ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO RELATAR ALGUMAS EXPERIÊNCIAS DA PRÁTICA DAS PIBIDIANAS NO ESPAÇO ESCOLAR E ANALISAR POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, APONTANDO ALGUMAS ALTERNATIVAS PARA INCENTIVAR A LEITURA E A ESCRITA A PARTIR DA CRIATIVIDADE, TORNANDO AS AULAS MAIS PRAZEROSAS. AS ATIVIDADES DO PIBID/PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) ACONTECEM COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I, NA EMEF JOÃO FERRAZ, LOCALIZADA NA CIDADE DE QUEIMADAS-PB.
A PARTIR DESSA EXPERIÊNCIA, NOTOU-SE QUE ? UM GRANDE DESAFIO PARA OS EDUCADORES TORNAR A ALFABETIZAÇÃO EM ALGO PRAZEROSO. DESSE MODO, SE FAZ DE EXTREMA IMPORTÂNCIA QUE ELES UTILIZEM METODOLOGIAS QUE INCENTIVEM O GOSTO E O H?BITO PELA LEITURA. SENDO ASSIM, DESTACAMOS NESTE TRABALHO UM RECURSO QUE PODE SER EXPLORADO: A UTILIZAÇÃO DE CANTIGAS DE RODA COMO ATIVIDADES DIFERENCIADAS. ELAS POSSIBILITAM SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO ENTRE O APRENDER E O BRINCAR, QUE SÃO ESSENCIAIS PARA TODAS AS CRIANÇAS, FAVORECENDO O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL E COGNITIVO. A ATIVIDADE DESENVOLVIDA FOI REALIZADA DURANTE O PERÍODO DE DUAS SEMANAS A PARTIR DA CANTIGA DE RODA ?BORBOLETINHA?, A FIM DE TRABALHAR A LEITURA E A ESCRITA DE FORMA LÚDICA. PARA REALIZAÇÃO DA MESMA, SEPARAMOS OS ALUNOS EM DUPLAS E EXPLICAMOS COMO SERIA A PRODUÇÃO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OS DIFERENTES NÍVEIS DE LEITURA E ESCRITA DE CADA CRIANÇA. PENSAMOS NA IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO ENTRE OS QUE JÁ COMPREENDEM QUE A ESCRITA REPRESENTA A FALA, FAZENDO USO DESSE CONHECIMENTO, COM AQUELES QUE AINDA NÃO CONQUISTARAM.