Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

APLICAÇÃO E VERIFICAÇÃO DE FÓRMULAS UTILIZANDO O APLICATIVO DE PROGRAMAÇÃO PASCALZIM: UMA EXPERIÊNCIA COM O PIBID

Palavra-chaves: PROGRAMAÇÃO, PASCALZIM, APLICAÇÃO, VERIFICAÇÃO, VERIFICAÇÃO Pôster (PO) GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64400
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 41
    "inscrito_id" => 262
    "titulo" => "APLICAÇÃO E VERIFICAÇÃO DE FÓRMULAS UTILIZANDO O APLICATIVO DE PROGRAMAÇÃO PASCALZIM: UMA EXPERIÊNCIA COM O PIBID"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO RELATAR AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA APLICAÇÃO DE UMA ATIVIDADE EM UMA TURMA DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO. TAL ATIVIDADE FOI FEITA COMO FORMA DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL PROF. ITAN PEREIRA, EM CAMPINA GRANDE-PB, POR MEIO DO PIBID. ASSIM, UTILIZAMOS A PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES PARA APLICAR E VERIFICAR FÓRMULAS MATEMÁTICAS. PARA ISSO, INICIALMENTE FIZEMOS ALGUMAS SONDAGENS NA TURMA PARA SABER A AFINIDADE DOS ALUNOS COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, O NÍVEL DE INTERESSE DOS MESMOS COM A ATIVIDADE PROPOSTA E TAMBÉM SUAS PRINCIPAIS DÍVIDAS NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. PERCEBENDO O INTERESSE DA TURMA COM A ATIVIDADE PROPOSTA, INTRODUZIMOS AOS ALUNOS O CONCEITO DE ALGORITMO E LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO. EM SEGUIDA, ENSINAMOS ALGUNS COMANDOS DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PASCAL E FIZEMOS COM OS ALUNOS A APLICAÇÃO E VERIFICAÇÃO DE FÓRMULAS MATEMÁTICAS. TAIS APLICAÇÕES ENVOLVERAM ESPECIALMENTE O CONTEÚDO DE GEOMETRIA PLANA E FORAM FEITAS NO APLICATIVO PASCALZIM, QUE ? UM AMBIENTE NO QUAL SE PODE PROGRAMAR NA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PASCAL. COM A FINALIZAÇÃO DE NOSSA INTERVENÇÃO, NOTAMOS UM MAIOR INTERESSE DOS ALUNOS PELA MATEMÁTICA, POIS TIVERAM QUE ESTRUTURAR FÓRMULAS EM CÓDIGOS DE PROGRAMAÇÃO, ALGO QUE JÁ DESPERTAVA A CURIOSIDADE DE MUITOS DELES. DESSA FORMA, VERIFICAMOS A IMPORTÂNCIA DE INTRODUZIR UMA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO NO ENSINO MÉDIO, TANTO PELA DEMANDA TECNOLÓGICA ATUAL, QUANTO PELO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO QUE O ATO DE PROGRAMAR PROPORCIONA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "PROGRAMAÇÃO, PASCALZIM, APLICAÇÃO, VERIFICAÇÃO, VERIFICAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID262_08102019122939.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS GABRIEL NASCIMENTO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS"
    "autor_email" => "matheusgabriel_gugu@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64400
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 41
    "inscrito_id" => 262
    "titulo" => "APLICAÇÃO E VERIFICAÇÃO DE FÓRMULAS UTILIZANDO O APLICATIVO DE PROGRAMAÇÃO PASCALZIM: UMA EXPERIÊNCIA COM O PIBID"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO RELATAR AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA APLICAÇÃO DE UMA ATIVIDADE EM UMA TURMA DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO. TAL ATIVIDADE FOI FEITA COMO FORMA DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL PROF. ITAN PEREIRA, EM CAMPINA GRANDE-PB, POR MEIO DO PIBID. ASSIM, UTILIZAMOS A PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES PARA APLICAR E VERIFICAR FÓRMULAS MATEMÁTICAS. PARA ISSO, INICIALMENTE FIZEMOS ALGUMAS SONDAGENS NA TURMA PARA SABER A AFINIDADE DOS ALUNOS COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, O NÍVEL DE INTERESSE DOS MESMOS COM A ATIVIDADE PROPOSTA E TAMBÉM SUAS PRINCIPAIS DÍVIDAS NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. PERCEBENDO O INTERESSE DA TURMA COM A ATIVIDADE PROPOSTA, INTRODUZIMOS AOS ALUNOS O CONCEITO DE ALGORITMO E LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO. EM SEGUIDA, ENSINAMOS ALGUNS COMANDOS DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PASCAL E FIZEMOS COM OS ALUNOS A APLICAÇÃO E VERIFICAÇÃO DE FÓRMULAS MATEMÁTICAS. TAIS APLICAÇÕES ENVOLVERAM ESPECIALMENTE O CONTEÚDO DE GEOMETRIA PLANA E FORAM FEITAS NO APLICATIVO PASCALZIM, QUE ? UM AMBIENTE NO QUAL SE PODE PROGRAMAR NA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PASCAL. COM A FINALIZAÇÃO DE NOSSA INTERVENÇÃO, NOTAMOS UM MAIOR INTERESSE DOS ALUNOS PELA MATEMÁTICA, POIS TIVERAM QUE ESTRUTURAR FÓRMULAS EM CÓDIGOS DE PROGRAMAÇÃO, ALGO QUE JÁ DESPERTAVA A CURIOSIDADE DE MUITOS DELES. DESSA FORMA, VERIFICAMOS A IMPORTÂNCIA DE INTRODUZIR UMA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO NO ENSINO MÉDIO, TANTO PELA DEMANDA TECNOLÓGICA ATUAL, QUANTO PELO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO QUE O ATO DE PROGRAMAR PROPORCIONA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "PROGRAMAÇÃO, PASCALZIM, APLICAÇÃO, VERIFICAÇÃO, VERIFICAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID262_08102019122939.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS GABRIEL NASCIMENTO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS"
    "autor_email" => "matheusgabriel_gugu@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO RELATAR AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA APLICAÇÃO DE UMA ATIVIDADE EM UMA TURMA DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO. TAL ATIVIDADE FOI FEITA COMO FORMA DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL PROF. ITAN PEREIRA, EM CAMPINA GRANDE-PB, POR MEIO DO PIBID. ASSIM, UTILIZAMOS A PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES PARA APLICAR E VERIFICAR FÓRMULAS MATEMÁTICAS. PARA ISSO, INICIALMENTE FIZEMOS ALGUMAS SONDAGENS NA TURMA PARA SABER A AFINIDADE DOS ALUNOS COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, O NÍVEL DE INTERESSE DOS MESMOS COM A ATIVIDADE PROPOSTA E TAMBÉM SUAS PRINCIPAIS DÍVIDAS NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. PERCEBENDO O INTERESSE DA TURMA COM A ATIVIDADE PROPOSTA, INTRODUZIMOS AOS ALUNOS O CONCEITO DE ALGORITMO E LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO. EM SEGUIDA, ENSINAMOS ALGUNS COMANDOS DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PASCAL E FIZEMOS COM OS ALUNOS A APLICAÇÃO E VERIFICAÇÃO DE FÓRMULAS MATEMÁTICAS. TAIS APLICAÇÕES ENVOLVERAM ESPECIALMENTE O CONTEÚDO DE GEOMETRIA PLANA E FORAM FEITAS NO APLICATIVO PASCALZIM, QUE ? UM AMBIENTE NO QUAL SE PODE PROGRAMAR NA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PASCAL. COM A FINALIZAÇÃO DE NOSSA INTERVENÇÃO, NOTAMOS UM MAIOR INTERESSE DOS ALUNOS PELA MATEMÁTICA, POIS TIVERAM QUE ESTRUTURAR FÓRMULAS EM CÓDIGOS DE PROGRAMAÇÃO, ALGO QUE JÁ DESPERTAVA A CURIOSIDADE DE MUITOS DELES. DESSA FORMA, VERIFICAMOS A IMPORTÂNCIA DE INTRODUZIR UMA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO NO ENSINO MÉDIO, TANTO PELA DEMANDA TECNOLÓGICA ATUAL, QUANTO PELO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO QUE O ATO DE PROGRAMAR PROPORCIONA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.