O PRESENTE TRABALHO ESTÁ RELACIONADO ÀS NOSSAS ATIVIDADES VINCULADAS AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID) QUE ESTAMOS DESENVOLVENDO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE MONTEIRO - PB, NO PERÍODO DE 2018 A 2019. COMO POLÍTICA PÚBLICA DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA, O PIBID ? UM ESPAÇO IMPORTANTE DE FORMAÇÃO, SOBRETUDO, PARA QUEM NUNCA ESTEVE EM SALA DE AULA COMO REGENTE DE ENSINO, POIS, POSSIBILITA QUE O DISCENTE AINDA EM FORMAÇÃO, TENHA CONTATO COM OS ALUNOS EM SALA DE AULA. PARA N?S, A INSERÇÃO NO PIBID FOI A NOSSA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA COMO REGENTE DE ENSINO, O QUE IMPLICAVA NÃO APENAS MINISTRAR AULA, MAS PLANEJAR, SELECIONAR OS CONTEÚDOS, ELABORAR ATIVIDADES. EM VIRTUDE DE SERMOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL, AS ATIVIDADES QUE O PIBID EXIGIU DE NÓS FORAM, A PRINCÍPIO, UM DESAFIO. PENSANDO NISSO, ? QUE NESTE TRABALHO VAMOS REFLETIR SOBRE TAIS DIFICULDADES QUE ACREDITAMOS SER COMUNS A UMA GRANDE PARTE DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL E SOBRE AS ALTERNATIVAS QUE CRIAMOS PARA SUPERÁ-LAS E, ASSIM, REALIZARMOS COM ÊXITO AS NOSSAS INTERVENÇÕES DIDÁTICAS. COMO BASE PARA DISCUSSÃO DESTE TRABALHO UTILIZAREMOS OS TEXTOS DOS AUTORES FREIRE 1996, BASTOS 2017, GUEDES 2006, N?VOA 2011 E SOARES 2015.