O PROJETO DO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS E INICIAÇÃO A DOCÊNCIA) ? UM PROGRAMA OFERTADO PELA CAPES PARA GRADUANDOS DE CURSOS DE LICENCIATURA. ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS VIII, TIVERAM A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DO PROGRAMA DESENVOLVENDO METODOLOGIAS DE ENSINO PARA DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO OCORREU DURANTE O SEGUNDO SEMESTRE DE 2018E O ANO DE 2019, NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO BENJAMIN MARANH?O. OBJETIV?VAMOS INTRODUZIR OS ALUNOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA NAS SALAS DE AULA. OS ENCONTROS FORAM DE INÍCIO, REUNIÕES E DEBATES SOBRE MÉTODOS DE ENSINO MINISTRADOS PELA SUPERVISORA JORD?NIA NEVES E O COORDENADOR JOSÉ JAMILTON, OS DEBATES POSSUÍAM UM CARÁTER CRÍTICO COM PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EXPONDO SUAS OPINIÕES. AS REUNIÕES TINHAM COMO OBJETIVO ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA QUE AJUDASSE NO DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES EM SALA. O SEGUNDO PASSO FOI AS INTERVENÇÕES EM SALA, AUXILIANDO A PROFESSORA E OS ALUNOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, BUSCANDO PROPORCIONAR UM MELHOR DESEMPENHO DOS GAROTOS. SÃO INÚMEROS OS PROBLEMAS QUE ATRAPALHAM O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS, DESDE A M? FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS DOCENTES ATÉ AOS PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS DOS ALUNOS. SAYONARA CABRAL, DESENVOLVEU INÚMEROS ESTUDOS NESSA PERSPECTIVA. ALÉM DISSO A APROXIMAÇÃO DOS LICENCIADOS EM SALA, TRAZ UMA VISÃO ANTECIPADA PERMITINDO QUE DESDE A FORMAÇÃO OS GRADUANDOS TENHAM UMA PRÁTICA DOCENTE QUE IR? FORMAR UMA CONCEPÇÃO DO QUE OS FUTUROS PROFESSORES IR?O ENCONTRAR EM SUA CARREIRA PROFISSIONAL, TANTO NA POSTURA QUE TER? QUE DESENCADEAR QUANTO NO COMPORTAMENTO DOS ALUNOS.