A PROPOSTA DESSE ARTIGO ? APRESENTAR OS RESULTADOS DE UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE NO TRABALHO COM TEXTOS E OBRAS LITERÁRIAS DESENVOLVIDAS NAS AULAS DE ESPANHOL NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL JOSÉ GONÇALVES DE QUEIROS, NA CIDADE DE SUM?/PB, NO PERÍODO DE INTERVENÇÃO JUNTO AO PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. PROPOMOS RELATAR NOSSAS EXPERIÊNCIAS ACERCA DA RESISTÊNCIA DOS ALUNOS ? EXPRESSÃO ORAL EM ELE. DESENVOLVEMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NO USO DAS TERMOS E EXPRESSÕES COLOQUIAIS EM ESPANHOL, INCLUINDO XINGAMENTOS E EXPRESSÕES CULTURAIS USADAS NO COTIDIANO, APÓS DEBATES E DISCUSSÕES REALIZADOS COM OS ALUNOS A PARTIR DE FRAGMENTOS DE TRILOGIA SUCIA DE LA HABANA, DO AUTOR CUBANO PEDRO JUAN GUTI?RREZ. A PARTIR DISSO, REUNIMOS OS RESULTADOS E APONTAMOS SUGEST?ES DE COMO DESENVOLVER A ORALIDADE EM ELE COM BASE EM TEMAS COTIDIANOS DO ALUNO.