LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OS PROBLEMAS IDENTIFICADOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NO BRASIL E SENDO DE GRANDE IMPORTÂNCIA A NECESSIDADE DO PROFESSOR SE UTILIZAR DE NOVOS RECURSOS COMO EM SUA METODOLOGIA DE ENSINO PARA AMENIZAR ESSE QUADRO, O PRESENTE TRABALHO APRESENTA A EXPERIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO DO QUEBRA-CABEÇA TANGRAM COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA O ESTUDO DAS EXPRESSÕES ALG?BRICAS. ESSE FOI REALIZADO COM ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EEEFM MONSENHOR JOSÉ BORGES DE CARVALHO, NA CIDADE DA ALAGOA NOVA - PB, NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E COM O AUXÍLIO DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). O MESMO VISOU AUXILIAR OS ALUNOS NOS ESTUDOS DAS EXPRESSÕES ALG?BRICAS, TORNANDO O APRENDIZADO MAIS SIGNIFICATIVO E ATRATIVO. PARA REALIZAÇÃO DESSA ATIVIDADE, FORAM NECESSÁRIOS OS QUEBRA-CABEÇAS TANGRAM, RÉGUAS E FIGURAS FORMADAS COM TAL MATERIAL. O EMPREGO DESSA METODOLOGIA SE MOSTROU ÚTIL PARA ESTUDAR CONCEITOS DE EXPRESSÕES ALG?BRICAS, VALOR NUMÉRICO DE UMA EXPRESSÃO E REDUÇÃO DE TERMOS SEMELHANTES, DE UMA FORMA MAIS ATRATIVA E SIGNIFICATIVA. LOGO, FOI POSSÍVEL PERCEBER A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO EM SALA DE AULA, ? MEDIDA EM QUE OS ALUNOS SE MOSTRARAM EMPENHADOS E OBTIVERAM UM ÓTIMO DESEMPENHO NO DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE.