UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DE GINCANAS PEDAGÓGICAS PARA AUXILIAR O ENSINO-APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64735 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 463 "inscrito_id" => 948 "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DE GINCANAS PEDAGÓGICAS PARA AUXILIAR O ENSINO-APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA" "resumo" => "O ARTIGO FOI REALIZADO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE HISTÓRIA DA UEPB, COM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO, LOCALIZADA EM QUEIMADAS-PB. O INTUITO DO PRESENTE TRABALHO ? MOSTRAR A INFLUÊNCIA QUE A HISTÓRIA VEM TENDO NO COTIDIANO ESCOLAR ATRAVÉS DO PROJETO DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA NA INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DE LEITURA E TRABALHO EM GRUPO, COMO TAMBÉM NA INOVAÇÃO DE NOVAS FORMAS E MÉTODOS QUE TRAGAM A LEITURA, POSSIBILITANDO PROPOSTAS DO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA, UMA VEZ QUE ? NOTÓRIO A SUA PRECARIEDADE, PRINCIPALMENTE PELA FALTA DE PRÁTICA E INCENTIVO QUE MUITAS VEZES PARTE DA VIVÊNCIA DO PRÓPRIO ALUNO. PARTINDO DESSE PRINCÍPIO, O PRECEPTOR DE HISTÓRIA JUNTO COM OS RESIDENTES TEM A POSSIBILIDADE DE PROPICIAR ATIVIDADES QUE DEMONSTREM A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DO APRENDER A DISCIPLINA HISTÓRIA, UMA VEZ QUE AS DIFICULDADES DE ESCRITA SÃO RESULTADOS DE POUCA PRÁTICA DE LEITURA, DE UMA BAIXA BASE TEÓRICA E DE UM CONHECIMENTO REGRADO E QUE GIRA EM TORNO APENAS DAS PROPOSTAS PASSADAS PELOS PRÓPRIOS PROFESSORES, QUE POR VEZES SE FIXAM APENAS NO LIVRO DIDÁTICO. PARA TANTO, O TRABALHO IR? TRAZER NOVOS CAMINHOS PARA O MÉTODO ESCOLAR E COMO CONCILIAR A HISTÓRIA ENQUANTO DISCIPLINA INFLUENCIADORA NA PRÁTICA DO INTERESSE DE LEITURA, MESMO LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE PARA A PRÁTICA SE TORNAR UM H?BITO ? PRECISO UMA INFLUÊNCIA DESDE CRIANÇA, E QUE POR OUTRO LADO DEVE-SE HAVER PRIMORDIALMENTE MÉTODOS QUE ENSINEM OS ALUNOS A INTERPRETAREM TEXTOS E POR CONSEGUINTE OBTER BASE E CONHECIMENTO PRÉVIO PARA ESCREVER NÃO S? SOBRE ABORDAGEM DA HISTÓRIA, MAS TAMBÉM SOBRE CONHECIMENTO DE MUNDO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-06 – Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, GINCANA, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA22_ID948_20102019171341.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEBORA DEYSE LAURINDO NOBREGA" "autor_nome_curto" => "DEBORA DEYSE" "autor_email" => "dbdeyse@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64735 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 463 "inscrito_id" => 948 "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DE GINCANAS PEDAGÓGICAS PARA AUXILIAR O ENSINO-APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA" "resumo" => "O ARTIGO FOI REALIZADO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE HISTÓRIA DA UEPB, COM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO, LOCALIZADA EM QUEIMADAS-PB. O INTUITO DO PRESENTE TRABALHO ? MOSTRAR A INFLUÊNCIA QUE A HISTÓRIA VEM TENDO NO COTIDIANO ESCOLAR ATRAVÉS DO PROJETO DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA NA INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DE LEITURA E TRABALHO EM GRUPO, COMO TAMBÉM NA INOVAÇÃO DE NOVAS FORMAS E MÉTODOS QUE TRAGAM A LEITURA, POSSIBILITANDO PROPOSTAS DO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA, UMA VEZ QUE ? NOTÓRIO A SUA PRECARIEDADE, PRINCIPALMENTE PELA FALTA DE PRÁTICA E INCENTIVO QUE MUITAS VEZES PARTE DA VIVÊNCIA DO PRÓPRIO ALUNO. PARTINDO DESSE PRINCÍPIO, O PRECEPTOR DE HISTÓRIA JUNTO COM OS RESIDENTES TEM A POSSIBILIDADE DE PROPICIAR ATIVIDADES QUE DEMONSTREM A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DO APRENDER A DISCIPLINA HISTÓRIA, UMA VEZ QUE AS DIFICULDADES DE ESCRITA SÃO RESULTADOS DE POUCA PRÁTICA DE LEITURA, DE UMA BAIXA BASE TEÓRICA E DE UM CONHECIMENTO REGRADO E QUE GIRA EM TORNO APENAS DAS PROPOSTAS PASSADAS PELOS PRÓPRIOS PROFESSORES, QUE POR VEZES SE FIXAM APENAS NO LIVRO DIDÁTICO. PARA TANTO, O TRABALHO IR? TRAZER NOVOS CAMINHOS PARA O MÉTODO ESCOLAR E COMO CONCILIAR A HISTÓRIA ENQUANTO DISCIPLINA INFLUENCIADORA NA PRÁTICA DO INTERESSE DE LEITURA, MESMO LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE PARA A PRÁTICA SE TORNAR UM H?BITO ? PRECISO UMA INFLUÊNCIA DESDE CRIANÇA, E QUE POR OUTRO LADO DEVE-SE HAVER PRIMORDIALMENTE MÉTODOS QUE ENSINEM OS ALUNOS A INTERPRETAREM TEXTOS E POR CONSEGUINTE OBTER BASE E CONHECIMENTO PRÉVIO PARA ESCREVER NÃO S? SOBRE ABORDAGEM DA HISTÓRIA, MAS TAMBÉM SOBRE CONHECIMENTO DE MUNDO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-06 – Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, GINCANA, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA22_ID948_20102019171341.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEBORA DEYSE LAURINDO NOBREGA" "autor_nome_curto" => "DEBORA DEYSE" "autor_email" => "dbdeyse@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }