RESUMO
TENDO EM VISTA QUE AS MAIORES DIFICULDADES DOS ALUNOS APRENDIZES DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA SÃO AS REGRAS GRAMATICAIS, PROCURAMOS REDUZIR ESTAS DIFICULDADES USANDO UMA ESTRATÉGIA LÚDICA PARA DINAMIZAR AS AULAS COM O OBJETIVO DE DESFAZER ESTA IMAGEM NEGATIVA CRIADA E VIVENCIADA MUITAS VEZES PELOS ALUNOS NESTE PROCESSO DE APRENDIZAGEM. DE INICIO FOI APRESENTADO PARA OS ALUNOS O CONTEÚDO ?OS VÁRIOS USOS DOS PORQUÊS? EM ESPANHOL. UTILIZANDO O MÉTODO GRAMÁTICA-TRADUÇÃO, APÓS A EXPOSIÇÃO DO CONTEÚDO FOI REALIZADA UMA ATIVIDADE DE FIXAÇÃO ATRAVÉS DO JOGO DO DADO, QUE ACONTECEU DA SEGUINTE FORMA: OS ALUNOS MONTARAM GRUPOS DE CINCO PESSOAS ONDE CADA GRUPO POR VEZ PEGAVA O DADO E JOGAVA, DO LADO QUE ELE CA?A UM ALUNO DO GRUPO TINHA QUE PEGAR UM PAPEL QUE HAVIA COLADO NELE ONDE TINHA PERGUNTAS A RESPEITO DO CONTEÚDO, E DESAFIOS PARA FORMAÇÃO DE FRASES, NO FINAL DO JOGO A EQUIPE VENCEDORA GANHOU UM BRINDE COMO UM REFORÇO POSITIVO. ESSE TRABALHO FOI REALIZADO COM BASE NAS PESQUISAS DE LOUREN?O (2007) SOBRE A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA, E DE SPINELLI (2011) ACERCA DO LÚDICO NO ENSINO DE E/LE. POR FIM, PERCEBEMOS A INTERAÇÃONO DISCURSO DO APRENDIZ, ALÉM DE SUA CAPACIDADE DE INSERIR OUTROS NO DISCURSO, FAVORECENDO ASSIM A POSSIBILIDADE DE ATUAR NO MUNDO SOCIAL.
PALAVRAS-CHAVE: DIFICULDADES; ESPANHOL; INTERAÇÃO.