O ARTIGO FOI REALIZADO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE HISTÓRIA DA UEPB, COM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO, LOCALIZADA EM QUEIMADAS-PB. O INTUITO DO PRESENTE TRABALHO ? MOSTRAR A INFLUÊNCIA QUE A HISTÓRIA VEM TENDO NO COTIDIANO ESCOLAR ATRAVÉS DO PROJETO DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA NA INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DE LEITURA E TRABALHO EM GRUPO, COMO TAMBÉM NA INOVAÇÃO DE NOVAS FORMAS E MÉTODOS QUE TRAGAM A LEITURA, POSSIBILITANDO PROPOSTAS DO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA, UMA VEZ QUE ? NOTÓRIO A SUA PRECARIEDADE, PRINCIPALMENTE PELA FALTA DE PRÁTICA E INCENTIVO QUE MUITAS VEZES PARTE DA VIVÊNCIA DO PRÓPRIO ALUNO. PARTINDO DESSE PRINCÍPIO, O PRECEPTOR DE HISTÓRIA JUNTO COM OS RESIDENTES TEM A POSSIBILIDADE DE PROPICIAR ATIVIDADES QUE DEMONSTREM A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DO APRENDER A DISCIPLINA HISTÓRIA, UMA VEZ QUE AS DIFICULDADES DE ESCRITA SÃO RESULTADOS DE POUCA PRÁTICA DE LEITURA, DE UMA BAIXA BASE TEÓRICA E DE UM CONHECIMENTO REGRADO E QUE GIRA EM TORNO APENAS DAS PROPOSTAS PASSADAS PELOS PRÓPRIOS PROFESSORES, QUE POR VEZES SE FIXAM APENAS NO LIVRO DIDÁTICO. PARA TANTO, O TRABALHO IR? TRAZER NOVOS CAMINHOS PARA O MÉTODO ESCOLAR E COMO CONCILIAR A HISTÓRIA ENQUANTO DISCIPLINA INFLUENCIADORA NA PRÁTICA DO INTERESSE DE LEITURA, MESMO LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE PARA A PRÁTICA SE TORNAR UM H?BITO ? PRECISO UMA INFLUÊNCIA DESDE CRIANÇA, E QUE POR OUTRO LADO DEVE-SE HAVER PRIMORDIALMENTE MÉTODOS QUE ENSINEM OS ALUNOS A INTERPRETAREM TEXTOS E POR CONSEGUINTE OBTER BASE E CONHECIMENTO PRÉVIO PARA ESCREVER NÃO S? SOBRE ABORDAGEM DA HISTÓRIA, MAS TAMBÉM SOBRE CONHECIMENTO DE MUNDO.