O PROJETO ?SOCIEDADE MODERNA: O CONSUMISMO EM FOCO??, FOI DESENVOLVIDO DURANTE O PERÍODO DE INTERVENÇÃO DOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA ? PIBID, A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL C?NEGO SANDOVAL, SITUADA NA CIDADE DE BREJO DO CRUZ - PB. O PRINCIPAL OBJETIVO FOI PROPORCIONAR UM ESPAÇO QUE PUDESSE AMPLIAR O PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO DOS ALUNOS EM TORNO DAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E IMPACTOS DO ATO DA PRÁTICA DO CONSUMO CONSTANTE DE BENS OU SERVIÇOS NO ÂMBITO DA SOCIEDADE CONTEMPOR?NEA. PROCEDEU-SE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO PARA O EMBASAMENTO DA PESQUISA E, POSTERIORMENTE, ALICER?AR O CORPUS DO TRABALHO. A PESQUISA TEVE OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DE BONATTO (2012), BARBEIRO E PEREIRA (2007), COELHO E POLOMANES (2016), VYGOTSKY (2000), ENTRE OUTROS. COM O AUXÍLIO DE TODOS OS ENVOLVIDOS, FOI FEITA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, PARA POSTULAÇÃO DE IDEIAS E EXPERIÊNCIAS. O EIXO TEMÁTICO PROPOSTO, OPORTUNIZOU A EXECUÇÃO DE UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR EM SALA DE AULA, POIS FOI POSSÍVEL ESTABELECER UM ELO PERTINENTE ENTRE A DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA E AS DEMAIS DISCIPLINAS QUE CONSTITUEM O CORPUS CURRICULAR. ASSIM SENDO, EXECUTAMOS UMA GAMA DE ATIVIDADES TEÓRICAS E PRÁTICAS QUE VISAVAM AUXILIAR DURANTE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS ALUNOS. DESSE MODO, NOSSA ATUAÇÃO ESTEVE PAUTADA ATRAVÉS DA EXECUÇÃO DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR DENTRO E FORA DA SALA DE AULA, PELO QUAL CONSEGUIMOS ASSOCIAR E DESENVOLVER COMPETÊNCIAS INTERLIGADAS ? LEITURA, ESCRITA, REESCRITA, INTERPRETAÇÃO E AGREGAÇÃO DE CONHECIMENTOS QUE FORAM ADQUIRIDOS EM OUTRAS DISCIPLINAS, TORNANDO POSSÍVEL A VIABILIDADE DE FUSÃO DE EXPERIÊNCIAS.