O IMPACTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE E NO ENSINO DE FILOSOFIA: DIÁLOGO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64580 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 154 "inscrito_id" => 146 "titulo" => "O IMPACTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE E NO ENSINO DE FILOSOFIA: DIÁLOGO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA DE CAMPO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) NA FORMAÇÃO DOCENTE NA DISCIPLINA DE FILOSOFIA, EM SUA PARTICULARIDADE, ENFATIZANDO QUE A FORMAÇÃO DO MAGISTÁRIO ? CONSTITUÍDA POR DOIS EIXOS INERENTES. O PRIMEIRO DIZ RESPEITO ? TEORIA, AOS CONTEÚDOS ESPEC?FICOS DE CADA CURSO. O SEGUNDO ? A PRÁTICA, VISANDO APLICAR TODA A TEORIA QUE FOI APREENDIDA NA IES. ESTA ÚLTIMA, EM TERMOS DE PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO DA DOCÊNCIA, NÃO SE DESVINCULA DA PRIMEIRA, VISTO QUE, A FORMAÇÃO PROFISSIONAL SE ESTABELECE NO CAMPO TEÓRICO-PR?TICO. E, NESTE PROCESSO DA PR?XIS, DA REFLEXÃO E AÇÃO, OBT?M-SE A CHAVE PARA UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA, ATIVA E TRANSFORMADORA DA REALIDADE; PROPICIANDO UMA FORMAÇÃO DOCENTE EM CONJUNTO COM OS ESTUDANTES, EM QUE VINCULA-SE O ENSINO-APRENDIZADO COMO UM PROCESSO DE CRESCIMENTO PROFISSIONAL E MELHORAMENTO DA DINÂMICA FILOS?FICA. DIANTE DISTO, OS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA DAS UNIVERSIDADES SE FIRMAM, NO PROCESSO DE LAPIDAÇÃO DOS DISCENTES, FUTUROS DOCENTES. O OBJETO DE ESTUDO ? A INSTITUIÇÃO DE ENSINO BÁSICO E.E.E.F.M ADEMAR VELOSO SILVEIRA LOCALIZADA EM CAMPINA GRANDE-PB, ONDE OCORREU O PROCESSO DA REGÊNCIA. O CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM FILOSOFIA, ATRAVÉS PRP DA CAPES, INSERE NO AMBIENTE ESCOLAR OS RESIDENTES, DE MODO QUE, A EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA PROPORCIONE UMA VISÃO E APLICABILIDADE INDUTIVA NA CONSTRUÇÃO SUBJETIVA DO SER PROFESSOR. SER?O EXPOSTAS AS IMPRESSÕES DA EXPERIÊNCIA VIVIDA NA ESCOLA E DE COMO A TEORIA/PRÁTICA CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO CONTÍNUA DA PROFISSÃO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-03 – Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA., PR?XIS., DOCÊNCIA., ENSINO DE FILOSOFIA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA19_ID146_14102019160710.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOELLY RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "MANOELLY RODRIGUES DA SILVA" "autor_email" => "manoelly1996@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64580 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 154 "inscrito_id" => 146 "titulo" => "O IMPACTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE E NO ENSINO DE FILOSOFIA: DIÁLOGO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA DE CAMPO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) NA FORMAÇÃO DOCENTE NA DISCIPLINA DE FILOSOFIA, EM SUA PARTICULARIDADE, ENFATIZANDO QUE A FORMAÇÃO DO MAGISTÁRIO ? CONSTITUÍDA POR DOIS EIXOS INERENTES. O PRIMEIRO DIZ RESPEITO ? TEORIA, AOS CONTEÚDOS ESPEC?FICOS DE CADA CURSO. O SEGUNDO ? A PRÁTICA, VISANDO APLICAR TODA A TEORIA QUE FOI APREENDIDA NA IES. ESTA ÚLTIMA, EM TERMOS DE PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO DA DOCÊNCIA, NÃO SE DESVINCULA DA PRIMEIRA, VISTO QUE, A FORMAÇÃO PROFISSIONAL SE ESTABELECE NO CAMPO TEÓRICO-PR?TICO. E, NESTE PROCESSO DA PR?XIS, DA REFLEXÃO E AÇÃO, OBT?M-SE A CHAVE PARA UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA, ATIVA E TRANSFORMADORA DA REALIDADE; PROPICIANDO UMA FORMAÇÃO DOCENTE EM CONJUNTO COM OS ESTUDANTES, EM QUE VINCULA-SE O ENSINO-APRENDIZADO COMO UM PROCESSO DE CRESCIMENTO PROFISSIONAL E MELHORAMENTO DA DINÂMICA FILOS?FICA. DIANTE DISTO, OS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA DAS UNIVERSIDADES SE FIRMAM, NO PROCESSO DE LAPIDAÇÃO DOS DISCENTES, FUTUROS DOCENTES. O OBJETO DE ESTUDO ? A INSTITUIÇÃO DE ENSINO BÁSICO E.E.E.F.M ADEMAR VELOSO SILVEIRA LOCALIZADA EM CAMPINA GRANDE-PB, ONDE OCORREU O PROCESSO DA REGÊNCIA. O CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM FILOSOFIA, ATRAVÉS PRP DA CAPES, INSERE NO AMBIENTE ESCOLAR OS RESIDENTES, DE MODO QUE, A EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA PROPORCIONE UMA VISÃO E APLICABILIDADE INDUTIVA NA CONSTRUÇÃO SUBJETIVA DO SER PROFESSOR. SER?O EXPOSTAS AS IMPRESSÕES DA EXPERIÊNCIA VIVIDA NA ESCOLA E DE COMO A TEORIA/PRÁTICA CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO CONTÍNUA DA PROFISSÃO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-03 – Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA., PR?XIS., DOCÊNCIA., ENSINO DE FILOSOFIA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA19_ID146_14102019160710.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOELLY RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "MANOELLY RODRIGUES DA SILVA" "autor_email" => "manoelly1996@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }