O PRESENTE PROJETO FOI DESENVOLVIDO EM CONSON?NCIA COM OS CINCO EIXOS COGNITIVOS COMUNS A TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO. LEVANDO EM CONTA SER O TEXTO INSTRUMENTO IMPORTANTE PARA O ENSINO, REALIZAMOS COM ESTE PROJETO UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR, ENVOLVENDO OS EDUCANDOS, FAM?LIA E COMUNIDADE, RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA QUE TEM A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA. O PROJETO VISOU CONTRIBUIR PARA FORMAR LEITORES/ESCRITORES AUT?NOMOS, DESENVOLVENDO A ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO DENTRO DO ESPAÇO ESCOLAR, VISLUMBRANDO AS INTERFERÊNCIAS INTERNAS E EXTERNAS, ATRAVÉS DA DIVULGAÇÃO DOS ACONTECIMENTOS ESCOLARES, DENTRO DO CONTEXTO QUE O PROJETOU PARA NÍVEIS DE CONHECIMENTO MAIS ABRANGENTES NO CAMPO QUE ESTÁ INSERIDO E, CONSEQUENTEMENTE, CONDUZI-LO A UMA MELHOR COMPREENSÃO DO MUNDO QUE O CERCA. POSSIBILITOU-SE ATRAVÉS DAS PRODUÇÕES A CONFECÇÃO E DIVULGAÇÃO DA REVISTA ?IMPRENSA QUE PENSA? O QUE RESULTOU UMA MAIOR COMUNICAÇÃO ENTRE A ESCOLA, ? FAM?LIA E ? COMUNIDADE ESCOLAR. O TRABALHO FOI REALIZADO NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL TÉCNICA OBD?LIA DANTAS E TEVE COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A PERSPECTIVA DA LEITURA E ESCRITA SOCIOINTERACIONISTA DOS GÊNEROS TEXTUAIS. ASSIM, A IDEIA DE OPORTUNIZAR QUE OS ALUNOS DESENVOLVESSEM LEITURA, PESQUISA, RESSIGNIFICAÇÃO E ESCRITA PRÓPRIA, MEDIANTE O DESAFIO DE MONTAR UMA REVISTA, DEMONSTROU-SE PERTINENTE E VI?VEL. O USO DAS FERRAMENTAS MIDIÁTICAS EM SALA DE AULA REFORÇOU CARACTERÍSTICAS COMO O DIÁLOGO E A TROCA DE EXPERIÊNCIAS, TANTO ENTRE ALUNOS QUANTO NA RELAÇÃO ALUNO-PROFESSOR, O QUE ACABOU ENVOLVENDO OS ALUNOS E COMPROVANDO QUE FORMAS ALTERNATIVAS DE DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS PODE DINAMIZAR O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.