Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

DIDÁTICAS ALTERNATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O USO DO GEO-BINGO EM SALA DE AULA NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ TOMAZ DE AQUINO ? CUITEGI/PB

Palavra-chaves: GEO-BINGO, JOGOS, ENSINO-APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64455
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 95
    "inscrito_id" => 211
    "titulo" => """
      DIDÁTICAS ALTERNATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O USO DO\r\n
      GEO-BINGO EM SALA DE AULA NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ TOMAZ DE AQUINO ? CUITEGI/PB
      """
    "resumo" => "ESTE RESUMO EXPANDIDO VERSA SOBRE A PERSPECTIVA GEOGRÁFICA IMERSA NA LINGUAGEM DOS JOGOS DIDÁTICOS, PENSANDO A RESPEITO DE SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO DA GEOGRAFIA ESCOLAR, FAZENDO UMA ABORDAGEM TEÓRICA SOBRE O USO DOS JOGOS DENTRO DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA, NOSSA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-CONCEITUAL FOI SUSTENTADA NA ANÁLISE DE AUTORES QUE DISCUTEM A TEMÁTICA EM QUESTÃO, TAIS COMO CALLAI (2003), FALKEMBACH (2018) E WACHOWICZ (2009); PARA REFOR?AR A LEITURA GEOGRÁFICA NOS PAUTAMOS NA METODOLOGIA IN LOCO, A PARTIR DA PESQUISA DE CAMPO NO LOCAL DO OBJETO DE ANÁLISE. A APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS EM SALA DE AULA NÃO ? ATUAL, PORÉM, ? NOTÁVEL SUA POUCA UTILIZAÇÃO; MUITOS DOCENTES ARGUMENTAM A FALTA DE TEMPO, OUTROS A FALTA DE RECURSOS, NO ENTANTO, SABE-SE QUE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ATIVAS SÃO SIMPLES, PRECISAM DE PLANEJAMENTO PARA SEREM APLICADAS. ENTENDE-SE QUE OS JOGOS DIDÁTICOS AUXILIAM NA INTERAÇÃO DOS ALUNOS COM OS COLEGAS E O PROFESSOR, COMO TAMBÉM COM O CONTEÚDO DISCIPLINAR, FAVORECENDO A APRENDIZAGEM. O REFERIDO TRABALHO FOI DESENVOLVIDO NO M?S DE AGOSTO DE 2019 NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ TOMAZ DE AQUINO NA CIDADE DE CUITEGI/PB. O OBJETIVO DO NOSSO TRABALHO FOI, A PRINCÍPIO, MOSTRAR COMO O LÚDICO PODE SER USADO NO ENSINO DA GEOGRAFIA. COM A REALIZAÇÃO DESSA PESQUISA EM CAMPO E A APLICAÇÃO DE UM GEO-BINGO NAS TURMAS DE 8º ANO, ONDE SE OBSERVOU A INTERAÇÃO COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA ATIVA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "GEO-BINGO, JOGOS, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID211_11102019074416.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANUEL DE CARVALHO RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "EMANUEL DE CARVALHO"
    "autor_email" => "emanuelgba2011@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64455
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 95
    "inscrito_id" => 211
    "titulo" => """
      DIDÁTICAS ALTERNATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O USO DO\r\n
      GEO-BINGO EM SALA DE AULA NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ TOMAZ DE AQUINO ? CUITEGI/PB
      """
    "resumo" => "ESTE RESUMO EXPANDIDO VERSA SOBRE A PERSPECTIVA GEOGRÁFICA IMERSA NA LINGUAGEM DOS JOGOS DIDÁTICOS, PENSANDO A RESPEITO DE SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO DA GEOGRAFIA ESCOLAR, FAZENDO UMA ABORDAGEM TEÓRICA SOBRE O USO DOS JOGOS DENTRO DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA, NOSSA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-CONCEITUAL FOI SUSTENTADA NA ANÁLISE DE AUTORES QUE DISCUTEM A TEMÁTICA EM QUESTÃO, TAIS COMO CALLAI (2003), FALKEMBACH (2018) E WACHOWICZ (2009); PARA REFOR?AR A LEITURA GEOGRÁFICA NOS PAUTAMOS NA METODOLOGIA IN LOCO, A PARTIR DA PESQUISA DE CAMPO NO LOCAL DO OBJETO DE ANÁLISE. A APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS EM SALA DE AULA NÃO ? ATUAL, PORÉM, ? NOTÁVEL SUA POUCA UTILIZAÇÃO; MUITOS DOCENTES ARGUMENTAM A FALTA DE TEMPO, OUTROS A FALTA DE RECURSOS, NO ENTANTO, SABE-SE QUE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ATIVAS SÃO SIMPLES, PRECISAM DE PLANEJAMENTO PARA SEREM APLICADAS. ENTENDE-SE QUE OS JOGOS DIDÁTICOS AUXILIAM NA INTERAÇÃO DOS ALUNOS COM OS COLEGAS E O PROFESSOR, COMO TAMBÉM COM O CONTEÚDO DISCIPLINAR, FAVORECENDO A APRENDIZAGEM. O REFERIDO TRABALHO FOI DESENVOLVIDO NO M?S DE AGOSTO DE 2019 NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ TOMAZ DE AQUINO NA CIDADE DE CUITEGI/PB. O OBJETIVO DO NOSSO TRABALHO FOI, A PRINCÍPIO, MOSTRAR COMO O LÚDICO PODE SER USADO NO ENSINO DA GEOGRAFIA. COM A REALIZAÇÃO DESSA PESQUISA EM CAMPO E A APLICAÇÃO DE UM GEO-BINGO NAS TURMAS DE 8º ANO, ONDE SE OBSERVOU A INTERAÇÃO COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA ATIVA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "GEO-BINGO, JOGOS, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID211_11102019074416.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANUEL DE CARVALHO RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "EMANUEL DE CARVALHO"
    "autor_email" => "emanuelgba2011@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

ESTE RESUMO EXPANDIDO VERSA SOBRE A PERSPECTIVA GEOGRÁFICA IMERSA NA LINGUAGEM DOS JOGOS DIDÁTICOS, PENSANDO A RESPEITO DE SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO DA GEOGRAFIA ESCOLAR, FAZENDO UMA ABORDAGEM TEÓRICA SOBRE O USO DOS JOGOS DENTRO DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA, NOSSA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-CONCEITUAL FOI SUSTENTADA NA ANÁLISE DE AUTORES QUE DISCUTEM A TEMÁTICA EM QUESTÃO, TAIS COMO CALLAI (2003), FALKEMBACH (2018) E WACHOWICZ (2009); PARA REFOR?AR A LEITURA GEOGRÁFICA NOS PAUTAMOS NA METODOLOGIA IN LOCO, A PARTIR DA PESQUISA DE CAMPO NO LOCAL DO OBJETO DE ANÁLISE. A APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS EM SALA DE AULA NÃO ? ATUAL, PORÉM, ? NOTÁVEL SUA POUCA UTILIZAÇÃO; MUITOS DOCENTES ARGUMENTAM A FALTA DE TEMPO, OUTROS A FALTA DE RECURSOS, NO ENTANTO, SABE-SE QUE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ATIVAS SÃO SIMPLES, PRECISAM DE PLANEJAMENTO PARA SEREM APLICADAS. ENTENDE-SE QUE OS JOGOS DIDÁTICOS AUXILIAM NA INTERAÇÃO DOS ALUNOS COM OS COLEGAS E O PROFESSOR, COMO TAMBÉM COM O CONTEÚDO DISCIPLINAR, FAVORECENDO A APRENDIZAGEM. O REFERIDO TRABALHO FOI DESENVOLVIDO NO M?S DE AGOSTO DE 2019 NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ TOMAZ DE AQUINO NA CIDADE DE CUITEGI/PB. O OBJETIVO DO NOSSO TRABALHO FOI, A PRINCÍPIO, MOSTRAR COMO O LÚDICO PODE SER USADO NO ENSINO DA GEOGRAFIA. COM A REALIZAÇÃO DESSA PESQUISA EM CAMPO E A APLICAÇÃO DE UM GEO-BINGO NAS TURMAS DE 8º ANO, ONDE SE OBSERVOU A INTERAÇÃO COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA ATIVA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.