A APRENDIZAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA PARA O ENSINO MÉDIO ? UM PROCESSO FUNDAMENTAL DA VIDA DE TODO DISCENTE, E ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM, DESENVOLVER E DESVENDAR OS COMPORTAMENTOS QUE OS POSSIBILITAM ENTENDER MELHOR O ESTUDO DA CIÊNCIA. AS AULAS TEÓRICAS FORAM DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, FORAM ELABORADAS DE FORMA A EVIDENCIAR AOS ALUNOS QUE A OBTENÇÃO DE DETERGENTES NÃO ? RESUMIDA AO TRABALHO MANUAL DE MISTURAR DIFERENTES INGREDIENTES E QUE EXISTEM TEORIAS QUE SE EXPLICAM ADEQUADAMENTE AOS FENÔMENOS OCORRIDOS. APÓS TODAS INFORMAÇÕES OBTIDAS NAS AULAS TEÓRICAS OS ALUNOS DIALOGARAM ENTRE SI DE MODO ESCLARECEDOR AS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO EXPERIMENTO. OS ALUNOS FORAM INCENTIVADOS A BUSCAR AS RESPOSTAS E DISCUTIR AINDA QUE VÁRIAS PERGUNTAS LEVANTADAS FOSSEM SEMELHANTES, CADA GRUPO TEVE SUAS DÍVIDAS TRABALHADAS INDIVIDUALMENTE A FIM DE VALORIZAR A TROCA DE IDEIAS E A COMUNICAÇÃO ENTRE SEUS MEMBROS. FOI UMA AULA PRODUTIVA E COM CURIOSIDADES A RESPEITO DO TRABALHO ABORDADO QUE SE REFERE A FABRICAÇÃO DO DETERGENTE. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ELABORAR UMA PROPOSTA QUE VENHA MELHORAR CADA VEZ MAIS O ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA PARA O ENSINO MÉDIO, ATRAVÉS DE ATIVIDADES PRÁTICAS E EXPERIMENTOS QUE ESTEJAM RELACIONADAS COM O DIA-A-DIA DOS DISCENTES, APROVEITANDO O MÁXIMO POSSÍVEL DESDE ENTÃO, ASSIM, VALORIZAR O ALUNO, TORNANDO-O CAPAZ DE AGIR E PENSAR, TENDO O DOCENTE APENAS COMO ORIENTADOR.