O PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ? DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA, VISTO QUE CAPACITA ? FORMAÇÃO DOS FUTUROS DOCENTES, E ALÉM DO MAIS, PROMOVE UM SALTO EDUCACIONAL NAS ESCOLAS QUE ACOLHEM O PROGRAMA DA RESIDÊNCIA. EM CONSEQUÊNCIA DA UNIÃO ENTRE ENSINO ACADÊMICO E ENSINO ESCOLAR, O DISCENTE ACADÊMICO ADQUIRE A EXPERIÊNCIA QUE TANTO NECESSITA PARA SUA FORMAÇÃO, ENQUANTO A ESCOLA RECEBE DOS ACADÊMICOS AS ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS QUE SER?O GERADAS JUNTO COM SEUS COORDENADORES E PRECEPTORES PARA UMA MELHOR EFICÁCIA NO ENSINO. O ARTIGO PROPOSTO TRAR? O RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS RESIDENTES DE HISTÓRIA EM LICENCIATURA PLENA DA UEPB-I ATUANTES NA EMEF JUDITH BARBOSA DE PAULA REGO QUE SE ENCONTRA LOCALIZADA NA CIDADE DE QUEIMADAS-PB, ONDE ESTES VÃO APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DA RESIDÊNCIA, TANTO PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO BÁSICA, QUANTO AO ENSINO DE FORMAÇÃO DOS FUTUROS DOCENTES, TRAZENDO O QUE FOI PRODUZIDO AO LONGO DO PROGRAMA ATRAVÉS DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS ATRAVÉS DOS RESIDENTES.