O DATASHOW COMO AUXILIO AO LIVRO DIDÁTICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO 9º ANO DO ENSINO BÁSICO
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64558 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 97 "inscrito_id" => 210 "titulo" => "O DATASHOW COMO AUXILIO AO LIVRO DIDÁTICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO 9º ANO DO ENSINO BÁSICO" "resumo" => "QUESTIONÁRIOS.OS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO, SÃO DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA O APRENDIZADO DOS EDUCANDOS, ESTES, APARECEM PARA SEREM SOMADOS A NOSSA PRÁTICA ENQUANTO PROFESSOR, TENDO ISSO EM VISTA, ESTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE FAZER UMA BREVE ABORDAGEM SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UTILIZAR IMAGENS NA SALA DE AULA, ENFATIZANDO O USO DO DATASHOW COMO UM RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO PARA AUXILIAR AS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO BÁSICO. TENDO POR OBJETIVO MOSTRAR QUE, NA ATUALIDADE, ONDE SE FAZ NECESSÁRIO NOS ADAPTARMOS A DIFERENTES ESTRUTURAS SOCIAIS, A PRÁTICA DO USO DE DIFERENTES FERRAMENTAS EM SALA DE AULA SE MOSTRA CADA VEZ MAIS ESSENCIAL. O INTUITO NÃO SERIA APONTAR O DATASHOW COMO SOLUÇÃO DE TODOS OS PROBLEMAS EM SALA DE AULA, E O LIVRO DIDÁTICO COMO ULTRAPASSADO, MAS SIM, MOSTRAR FERRAMENTAS QUE PODEM SER TRABALHADAS EM CONJUNTO PARA MELHOR COMPREENSÃO DOS ALUNOS. PARA ESSA PESQUISA, TIVEMOS POR BASE A EXPERIÊNCIA OBTIDA ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA JOSÉ TOMAZ DE AQUINO, PERTENCENTE ? REDE PÚBLICA MUNICIPAL DA CIDADE DE CUITEGI/PB. DURANTE ESSE PROCESSO FOI OBSERVADO QUE NAS AULAS ONDE ERA FEITO USO DO DATASHOW COMO FERRAMENTA DIDÁTICA SE ATRAIA A ATENÇÃO DOS ALUNOS DE FORMA SIGNIFICATIVA, OBTENDO RESULTADOS POSITIVOS QUE CONTRIBU?RAM NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. TENDO COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PRIMEIRAMENTE A OBSERVAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO DATASHOW E SUA POSSÍVEL CONTRIBUIÇÃO NAS AULAS A PARTIR DISSO O LEVANTAMENTO DO REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO BASEADO NOS SEGUINTES AUTORES, CASTROGIOVANNI (2011), PIRES (2017) DENTRE OUTROS AUTORES. E NA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, DATASHOW, IMAGENS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID210_11102019080606.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISLEIDE DA GUIA SERAFIM" "autor_nome_curto" => "GISLEIDE" "autor_email" => "gisleideserafim3@gmail.co" "autor_ies" => "UEPB CAMPUS III DE GUARABIRA-PB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64558 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 97 "inscrito_id" => 210 "titulo" => "O DATASHOW COMO AUXILIO AO LIVRO DIDÁTICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO 9º ANO DO ENSINO BÁSICO" "resumo" => "QUESTIONÁRIOS.OS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO, SÃO DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA O APRENDIZADO DOS EDUCANDOS, ESTES, APARECEM PARA SEREM SOMADOS A NOSSA PRÁTICA ENQUANTO PROFESSOR, TENDO ISSO EM VISTA, ESTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE FAZER UMA BREVE ABORDAGEM SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UTILIZAR IMAGENS NA SALA DE AULA, ENFATIZANDO O USO DO DATASHOW COMO UM RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO PARA AUXILIAR AS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO BÁSICO. TENDO POR OBJETIVO MOSTRAR QUE, NA ATUALIDADE, ONDE SE FAZ NECESSÁRIO NOS ADAPTARMOS A DIFERENTES ESTRUTURAS SOCIAIS, A PRÁTICA DO USO DE DIFERENTES FERRAMENTAS EM SALA DE AULA SE MOSTRA CADA VEZ MAIS ESSENCIAL. O INTUITO NÃO SERIA APONTAR O DATASHOW COMO SOLUÇÃO DE TODOS OS PROBLEMAS EM SALA DE AULA, E O LIVRO DIDÁTICO COMO ULTRAPASSADO, MAS SIM, MOSTRAR FERRAMENTAS QUE PODEM SER TRABALHADAS EM CONJUNTO PARA MELHOR COMPREENSÃO DOS ALUNOS. PARA ESSA PESQUISA, TIVEMOS POR BASE A EXPERIÊNCIA OBTIDA ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA JOSÉ TOMAZ DE AQUINO, PERTENCENTE ? REDE PÚBLICA MUNICIPAL DA CIDADE DE CUITEGI/PB. DURANTE ESSE PROCESSO FOI OBSERVADO QUE NAS AULAS ONDE ERA FEITO USO DO DATASHOW COMO FERRAMENTA DIDÁTICA SE ATRAIA A ATENÇÃO DOS ALUNOS DE FORMA SIGNIFICATIVA, OBTENDO RESULTADOS POSITIVOS QUE CONTRIBU?RAM NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. TENDO COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PRIMEIRAMENTE A OBSERVAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO DATASHOW E SUA POSSÍVEL CONTRIBUIÇÃO NAS AULAS A PARTIR DISSO O LEVANTAMENTO DO REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO BASEADO NOS SEGUINTES AUTORES, CASTROGIOVANNI (2011), PIRES (2017) DENTRE OUTROS AUTORES. E NA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, DATASHOW, IMAGENS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID210_11102019080606.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISLEIDE DA GUIA SERAFIM" "autor_nome_curto" => "GISLEIDE" "autor_email" => "gisleideserafim3@gmail.co" "autor_ies" => "UEPB CAMPUS III DE GUARABIRA-PB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }