O CONTEÚDO DE FRAÇÕES, UM DOS ASSUNTOS MATEMÁTICOS DO 6º ANO, ? CONSIDERADO DIFÍCIL E INCOMPREENS?VEL PELA MAIORIA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, UMA VEZ QUE FRAÇÕES ? UM CONTEÚDO BASE PARA OUTROS CONTEXTOS MATEMÁTICOS COMO EXEMPLO, O ESTUDO DE PROBABILIDADES, RAZÕES, PROPOR??ES, E QUE O MESMO ESTENDE-SE DURANTE O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. ESTE TRABALHO DERIVA DAS VIVÊNCIAS NA ESCOLA DE INTERVENÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ONDE PERCEBEU-SE ALGUNS D?FICITS EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO DE FRAÇÕES E COMO ELE ? UM CONTEÚDO BASE, IDEALIZAMOS UMA METODOLOGIA QUE PODE SUPRIR ESSA LACUNA. PARA ISSO, APRESENTAMOS COMO OBJETIVO PRINCIPAL DESTE TRABALHO: PROPOR A UTILIZAÇÃO DAS PEÇAS DO JOGO LEGO COMO UMA METODOLOGIA PARA ENSINAR FRAÇÕES. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E COM PROCEDIMENTOS TÉCNICOS DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, TENDO COMO BASE AS IDEIAS DOS PRINCIPAIS AUTORES: LUCKESY (2002), CASTRO (2018), TEIXEIRA E MARZAG?O (2016), ENTRE OUTROS. PORTANTO, ESPERA-SE QUE SEJA UMA METODOLOGIA EFICAZ PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, PELO FATO DE UMA GRANDE MAIORIA DOS ALUNOS TEREM O CONTATO COM OS BLOCOS DE MONTAR ENQUANTO BRINCADEIRA E DIVERSÃO EM SEU COTIDIANO, OU SEJA, FORA DO ESPAÇO ESCOLAR.