NESTE TRABALHO RELATAMOS UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR BOLSISTAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID), ONDE A PARTIR DE OBSERVAÇÕES FEITAS NAS TURMAS DE NONOS ANOS DA EMEF JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO NO PERÍODO DE OUTUBRO A DEZEMBRO NO ANO DE 2018 CONSTATAMOS UM GRANDE D?FICIT POR PARTE DOS ALUNOS EM RELAÇÃO ÀS OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS. A FIM DE TENTARMOS AMENIZAR ESTE PROBLEMA, UTILIZAMOS O MATERIAL DOURADO O QUE FACILITOU NO ENTENDIMENTO DOS ALUNOS SOBRE O TEMA, O QR CODE COMO MEIO ATRATIVO PARA QUE OS ALUNOS FICASSEM MAIS ENVOLVIDOS E ASSIM DESPERTASSEM O INTERESSE E APRE?O PELA MATEMÁTICA E AINDA, FIZEMOS USO DE UMA ADAPTAÇÃO DE UM JOGO CRIADO POR DOIS MESTRANDOS DA UEPB. A APLICAÇÃO FOI REALIZADA EM DOIS MOMENTOS, SENDO O PRIMEIRO O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES COM O MATERIAL DOURADO, E O SEGUNDO A APLICAÇÃO DO JOGO. FOI PERCEPTÍVEL A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM AMBOS OS MOMENTOS E NOTÁVEL A ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO DOS MESMOS DURANTE O JOGO, POSSIBILITANDO ASSIM UMA AULA MAIS DINÂMICA E TORNANDO O C?LCULO DAS OPERAÇÕES MAIS ÁGEIS DURANTE AS JOGADAS.