O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOM?TRICO
ATRAVÉS DA TEORIA DOS VAN-HIELE E O ENSINO DE
GEOMETRIA.
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64560 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 205 "inscrito_id" => 930 "titulo" => """ O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOM?TRICO\r\n ATRAVÉS DA TEORIA DOS VAN-HIELE E O ENSINO DE\r\n GEOMETRIA. """ "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO REFERE-SE ? APRESENTAÇÃO DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO, ONDE PRETENDEMOS APROFUNDAR AS INFORMAÇÕES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM GEOMETRIA, ESPECIFICAMENTE AO QUE SE REFERE A APRENDIZAGEM DE QUADRILÁTEROS NO ENSINO MÉDIO. TRABALHAREMOS COM OS MATERIAIS MANIPULÁVEIS, RÉGUA E COMPASSO, E UM SOFTWARE COM A FINALIDADE DE OBSERVAR DE QUE MODO ESSES RECURSOS FAVORECEM A APRENDIZAGEM. DE MODO QUE O NOSSO SUPORTE TEÓRICO ? A TEORIA DOS VAN HIELE, ONDE PRETENDEMOS AQUI DESTACAR OS ASPECTOS COGNITIVO E PEDAGÓGICO DO ENSINO EM GEOMETRIA ATRAVÉS DESTA TEORIA MOSTRANDO OS NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO DO QUAL A TEORIA AVALIA, DESCREVENDO O QUE SE ESPERA ENCONTRAR EM CADA EM DOS CINCO NÍVEIS POR PARTE DO ALUNO. PARA UMA TOTAL COMPREENSÃO DESSA TEORIA (QUE POR MUITOS AUTORES ? CONSIDERADA UM MODELO DE ENSINO) TAMBÉM SE FAZ NECESSÁRIO COMPREENDER AS PROPRIEDADES QUE A DESCREVEM SEGUINDO ALGUNS CRITÉRIOS QUE PODEM ORIENTAR O TRABALHO DO PROFESSOR. O ALUNO PRECISA PASSAR POR CINCO FASES SEQUENCIAIS DE APRENDIZADO PARA CADA NÍVEL SENDO IMPRESCIND?VEL QUE SEJAM ATINGIDAS AS METAS DE CADA UMA DESTAS FASES PARA ASSIM PODER TER SUCESSO NA APRENDIZAGEM. PRETENDEMOS AO TERMINO DESTA PESQUISA PODER IDENTIFICAR O NÍVEL DO PENSAMENTO GEOM?TRICO POR PARTE DOS ALUNOS E OBSERVAR ATÉ QUE PONTO O USO DOS RECURSOS INTERFERE NA APRENDIZAGEM POR PARTE DOS ALUNOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "TEORIA DE VAN HIELE, GEOMETRIA, PENSAMENTO GEOMETRICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID930_16102019205033.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENALLY FERREIRA GOMES" "autor_nome_curto" => "RENALLY FERREIRA" "autor_email" => "nallyferreira@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64560 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 205 "inscrito_id" => 930 "titulo" => """ O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOM?TRICO\r\n ATRAVÉS DA TEORIA DOS VAN-HIELE E O ENSINO DE\r\n GEOMETRIA. """ "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO REFERE-SE ? APRESENTAÇÃO DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO, ONDE PRETENDEMOS APROFUNDAR AS INFORMAÇÕES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM GEOMETRIA, ESPECIFICAMENTE AO QUE SE REFERE A APRENDIZAGEM DE QUADRILÁTEROS NO ENSINO MÉDIO. TRABALHAREMOS COM OS MATERIAIS MANIPULÁVEIS, RÉGUA E COMPASSO, E UM SOFTWARE COM A FINALIDADE DE OBSERVAR DE QUE MODO ESSES RECURSOS FAVORECEM A APRENDIZAGEM. DE MODO QUE O NOSSO SUPORTE TEÓRICO ? A TEORIA DOS VAN HIELE, ONDE PRETENDEMOS AQUI DESTACAR OS ASPECTOS COGNITIVO E PEDAGÓGICO DO ENSINO EM GEOMETRIA ATRAVÉS DESTA TEORIA MOSTRANDO OS NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO DO QUAL A TEORIA AVALIA, DESCREVENDO O QUE SE ESPERA ENCONTRAR EM CADA EM DOS CINCO NÍVEIS POR PARTE DO ALUNO. PARA UMA TOTAL COMPREENSÃO DESSA TEORIA (QUE POR MUITOS AUTORES ? CONSIDERADA UM MODELO DE ENSINO) TAMBÉM SE FAZ NECESSÁRIO COMPREENDER AS PROPRIEDADES QUE A DESCREVEM SEGUINDO ALGUNS CRITÉRIOS QUE PODEM ORIENTAR O TRABALHO DO PROFESSOR. O ALUNO PRECISA PASSAR POR CINCO FASES SEQUENCIAIS DE APRENDIZADO PARA CADA NÍVEL SENDO IMPRESCIND?VEL QUE SEJAM ATINGIDAS AS METAS DE CADA UMA DESTAS FASES PARA ASSIM PODER TER SUCESSO NA APRENDIZAGEM. PRETENDEMOS AO TERMINO DESTA PESQUISA PODER IDENTIFICAR O NÍVEL DO PENSAMENTO GEOM?TRICO POR PARTE DOS ALUNOS E OBSERVAR ATÉ QUE PONTO O USO DOS RECURSOS INTERFERE NA APRENDIZAGEM POR PARTE DOS ALUNOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "TEORIA DE VAN HIELE, GEOMETRIA, PENSAMENTO GEOMETRICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID930_16102019205033.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENALLY FERREIRA GOMES" "autor_nome_curto" => "RENALLY FERREIRA" "autor_email" => "nallyferreira@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }