O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA DE CAMPO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) NA FORMAÇÃO DOCENTE NA DISCIPLINA DE FILOSOFIA, EM SUA PARTICULARIDADE, ENFATIZANDO QUE A FORMAÇÃO DO MAGISTÁRIO ? CONSTITUÍDA POR DOIS EIXOS INERENTES. O PRIMEIRO DIZ RESPEITO ? TEORIA, AOS CONTEÚDOS ESPEC?FICOS DE CADA CURSO. O SEGUNDO ? A PRÁTICA, VISANDO APLICAR TODA A TEORIA QUE FOI APREENDIDA NA IES. ESTA ÚLTIMA, EM TERMOS DE PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO DA DOCÊNCIA, NÃO SE DESVINCULA DA PRIMEIRA, VISTO QUE, A FORMAÇÃO PROFISSIONAL SE ESTABELECE NO CAMPO TEÓRICO-PR?TICO. E, NESTE PROCESSO DA PR?XIS, DA REFLEXÃO E AÇÃO, OBT?M-SE A CHAVE PARA UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA, ATIVA E TRANSFORMADORA DA REALIDADE; PROPICIANDO UMA FORMAÇÃO DOCENTE EM CONJUNTO COM OS ESTUDANTES, EM QUE VINCULA-SE O ENSINO-APRENDIZADO COMO UM PROCESSO DE CRESCIMENTO PROFISSIONAL E MELHORAMENTO DA DINÂMICA FILOS?FICA. DIANTE DISTO, OS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA DAS UNIVERSIDADES SE FIRMAM, NO PROCESSO DE LAPIDAÇÃO DOS DISCENTES, FUTUROS DOCENTES. O OBJETO DE ESTUDO ? A INSTITUIÇÃO DE ENSINO BÁSICO E.E.E.F.M ADEMAR VELOSO SILVEIRA LOCALIZADA EM CAMPINA GRANDE-PB, ONDE OCORREU O PROCESSO DA REGÊNCIA. O CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM FILOSOFIA, ATRAVÉS PRP DA CAPES, INSERE NO AMBIENTE ESCOLAR OS RESIDENTES, DE MODO QUE, A EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA PROPORCIONE UMA VISÃO E APLICABILIDADE INDUTIVA NA CONSTRUÇÃO SUBJETIVA DO SER PROFESSOR. SER?O EXPOSTAS AS IMPRESSÕES DA EXPERIÊNCIA VIVIDA NA ESCOLA E DE COMO A TEORIA/PRÁTICA CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO CONTÍNUA DA PROFISSÃO.