DIDÁTICAS ALTERNATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O USO DO
GEO-BINGO EM SALA DE AULA NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ TOMAZ DE AQUINO ? CUITEGI/PB
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64455 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 95 "inscrito_id" => 211 "titulo" => """ DIDÁTICAS ALTERNATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O USO DO\r\n GEO-BINGO EM SALA DE AULA NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ TOMAZ DE AQUINO ? CUITEGI/PB """ "resumo" => "ESTE RESUMO EXPANDIDO VERSA SOBRE A PERSPECTIVA GEOGRÁFICA IMERSA NA LINGUAGEM DOS JOGOS DIDÁTICOS, PENSANDO A RESPEITO DE SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO DA GEOGRAFIA ESCOLAR, FAZENDO UMA ABORDAGEM TEÓRICA SOBRE O USO DOS JOGOS DENTRO DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA, NOSSA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-CONCEITUAL FOI SUSTENTADA NA ANÁLISE DE AUTORES QUE DISCUTEM A TEMÁTICA EM QUESTÃO, TAIS COMO CALLAI (2003), FALKEMBACH (2018) E WACHOWICZ (2009); PARA REFOR?AR A LEITURA GEOGRÁFICA NOS PAUTAMOS NA METODOLOGIA IN LOCO, A PARTIR DA PESQUISA DE CAMPO NO LOCAL DO OBJETO DE ANÁLISE. A APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS EM SALA DE AULA NÃO ? ATUAL, PORÉM, ? NOTÁVEL SUA POUCA UTILIZAÇÃO; MUITOS DOCENTES ARGUMENTAM A FALTA DE TEMPO, OUTROS A FALTA DE RECURSOS, NO ENTANTO, SABE-SE QUE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ATIVAS SÃO SIMPLES, PRECISAM DE PLANEJAMENTO PARA SEREM APLICADAS. ENTENDE-SE QUE OS JOGOS DIDÁTICOS AUXILIAM NA INTERAÇÃO DOS ALUNOS COM OS COLEGAS E O PROFESSOR, COMO TAMBÉM COM O CONTEÚDO DISCIPLINAR, FAVORECENDO A APRENDIZAGEM. O REFERIDO TRABALHO FOI DESENVOLVIDO NO M?S DE AGOSTO DE 2019 NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ TOMAZ DE AQUINO NA CIDADE DE CUITEGI/PB. O OBJETIVO DO NOSSO TRABALHO FOI, A PRINCÍPIO, MOSTRAR COMO O LÚDICO PODE SER USADO NO ENSINO DA GEOGRAFIA. COM A REALIZAÇÃO DESSA PESQUISA EM CAMPO E A APLICAÇÃO DE UM GEO-BINGO NAS TURMAS DE 8º ANO, ONDE SE OBSERVOU A INTERAÇÃO COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA ATIVA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "GEO-BINGO, JOGOS, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID211_11102019074416.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUEL DE CARVALHO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "EMANUEL DE CARVALHO" "autor_email" => "emanuelgba2011@hotmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64455 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 95 "inscrito_id" => 211 "titulo" => """ DIDÁTICAS ALTERNATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O USO DO\r\n GEO-BINGO EM SALA DE AULA NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ TOMAZ DE AQUINO ? CUITEGI/PB """ "resumo" => "ESTE RESUMO EXPANDIDO VERSA SOBRE A PERSPECTIVA GEOGRÁFICA IMERSA NA LINGUAGEM DOS JOGOS DIDÁTICOS, PENSANDO A RESPEITO DE SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO DA GEOGRAFIA ESCOLAR, FAZENDO UMA ABORDAGEM TEÓRICA SOBRE O USO DOS JOGOS DENTRO DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA, NOSSA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-CONCEITUAL FOI SUSTENTADA NA ANÁLISE DE AUTORES QUE DISCUTEM A TEMÁTICA EM QUESTÃO, TAIS COMO CALLAI (2003), FALKEMBACH (2018) E WACHOWICZ (2009); PARA REFOR?AR A LEITURA GEOGRÁFICA NOS PAUTAMOS NA METODOLOGIA IN LOCO, A PARTIR DA PESQUISA DE CAMPO NO LOCAL DO OBJETO DE ANÁLISE. A APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS EM SALA DE AULA NÃO ? ATUAL, PORÉM, ? NOTÁVEL SUA POUCA UTILIZAÇÃO; MUITOS DOCENTES ARGUMENTAM A FALTA DE TEMPO, OUTROS A FALTA DE RECURSOS, NO ENTANTO, SABE-SE QUE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ATIVAS SÃO SIMPLES, PRECISAM DE PLANEJAMENTO PARA SEREM APLICADAS. ENTENDE-SE QUE OS JOGOS DIDÁTICOS AUXILIAM NA INTERAÇÃO DOS ALUNOS COM OS COLEGAS E O PROFESSOR, COMO TAMBÉM COM O CONTEÚDO DISCIPLINAR, FAVORECENDO A APRENDIZAGEM. O REFERIDO TRABALHO FOI DESENVOLVIDO NO M?S DE AGOSTO DE 2019 NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ TOMAZ DE AQUINO NA CIDADE DE CUITEGI/PB. O OBJETIVO DO NOSSO TRABALHO FOI, A PRINCÍPIO, MOSTRAR COMO O LÚDICO PODE SER USADO NO ENSINO DA GEOGRAFIA. COM A REALIZAÇÃO DESSA PESQUISA EM CAMPO E A APLICAÇÃO DE UM GEO-BINGO NAS TURMAS DE 8º ANO, ONDE SE OBSERVOU A INTERAÇÃO COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA ATIVA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "GEO-BINGO, JOGOS, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID211_11102019074416.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUEL DE CARVALHO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "EMANUEL DE CARVALHO" "autor_email" => "emanuelgba2011@hotmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }