O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS REQUER FERRAMENTAS QUE GARANTAM A AQUISIÇÃO DOS CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS QUE OS ALUNOS NECESSITAM PARA DOMIN?-LOS. DITO ISTO, O PRESENTE RESUMO EXPANDIDO TEM POR OBJETIVO PROPOR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, DEFENDIDA POR NÓS COMO FERRAMENTA MEDIADORA ENTRE TEORIA E PRÁTICA, FACILITANDO, DESTE MODO, A RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL. ESTE PROJETO POSSUI UMA NATUREZA QUALITATIVA E APOIA-SE NAS BASES TEÓRICAS DE DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY (2004), ANTUNES (2005, 2014), KOCH E ELIAS (2015) E BAKHTIN (2003) ENTRE OUTROS. OS RESULTADOS EVIDENCIAM A EVOLUÇÃO DOS ALUNOS NO QUE SE REFERE AO ENTENDIMENTO DA FINALIDADE DO GÊNERO RESENHA. CONSIDERAMOS DE EXTREMA IMPORTÂNCIA O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS EM UMA SITUAÇÃO REAL COMUNICATIVA, QUE PODE SER MEDIADA PELA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE MANEIRA SISTEMÁTICA E EFICIENTE.