A GEOGRAFIA DOS CONTINENTES: UMA EXPERIÊNCIA METODOLÓGICA A PARTIR DO 9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64321 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 54 "inscrito_id" => 207 "titulo" => "A GEOGRAFIA DOS CONTINENTES: UMA EXPERIÊNCIA METODOLÓGICA A PARTIR DO 9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => """ A PRESENTE PESQUISA FOI REALIZADA ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, QUE VISA EM UM DE SEUS OBJETIVOS APERFEIÇOAR A FORMAÇÃO DOS DISCENTES DE CURSOS DE LICENCIATURA, POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS QUE FORTALE?AM A FORMAÇÃO INICIAL DO FUTURO PROFESSOR E CONDUZAM O LICENCIANDO A EXERCITAR DE FORMA ATIVA A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA, A PARTIR DO CONHECIMENTO DO ESPAÇO ESCOLAR EM SUAS M?LTIPLAS DIMENSÕES, DO PERFIL DAS TURMAS ENVOLVIDAS E, SOBRETUDO, A PARTIR DO PLANEJAMENTO E MATERIALIDADE DE METODOLOGIAS MAIS DINÂMICAS, COM O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS VARIADOS. , TRATA-SE DO RELATO E ANÁLISE DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO E/OU COLABORAÇÃO QUE FOI DESENVOLVIDO NA ESCOLA JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO, QUEIMADAS, PB, EM A TURMA DO 9O. ANO D DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMPOSTA COM 33 ESTUDANTES, TENDO COMO PROFESSOR RESPONSÁVEL E PRECEPTOR JOSÉ CAVALCANTI REGIS NETO.\r\n COMO OBJETIVO GERAL DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO E/OU COLABORAÇÃO, ESPEROU-SE DESENVOLVER PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS DURANTE O ENSINO DA GEOGRAFIA DOS CONTINENTES. ATRAVÉS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS FOI IMPLEMENTADA UMA S?LIDA FORMAÇÃO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ALÉM DE ESTABELECER RELAÇÕES COM O ESPAÇO VIVIDO DO ALUNO, POR MEIO DA ARTICULAÇÃO ENTRE A ESCALA CONTINENTAL E ESCALA LOCAL, CONFORME AS ORIENTAÇÕES CONSTANTES NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR ? BNCC.\r\n O PRESENTE ARTIGO APRESENTA COMO OBJETIVO GERAL RELATAR E ANALISAR AS EXPERIÊNCIAS METODOLÓGICAS VIVENCIADAS A PARTIR DA PESQUISA-AÇÃO EM TURMA ANTERIORMENTE CITADA, BEM COMO A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, REGIÃO, GEOGRAFIA DOS CONTINENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID207_09102019120746.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WAGNER" "autor_nome_curto" => "WAGNER CABRAL " "autor_email" => "wagnercds123@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64321 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 54 "inscrito_id" => 207 "titulo" => "A GEOGRAFIA DOS CONTINENTES: UMA EXPERIÊNCIA METODOLÓGICA A PARTIR DO 9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => """ A PRESENTE PESQUISA FOI REALIZADA ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, QUE VISA EM UM DE SEUS OBJETIVOS APERFEIÇOAR A FORMAÇÃO DOS DISCENTES DE CURSOS DE LICENCIATURA, POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS QUE FORTALE?AM A FORMAÇÃO INICIAL DO FUTURO PROFESSOR E CONDUZAM O LICENCIANDO A EXERCITAR DE FORMA ATIVA A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA, A PARTIR DO CONHECIMENTO DO ESPAÇO ESCOLAR EM SUAS M?LTIPLAS DIMENSÕES, DO PERFIL DAS TURMAS ENVOLVIDAS E, SOBRETUDO, A PARTIR DO PLANEJAMENTO E MATERIALIDADE DE METODOLOGIAS MAIS DINÂMICAS, COM O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS VARIADOS. , TRATA-SE DO RELATO E ANÁLISE DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO E/OU COLABORAÇÃO QUE FOI DESENVOLVIDO NA ESCOLA JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO, QUEIMADAS, PB, EM A TURMA DO 9O. ANO D DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMPOSTA COM 33 ESTUDANTES, TENDO COMO PROFESSOR RESPONSÁVEL E PRECEPTOR JOSÉ CAVALCANTI REGIS NETO.\r\n COMO OBJETIVO GERAL DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO E/OU COLABORAÇÃO, ESPEROU-SE DESENVOLVER PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS DURANTE O ENSINO DA GEOGRAFIA DOS CONTINENTES. ATRAVÉS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS FOI IMPLEMENTADA UMA S?LIDA FORMAÇÃO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ALÉM DE ESTABELECER RELAÇÕES COM O ESPAÇO VIVIDO DO ALUNO, POR MEIO DA ARTICULAÇÃO ENTRE A ESCALA CONTINENTAL E ESCALA LOCAL, CONFORME AS ORIENTAÇÕES CONSTANTES NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR ? BNCC.\r\n O PRESENTE ARTIGO APRESENTA COMO OBJETIVO GERAL RELATAR E ANALISAR AS EXPERIÊNCIAS METODOLÓGICAS VIVENCIADAS A PARTIR DA PESQUISA-AÇÃO EM TURMA ANTERIORMENTE CITADA, BEM COMO A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, REGIÃO, GEOGRAFIA DOS CONTINENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID207_09102019120746.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WAGNER" "autor_nome_curto" => "WAGNER CABRAL " "autor_email" => "wagnercds123@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }