O PRESENTE TRABALHO SE PROP?E RELATAR MEDIANTE AOS ESTUDOS ANALÍTICOS POR PARTE DOS ALUNOS SOBRE DISCURSOS DE CARÁTER ILUS?RIO; ENTENDE-SE POR DISCURSO DE CARÁTER ILUS?RIO: TEXTOS E MATÉRIAS DE CUNHO FALSO; PUBLICADO EM REDES SOCIAIS, TENDO COMO SUPORTE EMPÍRICO AS VIVÊNCIAS DIDÁTICAS EM SALA DE AULA NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL TÉCNICA ESTADUAL OBD?LIA DANTAS, ESPECIFICAMENTE, NA TURMA DO 2º ANO ?C?. PARA A INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO DO TEMA, FORAM REALIZADAS AULAS DIALOGADAS COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS QUE ENGLOBAM ALGUNS GÊNEROS DISCURSIVOS A FIM DE MELHORAR O PROCESSO ANALÍTICO DOS ALUNOS CONTEMPLADOS. ALÉM DA OBSERVAÇÃO E DA AQUISIÇÃO DE DADOS SOBRE OS ?NDICES ELEVADOS DE COMPARTILHAMENTO DE ?FAKE NEWS?, PRINCIPALMENTE NO BRASIL, CONSTATA-SE UMA FALTA EXACERBADA DE LEITURA E DE VERIFICAÇÃO DIANTE DE MATÉRIAS E LINKS DE ?NDOLE ILEG?TIMA, ACARRETANDO EM DIVULGAÇÕES DE ACONTECIMENTOS IRREAIS QUE ACABAM PREJUDICANDO PESSOAS, GRUPOS OU INSTITUIÇÕES SOCIAIS. A METODOLOGIA UTILIZADA FUNDAMENTOU-SE EM UM ESTUDO DE VIÉS SOCIOPOLÍTICO NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E ANALÍTICOS DE FOUCAULT E NIETZSCHE, QUE NOS FAVORECERAM UMA VISÃO AMPLA SOBRE OS CONCEITOS ESTABELECIDOS DO TERMO ?VERDADE? ALÉM DE COMO PROCEDEU TODAS AS QUESTÕES CAPAZES DE CORROMPER A VERACIDADE DOS DISCURSOS, MAS TAMBÉM, DE COMO SE DEU A RELAÇÃO DE VERDADE E PODER. AS ANÁLISES SINALIZARAM QUE ? NECESSÁRIA PRECAUÇÃO, REPARAÇÃO E VALORIZAÇÃO DE POSTURAS QUE FAVORE?AM A CRITICIDADE DO CIDADÃO, E DE COMO CAMPANHAS MIDIÁTICAS PODEM DELIBERAR BASES DE FISCALIZAÇÃO DE EXTREMA EFICÁCIA PARA A NÃO SUBMISSÃO IMPOSTA POR DISCURSOS.