ESTE TRABALHO VERSA SOBRE A EXPERIÊNCIA COM A CARTOGRAFIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA, COM INTUITO DE APRESENTAR E DISCUTIR A IMPLEMENTAÇÃO DA ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA COM A TURMA DE 6º ANO A, NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SUBPROJETO GEOGRAFIA/UEPB, EM ATUAÇÃO NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO, CAMPINA GRANDE-PB. A INTERVENÇÃO TEVE O OBJETIVO PRINCIPAL DE FORTALECER A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA DOS ALUNOS, A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE MAPAS DO BAIRRO ONDE RESIDEM DE ACORDO COM SUA VIVÊNCIA NO MESMO, PARTINDO DO PRINCÍPIO DE QUE PARA LER MAPAS ? PRECISO COMPREENDER COMO SUA CONSTRUÇÃO. QUANTO AO ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO, AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS SEGUINDO A ABORDAGEM SOCIOCONSTRUTIVISTA, NAS SEGUINTES ETAPAS: AULAS DIALOGADAS, ESTUDO DE MAPAS E IMAGENS DE SAT?LITES, PESQUISA, CONSTRUÇÃO DOS MAPAS E APRESENTAÇÃO. OS RESULTADOS OBTIDOS COM O MAPEAMENTO DOS BAIRROS DEMONSTRARAM EFICÁCIA COM A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ALUNOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA E A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOC?NIO GEOGRÁFICO.