ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO RELATAR UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL MONTE CARMELO, NA QUAL, POR MEIO DO POEMA ?ME GRITARON NEGRA? DA ESCRITORA VICTORIA SANTA CRUZ, EM QUE FOI TRABALHADO O PROCESSO DE IDENTIDADE NEGRA. ENTENDEMOS QUE O RACISMO INSTITUCIONALIZADO AINDA FAZ COM QUE O ESPECTRO PRECONCEITO/RACISMO AINDA ESTEJA PRESENTE NA NOSSA SOCIEDADE E, ALÉM DISSO, NAS ESCOLAS. DIANTE DISSO, ENTENDEMOS A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DA TEMÁTICA EM SALA DE AULA, POIS, ? ATRAVÉS DO CONHECIMENTO QUE CONSEGUIMOS COMBATER O RACISMO INSTITUCIONALIZADO E ENRAIZADO. A PESQUISA TEM UM CUNHO QUALITATIVO E CONTAMOS TAMBÉM COM A ANÁLISE DE DADOS A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES FEITAS DURANTE O PROCESSO DE DISCUSSÃO SOBRE A TEMÁTICA. DESSA FORMA, PARA O APORTE TEÓRICO UTILIZAREMOS MOORE (2009); LACRAU (2006); ALMEIDA E CORTEZ (2017); MUSZKAT (1986), ENTRE OUTROS. A PARTIR DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA, COMPREENDEMOS AINDA MAIS A IMPORTÂNCIA DA DISCUSSÃO SOBRE A TEMÁTICA EM CLASSE, POIS, ATRAVÉS DELA CONSEGUIMOS CAUSAR O RECONHECIMENTO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO EMPODERAMENTO NOS ALUNOS, COMO TAMBÉM DE SE RECONHECEREM ENQUANTO NEGROS, ASSIM, APREENDENDO SOBRE O RACISMO ESTRUTURAL E COMO COMBATEMOS. PERCEBEMOS TAMBÉM QUE O TEXTO ESCOLHIDO PARA ABORDAR AS QUESTÕES DO PROCESSO DE IDENTIDADE RACIAL CORROBOROU PARA A CONSTRUÇÃO DESSE ENTENDIMENTO.