A PRESENTE PESQUISA FOI REALIZADA ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, QUE VISA EM UM DE SEUS OBJETIVOS APERFEIÇOAR A FORMAÇÃO DOS DISCENTES DE CURSOS DE LICENCIATURA, POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS QUE FORTALE?AM A FORMAÇÃO INICIAL DO FUTURO PROFESSOR E CONDUZAM O LICENCIANDO A EXERCITAR DE FORMA ATIVA A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA, A PARTIR DO CONHECIMENTO DO ESPAÇO ESCOLAR EM SUAS M?LTIPLAS DIMENSÕES, DO PERFIL DAS TURMAS ENVOLVIDAS E, SOBRETUDO, A PARTIR DO PLANEJAMENTO E MATERIALIDADE DE METODOLOGIAS MAIS DINÂMICAS, COM O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS VARIADOS. , TRATA-SE DO RELATO E ANÁLISE DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO E/OU COLABORAÇÃO QUE FOI DESENVOLVIDO NA ESCOLA JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO, QUEIMADAS, PB, EM A TURMA DO 9O. ANO D DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMPOSTA COM 33 ESTUDANTES, TENDO COMO PROFESSOR RESPONSÁVEL E PRECEPTOR JOSÉ CAVALCANTI REGIS NETO.
COMO OBJETIVO GERAL DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO E/OU COLABORAÇÃO, ESPEROU-SE DESENVOLVER PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS DURANTE O ENSINO DA GEOGRAFIA DOS CONTINENTES. ATRAVÉS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS FOI IMPLEMENTADA UMA S?LIDA FORMAÇÃO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ALÉM DE ESTABELECER RELAÇÕES COM O ESPAÇO VIVIDO DO ALUNO, POR MEIO DA ARTICULAÇÃO ENTRE A ESCALA CONTINENTAL E ESCALA LOCAL, CONFORME AS ORIENTAÇÕES CONSTANTES NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR ? BNCC.
O PRESENTE ARTIGO APRESENTA COMO OBJETIVO GERAL RELATAR E ANALISAR AS EXPERIÊNCIAS METODOLÓGICAS VIVENCIADAS A PARTIR DA PESQUISA-AÇÃO EM TURMA ANTERIORMENTE CITADA, BEM COMO A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA.