Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

APRENDIZAGEM EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO DE DETERGENTE COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: DETERGENTE, QUÍMICA, EXPERIMENTO Pôster (PO) GT-12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64402
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 298
    "inscrito_id" => 880
    "titulo" => "APRENDIZAGEM EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO DE DETERGENTE COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A APRENDIZAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA PARA O ENSINO MÉDIO ? UM PROCESSO FUNDAMENTAL DA VIDA DE TODO DISCENTE, E ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM, DESENVOLVER E DESVENDAR OS COMPORTAMENTOS QUE OS POSSIBILITAM ENTENDER MELHOR O ESTUDO DA CIÊNCIA. AS AULAS TEÓRICAS FORAM DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, FORAM ELABORADAS DE FORMA A EVIDENCIAR AOS ALUNOS QUE A OBTENÇÃO DE DETERGENTES NÃO ? RESUMIDA AO TRABALHO MANUAL DE MISTURAR DIFERENTES INGREDIENTES E QUE EXISTEM TEORIAS QUE SE EXPLICAM ADEQUADAMENTE AOS FENÔMENOS OCORRIDOS. APÓS TODAS  INFORMAÇÕES OBTIDAS NAS  AULAS TEÓRICAS OS ALUNOS DIALOGARAM ENTRE SI DE MODO ESCLARECEDOR AS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO EXPERIMENTO. OS ALUNOS FORAM INCENTIVADOS A BUSCAR AS RESPOSTAS E DISCUTIR AINDA QUE VÁRIAS PERGUNTAS LEVANTADAS FOSSEM SEMELHANTES, CADA GRUPO TEVE SUAS DÍVIDAS TRABALHADAS INDIVIDUALMENTE A FIM DE VALORIZAR A TROCA DE IDEIAS E A COMUNICAÇÃO ENTRE SEUS MEMBROS. FOI UMA AULA PRODUTIVA E COM CURIOSIDADES A RESPEITO DO TRABALHO ABORDADO QUE SE REFERE A FABRICAÇÃO DO DETERGENTE. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ELABORAR UMA PROPOSTA QUE VENHA MELHORAR CADA VEZ MAIS O ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA PARA O ENSINO MÉDIO, ATRAVÉS DE ATIVIDADES PRÁTICAS E EXPERIMENTOS QUE ESTEJAM RELACIONADAS COM O DIA-A-DIA DOS DISCENTES, APROVEITANDO O MÁXIMO POSSÍVEL DESDE ENTÃO, ASSIM, VALORIZAR O ALUNO, TORNANDO-O CAPAZ DE AGIR E PENSAR, TENDO O DOCENTE APENAS COMO ORIENTADOR."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "DETERGENTE, QUÍMICA, EXPERIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA28_ID880_19102019083724.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CINEIDE DE OLIVEIRA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA CINEIDE"
    "autor_email" => "mcineide@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64402
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 298
    "inscrito_id" => 880
    "titulo" => "APRENDIZAGEM EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO DE DETERGENTE COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A APRENDIZAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA PARA O ENSINO MÉDIO ? UM PROCESSO FUNDAMENTAL DA VIDA DE TODO DISCENTE, E ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM, DESENVOLVER E DESVENDAR OS COMPORTAMENTOS QUE OS POSSIBILITAM ENTENDER MELHOR O ESTUDO DA CIÊNCIA. AS AULAS TEÓRICAS FORAM DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, FORAM ELABORADAS DE FORMA A EVIDENCIAR AOS ALUNOS QUE A OBTENÇÃO DE DETERGENTES NÃO ? RESUMIDA AO TRABALHO MANUAL DE MISTURAR DIFERENTES INGREDIENTES E QUE EXISTEM TEORIAS QUE SE EXPLICAM ADEQUADAMENTE AOS FENÔMENOS OCORRIDOS. APÓS TODAS  INFORMAÇÕES OBTIDAS NAS  AULAS TEÓRICAS OS ALUNOS DIALOGARAM ENTRE SI DE MODO ESCLARECEDOR AS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO EXPERIMENTO. OS ALUNOS FORAM INCENTIVADOS A BUSCAR AS RESPOSTAS E DISCUTIR AINDA QUE VÁRIAS PERGUNTAS LEVANTADAS FOSSEM SEMELHANTES, CADA GRUPO TEVE SUAS DÍVIDAS TRABALHADAS INDIVIDUALMENTE A FIM DE VALORIZAR A TROCA DE IDEIAS E A COMUNICAÇÃO ENTRE SEUS MEMBROS. FOI UMA AULA PRODUTIVA E COM CURIOSIDADES A RESPEITO DO TRABALHO ABORDADO QUE SE REFERE A FABRICAÇÃO DO DETERGENTE. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ELABORAR UMA PROPOSTA QUE VENHA MELHORAR CADA VEZ MAIS O ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA PARA O ENSINO MÉDIO, ATRAVÉS DE ATIVIDADES PRÁTICAS E EXPERIMENTOS QUE ESTEJAM RELACIONADAS COM O DIA-A-DIA DOS DISCENTES, APROVEITANDO O MÁXIMO POSSÍVEL DESDE ENTÃO, ASSIM, VALORIZAR O ALUNO, TORNANDO-O CAPAZ DE AGIR E PENSAR, TENDO O DOCENTE APENAS COMO ORIENTADOR."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "DETERGENTE, QUÍMICA, EXPERIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA28_ID880_19102019083724.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CINEIDE DE OLIVEIRA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA CINEIDE"
    "autor_email" => "mcineide@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

A APRENDIZAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA PARA O ENSINO MÉDIO ? UM PROCESSO FUNDAMENTAL DA VIDA DE TODO DISCENTE, E ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM, DESENVOLVER E DESVENDAR OS COMPORTAMENTOS QUE OS POSSIBILITAM ENTENDER MELHOR O ESTUDO DA CIÊNCIA. AS AULAS TEÓRICAS FORAM DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, FORAM ELABORADAS DE FORMA A EVIDENCIAR AOS ALUNOS QUE A OBTENÇÃO DE DETERGENTES NÃO ? RESUMIDA AO TRABALHO MANUAL DE MISTURAR DIFERENTES INGREDIENTES E QUE EXISTEM TEORIAS QUE SE EXPLICAM ADEQUADAMENTE AOS FENÔMENOS OCORRIDOS. APÓS TODAS INFORMAÇÕES OBTIDAS NAS AULAS TEÓRICAS OS ALUNOS DIALOGARAM ENTRE SI DE MODO ESCLARECEDOR AS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO EXPERIMENTO. OS ALUNOS FORAM INCENTIVADOS A BUSCAR AS RESPOSTAS E DISCUTIR AINDA QUE VÁRIAS PERGUNTAS LEVANTADAS FOSSEM SEMELHANTES, CADA GRUPO TEVE SUAS DÍVIDAS TRABALHADAS INDIVIDUALMENTE A FIM DE VALORIZAR A TROCA DE IDEIAS E A COMUNICAÇÃO ENTRE SEUS MEMBROS. FOI UMA AULA PRODUTIVA E COM CURIOSIDADES A RESPEITO DO TRABALHO ABORDADO QUE SE REFERE A FABRICAÇÃO DO DETERGENTE. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ELABORAR UMA PROPOSTA QUE VENHA MELHORAR CADA VEZ MAIS O ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA PARA O ENSINO MÉDIO, ATRAVÉS DE ATIVIDADES PRÁTICAS E EXPERIMENTOS QUE ESTEJAM RELACIONADAS COM O DIA-A-DIA DOS DISCENTES, APROVEITANDO O MÁXIMO POSSÍVEL DESDE ENTÃO, ASSIM, VALORIZAR O ALUNO, TORNANDO-O CAPAZ DE AGIR E PENSAR, TENDO O DOCENTE APENAS COMO ORIENTADOR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.