ESTE TRABALHO ? RESULTADO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA O QUAL ? UMA DAS AÇÕES QUE INTEGRAM A
POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE, POR SUA VEZ, ? UMA INICIATIVA DA COORDENAÇÃO DE
APERFEIÇOAMENTO DA PESSOA DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES), CUJO OBJETIVO ? PROMOVER O APERFEIÇOAMENTO
DA FORMAÇÃO PRÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, PROMOVENDO A IMERSÃO DO LICENCIANDO NA ESCOLA DE
EDUCAÇÃO BÁSICA. ESTA EXPERIÊNCIA ? FRUTO DAS PESQUISAS REALIZADAS ATRAVÉS DO SUBPROJETO DE GEOGRAFIA,
PRESENTE NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO NA CIDADE DE
CAMPINA GRANDE/PB. DURANTE AS OBSERVAÇÕES IN LOCO FOI PERCEBIDA A NECESSIDADE DE INOVAÇÃO
METODOLÓGICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA, POIS AO ANALISAR A TURMA DE 9º ANO, PERCEBE-SE QUE SUAS
DINÂMICAS NÃO VÃO DE ENCONTRO COM AS AULAS, O PÚBLICO DAS AULAS SÃO JOVENS ENTRE 13 A 15 ANOS. O
REFERIDO PROJETO OCORREU NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019. COMO TEMA DO PROJETO TEMOS ?UTILIZAÇÃO DE
RECURSOS AUDIOVISUAIS NAS AULAS DE GEOGRAFIA A PARTIR DAS AÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ?
UEPB? O QUAL TEVE COMO OBJETIVO DINAMIZAR AS AULAS DE GEOGRAFIA E BUSCOU DESENVOLVER UM MELHOR
DESEMPENHO DO ESTUDANTE NO SEU PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. DIANTE DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA
NO DECORRER DA PESQUISA, A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA VISA A RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E PRÁTICA. OBSERVOU-SE
QUE AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NO DESENVOLVIMENTO DA INTERVENÇÃO, A PARTIR DAS VÍDEO-REPORTAGENS NO
ENSINO DE GEOGRAFIA, POSSIBILITOU UM MAIOR APROVEITAMENTO, O QUE FOI CONSTATADO COM MAIORES
PARTICIPAÇÕES E INTERESSES DOS ALUNOS NAS AULAS.