DIFERENTES MÉTODOS DE ENSINO VÊM GRADATIVAMENTE SENDO INCORPORADOS NA SALA DE AULA, A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ? UM DESSES MÉTODOS QUE ESTÁ SENDO AMPLAMENTE DIFUNDIDO NAS ESCOLAS, PRINCIPALMENTE, NA EDUCAÇÃO BÁSICA. O PRESENTE TRABALHO BUSCA APRESENTAR UMA PESQUISA DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO 7º ANO DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA A QUAL FAZ PARTE DO ÂMBITO DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NA CIDADE DE PATOS - PB. O PRINCIPAL INTUITO FOI OBSERVAR A METODOLOGIA DE QUESTIONAMENTOS E QUAIS AS NOÇÕES DOS ALUNOS SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM POR MEIO DE RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS ENVOLVENDO O CONTEÚDO DE RAZÕES, UM ASSUNTO BÁSICO DA MATEMÁTICA. PARA ISSO, APRESENTAMOS O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE TRABALHO TENDO EM BASE TRABALHAR A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM VISTAS A CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO DE RAZÕES. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE CARÁTER DESCRITIVO SENDO ELE EM TRÊS MOMENTOS: AULA EXPOSITIVA, AULA DISCURSIVA E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO. PARA DAR SUPORTE TEÓRICO USAMOS INFLUENCIAS DE AUTORES COMO: SOARES (2001), SANTOS (2002), DA COSTA (2012), ENTRE OUTROS. PORTANTO, ESPERAMOS DEIXAR EVIDENTE QUE, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ? UMA FORMA DIFERENTE DE DESENVOLVER OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, EM ESPECIAL, COM O CONTEÚDO DE RAZÕES, E ATRAVÉS DISSO CONCILIAR O ENSINO COM O COTIDIANO SOCIAL.