DA FORMAÇÃO DOCENTE A TEORIA E A PRÁTICA. ESSE PERÍODO FORMATIVO SE DEU POR MEIO DE RODAS DE CONVERSA; SEMINÁRIOS; MESAS TEMÁTICAS; ELABORAÇÃO DE RESENHAS TEMÁTICAS E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, ETC., EM QUE A PRESENÇA E COMPROMISSO DE TODOS CONTRIBU?RAM PARA O DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO. O RELATO DE EXPERIÊNCIA CONSTATOU-SE COMO INSTRUMENTO UTILIZADO PARA AVALIAR O ALUNO DE ACORDO COM SEU OLHAR SOBRE A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA, O QUE CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE E GARANTE QUE O MESMO REFLITA SOBRE SUA PRÁTICA OBTENDO ASSIM UMA RESPONSABILIDADE NECESSÁRIA A TODO EDUCADOR."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGOGICAPEDAGÓGICA, CURSO DE FORMAÇÃO, TEORIA-PRÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA27_ID406_05102019121240.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVELLY SANTOS PALHANO"
    "autor_nome_curto" => "EVELLY SANTOS"
    "autor_email" => "evellypalhano@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO CONSISTE EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO DE FORMAÇÃO, OFERECIDO PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB/CAMPUS I), MINISTRADO PELA DR. FRANCISCA PEREIRA SALVINO, NO SEGUNDO SEMESTRE DO ANO DE 2018. TEM COMO OBJETIVO RELATAR AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO CURSO DE FORMAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FOCANDO NAS APRENDIZAGENS E CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS. AS ABORDAGENS TEÓRICAS RECORREU A TEMÁTICAS QUE TIVERAM COMO OBJETIVO PROMOVER A FORMAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA, TAIS COMO, FORMAÇÃO DOCENTE E A LICENCIATURA EM PEDAGOGIA; DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR; TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E OUTROS RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICO; SIGNIFICADOS DE LETRAMENTO; LETRAMENTO E LINGUAGENS; LETRAMENTO E RACIOC?NIO LÓGICO MATEMÁTICO; PLANEJAMENTO E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, ESSAS TEMÁTICAS CONSTITUÍRAM O PERÍODO DE FORMAÇÃO ALÉM DAS ATIVIDADES REALIZADAS. ENTENDE-SE, POIS, QUE A FORMAÇÃO DIZ RESPEITO AO ENSINO APRENDIZAGEM QUE TODOS OS ENVOLVIDOS NO PROCESSO NECESSITAM PASSAR E AMPLIAR SEUS CONHECIMENTOS EM TORNO DOS DOIS LADOS DA FORMAÇÃO DOCENTE A TEORIA E A PRÁTICA. ESSE PERÍODO FORMATIVO SE DEU POR MEIO DE RODAS DE CONVERSA; SEMINÁRIOS; MESAS TEMÁTICAS; ELABORAÇÃO DE RESENHAS TEMÁTICAS E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, ETC., EM QUE A PRESENÇA E COMPROMISSO DE TODOS CONTRIBU?RAM PARA O DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO. O RELATO DE EXPERIÊNCIA CONSTATOU-SE COMO INSTRUMENTO UTILIZADO PARA AVALIAR O ALUNO DE ACORDO COM SEU OLHAR SOBRE A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA, O QUE CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE E GARANTE QUE O MESMO REFLITA SOBRE SUA PRÁTICA OBTENDO ASSIM UMA RESPONSABILIDADE NECESSÁRIA A TODO EDUCADOR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.