LENDO E APRENDENDO POEMAS COM A LITERATURA INFANTIL
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64533 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 296 "inscrito_id" => 69 "titulo" => "LENDO E APRENDENDO POEMAS COM A LITERATURA INFANTIL" "resumo" => "N?O ? RARO ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL APRESENTAREM DIFICULDADES, NO QUE CONCERNE ? LEITURA E ? PRODUÇÃO DE TEXTOS. A ESCOLA TEM-SE APRESENTADO COMO INSTRUMENTO DE REPARAÇÃO DESSE QUADRO, POIS ENTENDE QUE ? A PARTIR DESSAS COMPETÊNCIAS QUE SE INSTRUMENTALIZAM INDIV?DUOS NO SENTIDO DE EXERCER UMA COMUNICAÇÃO DE FORMA CLARA E OBJETIVA. COMO ENTÃO MINIMIZAR AS DIFICULDADES NO TOCANTE A ESSAS PRÁTICAS? NESSE SENTIDO, DESENVOLVEU-SE ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID), JUNTO AOS ALUNOS DO 6º (SEXTO) ?A?, NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL LUZIA MAIA, O PROJETO LENDO E APRENDENDO POEMAS COM A LITERATURA INFANTIL, CUJO OBJETIVO PRINCIPAL ? CONDUZIR O ALUNO NO APRIMORAMENTO DO ATO DE LEITURA E DA ESCRITA. PARA EXECUÇÃO DOS TRABALHOS FORAM APLICADAS, JUNTO A ELES, RODAS DE LEITURA, DINÂMICAS VOLTADAS PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL, CORREÇÕES DE ATIVIDADES REALIZADAS DE FORMA INDIVIDUAL. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM UMA ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA, DESENVOLVIDA DURANTE OS MESES DE ABRIL A AGOSTO DE 2019. UTILIZARAM-SE PARA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, AS CONSIDERAÇÕES DE KOCH (2009), MOTTA-ROTH (2006), POSSENTI (2005), ENTRE OUTROS. OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTARAM QUE, OS ALUNOS APRESENTAM ESSAS DIFICULDADES POR NÃO SEREM MOTIVADOS A ADQUIRIREM O H?BITO DA LEITURA E DA ESCRITA, EM ALGUNS CASOS, AS ATIVIDADES SÃO CONSIDERADAS CANSATIVAS E DESINTERESSANTES, NO SENTIDO DE QUE A ESCOLA PRECISA CRIAR UM AMBIENTE PROP?CIO PARA DESENVOLVER ESSES MOMENTOS, TORNANDO-AS ATRATIVAS, OFERECENDO AOS ALUNOS, CONDIÇÕES PARA EXPANDIREM SEU VOCABULÁRIO E PRODUZIREM TEXTOS COERENTES, COM CAPACIDADE PARA IREM ALÉM DO ATO DE DECODIFIC?-LOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID69_19102019080239.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANICLESIA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ANICLESIA" "autor_email" => "annyclesiasousa@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64533 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 296 "inscrito_id" => 69 "titulo" => "LENDO E APRENDENDO POEMAS COM A LITERATURA INFANTIL" "resumo" => "N?O ? RARO ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL APRESENTAREM DIFICULDADES, NO QUE CONCERNE ? LEITURA E ? PRODUÇÃO DE TEXTOS. A ESCOLA TEM-SE APRESENTADO COMO INSTRUMENTO DE REPARAÇÃO DESSE QUADRO, POIS ENTENDE QUE ? A PARTIR DESSAS COMPETÊNCIAS QUE SE INSTRUMENTALIZAM INDIV?DUOS NO SENTIDO DE EXERCER UMA COMUNICAÇÃO DE FORMA CLARA E OBJETIVA. COMO ENTÃO MINIMIZAR AS DIFICULDADES NO TOCANTE A ESSAS PRÁTICAS? NESSE SENTIDO, DESENVOLVEU-SE ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID), JUNTO AOS ALUNOS DO 6º (SEXTO) ?A?, NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL LUZIA MAIA, O PROJETO LENDO E APRENDENDO POEMAS COM A LITERATURA INFANTIL, CUJO OBJETIVO PRINCIPAL ? CONDUZIR O ALUNO NO APRIMORAMENTO DO ATO DE LEITURA E DA ESCRITA. PARA EXECUÇÃO DOS TRABALHOS FORAM APLICADAS, JUNTO A ELES, RODAS DE LEITURA, DINÂMICAS VOLTADAS PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL, CORREÇÕES DE ATIVIDADES REALIZADAS DE FORMA INDIVIDUAL. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM UMA ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA, DESENVOLVIDA DURANTE OS MESES DE ABRIL A AGOSTO DE 2019. UTILIZARAM-SE PARA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, AS CONSIDERAÇÕES DE KOCH (2009), MOTTA-ROTH (2006), POSSENTI (2005), ENTRE OUTROS. OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTARAM QUE, OS ALUNOS APRESENTAM ESSAS DIFICULDADES POR NÃO SEREM MOTIVADOS A ADQUIRIREM O H?BITO DA LEITURA E DA ESCRITA, EM ALGUNS CASOS, AS ATIVIDADES SÃO CONSIDERADAS CANSATIVAS E DESINTERESSANTES, NO SENTIDO DE QUE A ESCOLA PRECISA CRIAR UM AMBIENTE PROP?CIO PARA DESENVOLVER ESSES MOMENTOS, TORNANDO-AS ATRATIVAS, OFERECENDO AOS ALUNOS, CONDIÇÕES PARA EXPANDIREM SEU VOCABULÁRIO E PRODUZIREM TEXTOS COERENTES, COM CAPACIDADE PARA IREM ALÉM DO ATO DE DECODIFIC?-LOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID69_19102019080239.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANICLESIA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ANICLESIA" "autor_email" => "annyclesiasousa@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }