Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

LENDO E APRENDENDO POEMAS COM A LITERATURA INFANTIL

Palavra-chaves: LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL, ENSINO FUNDAMENTAL Pôster (PO) GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64533
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 296
    "inscrito_id" => 69
    "titulo" => "LENDO E APRENDENDO POEMAS COM A LITERATURA INFANTIL"
    "resumo" => "N?O ? RARO ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL APRESENTAREM DIFICULDADES, NO QUE CONCERNE ? LEITURA E ? PRODUÇÃO DE TEXTOS. A ESCOLA TEM-SE APRESENTADO COMO INSTRUMENTO DE REPARAÇÃO DESSE QUADRO, POIS ENTENDE QUE ? A PARTIR DESSAS COMPETÊNCIAS QUE SE INSTRUMENTALIZAM INDIV?DUOS NO SENTIDO DE EXERCER UMA COMUNICAÇÃO DE FORMA CLARA E OBJETIVA. COMO ENTÃO MINIMIZAR AS DIFICULDADES NO TOCANTE A ESSAS PRÁTICAS? NESSE SENTIDO, DESENVOLVEU-SE ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID), JUNTO AOS ALUNOS DO 6º (SEXTO) ?A?, NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL LUZIA MAIA, O PROJETO LENDO E APRENDENDO POEMAS COM A LITERATURA INFANTIL, CUJO OBJETIVO PRINCIPAL ? CONDUZIR O ALUNO NO APRIMORAMENTO DO ATO DE LEITURA E DA ESCRITA. PARA EXECUÇÃO DOS TRABALHOS FORAM APLICADAS, JUNTO A ELES, RODAS DE LEITURA, DINÂMICAS VOLTADAS PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL, CORREÇÕES DE ATIVIDADES REALIZADAS DE FORMA INDIVIDUAL. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM UMA ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA, DESENVOLVIDA DURANTE OS MESES DE ABRIL A AGOSTO DE 2019. UTILIZARAM-SE PARA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, AS CONSIDERAÇÕES DE KOCH (2009), MOTTA-ROTH (2006), POSSENTI (2005), ENTRE OUTROS. OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTARAM QUE, OS ALUNOS APRESENTAM ESSAS DIFICULDADES POR NÃO SEREM MOTIVADOS A ADQUIRIREM O H?BITO DA LEITURA E DA ESCRITA, EM ALGUNS CASOS, AS ATIVIDADES SÃO CONSIDERADAS CANSATIVAS E DESINTERESSANTES, NO SENTIDO DE QUE A ESCOLA PRECISA CRIAR UM AMBIENTE PROP?CIO PARA DESENVOLVER ESSES MOMENTOS, TORNANDO-AS ATRATIVAS, OFERECENDO AOS ALUNOS, CONDIÇÕES PARA EXPANDIREM SEU VOCABULÁRIO E PRODUZIREM TEXTOS COERENTES, COM CAPACIDADE PARA IREM ALÉM DO ATO DE DECODIFIC?-LOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID69_19102019080239.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANICLESIA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ANICLESIA"
    "autor_email" => "annyclesiasousa@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64533
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 296
    "inscrito_id" => 69
    "titulo" => "LENDO E APRENDENDO POEMAS COM A LITERATURA INFANTIL"
    "resumo" => "N?O ? RARO ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL APRESENTAREM DIFICULDADES, NO QUE CONCERNE ? LEITURA E ? PRODUÇÃO DE TEXTOS. A ESCOLA TEM-SE APRESENTADO COMO INSTRUMENTO DE REPARAÇÃO DESSE QUADRO, POIS ENTENDE QUE ? A PARTIR DESSAS COMPETÊNCIAS QUE SE INSTRUMENTALIZAM INDIV?DUOS NO SENTIDO DE EXERCER UMA COMUNICAÇÃO DE FORMA CLARA E OBJETIVA. COMO ENTÃO MINIMIZAR AS DIFICULDADES NO TOCANTE A ESSAS PRÁTICAS? NESSE SENTIDO, DESENVOLVEU-SE ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID), JUNTO AOS ALUNOS DO 6º (SEXTO) ?A?, NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL LUZIA MAIA, O PROJETO LENDO E APRENDENDO POEMAS COM A LITERATURA INFANTIL, CUJO OBJETIVO PRINCIPAL ? CONDUZIR O ALUNO NO APRIMORAMENTO DO ATO DE LEITURA E DA ESCRITA. PARA EXECUÇÃO DOS TRABALHOS FORAM APLICADAS, JUNTO A ELES, RODAS DE LEITURA, DINÂMICAS VOLTADAS PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL, CORREÇÕES DE ATIVIDADES REALIZADAS DE FORMA INDIVIDUAL. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM UMA ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA, DESENVOLVIDA DURANTE OS MESES DE ABRIL A AGOSTO DE 2019. UTILIZARAM-SE PARA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, AS CONSIDERAÇÕES DE KOCH (2009), MOTTA-ROTH (2006), POSSENTI (2005), ENTRE OUTROS. OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTARAM QUE, OS ALUNOS APRESENTAM ESSAS DIFICULDADES POR NÃO SEREM MOTIVADOS A ADQUIRIREM O H?BITO DA LEITURA E DA ESCRITA, EM ALGUNS CASOS, AS ATIVIDADES SÃO CONSIDERADAS CANSATIVAS E DESINTERESSANTES, NO SENTIDO DE QUE A ESCOLA PRECISA CRIAR UM AMBIENTE PROP?CIO PARA DESENVOLVER ESSES MOMENTOS, TORNANDO-AS ATRATIVAS, OFERECENDO AOS ALUNOS, CONDIÇÕES PARA EXPANDIREM SEU VOCABULÁRIO E PRODUZIREM TEXTOS COERENTES, COM CAPACIDADE PARA IREM ALÉM DO ATO DE DECODIFIC?-LOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID69_19102019080239.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANICLESIA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ANICLESIA"
    "autor_email" => "annyclesiasousa@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

N?O ? RARO ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL APRESENTAREM DIFICULDADES, NO QUE CONCERNE ? LEITURA E ? PRODUÇÃO DE TEXTOS. A ESCOLA TEM-SE APRESENTADO COMO INSTRUMENTO DE REPARAÇÃO DESSE QUADRO, POIS ENTENDE QUE ? A PARTIR DESSAS COMPETÊNCIAS QUE SE INSTRUMENTALIZAM INDIV?DUOS NO SENTIDO DE EXERCER UMA COMUNICAÇÃO DE FORMA CLARA E OBJETIVA. COMO ENTÃO MINIMIZAR AS DIFICULDADES NO TOCANTE A ESSAS PRÁTICAS? NESSE SENTIDO, DESENVOLVEU-SE ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID), JUNTO AOS ALUNOS DO 6º (SEXTO) ?A?, NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL LUZIA MAIA, O PROJETO LENDO E APRENDENDO POEMAS COM A LITERATURA INFANTIL, CUJO OBJETIVO PRINCIPAL ? CONDUZIR O ALUNO NO APRIMORAMENTO DO ATO DE LEITURA E DA ESCRITA. PARA EXECUÇÃO DOS TRABALHOS FORAM APLICADAS, JUNTO A ELES, RODAS DE LEITURA, DINÂMICAS VOLTADAS PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL, CORREÇÕES DE ATIVIDADES REALIZADAS DE FORMA INDIVIDUAL. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM UMA ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA, DESENVOLVIDA DURANTE OS MESES DE ABRIL A AGOSTO DE 2019. UTILIZARAM-SE PARA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, AS CONSIDERAÇÕES DE KOCH (2009), MOTTA-ROTH (2006), POSSENTI (2005), ENTRE OUTROS. OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTARAM QUE, OS ALUNOS APRESENTAM ESSAS DIFICULDADES POR NÃO SEREM MOTIVADOS A ADQUIRIREM O H?BITO DA LEITURA E DA ESCRITA, EM ALGUNS CASOS, AS ATIVIDADES SÃO CONSIDERADAS CANSATIVAS E DESINTERESSANTES, NO SENTIDO DE QUE A ESCOLA PRECISA CRIAR UM AMBIENTE PROP?CIO PARA DESENVOLVER ESSES MOMENTOS, TORNANDO-AS ATRATIVAS, OFERECENDO AOS ALUNOS, CONDIÇÕES PARA EXPANDIREM SEU VOCABULÁRIO E PRODUZIREM TEXTOS COERENTES, COM CAPACIDADE PARA IREM ALÉM DO ATO DE DECODIFIC?-LOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.