COM ESTE TRABALHO OBJETIVAMOS RELATAR NOSSA EXPERIÊNCIA NA APLICAÇÃO DE UM JOGO MATEMÁTICO, EM UMA TURMA DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO. TAL ATIVIDADE FOI FEITA COMO FORMA DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL PROF. ITAN PEREIRA, EM CAMPINA GRANDE-PB, POR MEIO DO PIBID. ASSIM, CONSTRU?MOS O JOGO DA VELHA COM POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO PARA APLICAR AS PROPRIEDADES DE POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO BUSCANDO TORNAR A MATEMÁTICA MAIS LÚDICA E PRAZEROSA. A APLICAÇÃO DO JOGO VEIO EM RESPOSTA ? DIFICULDADE QUE OS ALUNOS ESTAVAM ENFRENTANDO NO ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO EM QUESTÃO, QUE ESTAVA SENDO MINISTRADO DE FORMA TRADICIONAL PELA PROFESSORA DE MATEMÁTICA. LOGO, CONSTRU?MOS O JOGO DA VELHA COM POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO AO VERIFICAR O COSTUME QUE OS ALUNOS TINHAM DE JOGAR O JOGO DA VELHA TRADICIONAL NO INTERVALO DE SUAS AULAS. OU SEJA, TRATAVA-SE DE UM JOGO QUE JÁ FAZIA PARTE DO CONTEXTO CULTURAL DOS ALUNOS, PORÉM, SEM UMA ABORDAGEM MATEMÁTICA DIRETA. ASSIM, DURANTE A APLICAÇÃO DO JOGO, NOTAMOS UM GRANDE ENVOLVIMENTO DA TURMA. MESMO OS ALUNOS QUE APRESENTAVAM MAIS DIFICULDADES COM A MATÉRIA ESTAVAM MOTIVADOS PELA COMPETIÇÃO E LUDICIDADE QUE O JOGO PROPORCIONA. ALÉM DISSO, NO DECORRER DA AULA, PERCEBEMOS QUE OS ALUNOS UTILIZAVAM COM FACILIDADE E AGILIDADE AS PROPRIEDADES DE RADICIAÇÃO E POTENCIAÇÃO. PORTANTO, COM TAL EXPERIÊNCIA, VERIFICAMOS QUE UM JOGO MATEMÁTICO PODE CORROBORAR COM O APRENDIZADO DE CONTEÚDOS DE MANEIRA SIGNIFICATIVA.