Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O IMPACTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE E NO ENSINO DE FILOSOFIA: DIÁLOGO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA

Palavra-chaves: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA., PR?XIS., DOCÊNCIA., ENSINO DE FILOSOFIA. Pôster (PO) GT-03 – Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64580
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 154
    "inscrito_id" => 146
    "titulo" => "O IMPACTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE E NO ENSINO DE FILOSOFIA: DIÁLOGO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA DE CAMPO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) NA FORMAÇÃO DOCENTE NA DISCIPLINA DE FILOSOFIA, EM SUA PARTICULARIDADE, ENFATIZANDO QUE A FORMAÇÃO DO MAGISTÁRIO ? CONSTITUÍDA POR DOIS EIXOS INERENTES. O PRIMEIRO DIZ RESPEITO ? TEORIA, AOS CONTEÚDOS ESPEC?FICOS DE CADA CURSO. O SEGUNDO ? A PRÁTICA, VISANDO APLICAR TODA A TEORIA QUE FOI APREENDIDA NA IES. ESTA ÚLTIMA, EM TERMOS DE PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO DA DOCÊNCIA, NÃO SE DESVINCULA DA PRIMEIRA, VISTO QUE, A FORMAÇÃO PROFISSIONAL SE ESTABELECE NO CAMPO TEÓRICO-PR?TICO. E, NESTE PROCESSO DA PR?XIS, DA REFLEXÃO E AÇÃO, OBT?M-SE A CHAVE PARA UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA, ATIVA E TRANSFORMADORA DA REALIDADE; PROPICIANDO UMA FORMAÇÃO DOCENTE EM CONJUNTO COM OS ESTUDANTES, EM QUE VINCULA-SE O ENSINO-APRENDIZADO COMO UM PROCESSO DE CRESCIMENTO PROFISSIONAL E MELHORAMENTO DA DINÂMICA FILOS?FICA. DIANTE DISTO, OS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA DAS UNIVERSIDADES SE FIRMAM, NO PROCESSO DE LAPIDAÇÃO DOS DISCENTES, FUTUROS DOCENTES. O OBJETO DE ESTUDO ? A INSTITUIÇÃO DE ENSINO BÁSICO E.E.E.F.M ADEMAR VELOSO SILVEIRA LOCALIZADA EM CAMPINA GRANDE-PB, ONDE OCORREU O PROCESSO DA REGÊNCIA. O CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM FILOSOFIA, ATRAVÉS PRP DA CAPES, INSERE NO AMBIENTE ESCOLAR OS RESIDENTES, DE MODO QUE, A EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA PROPORCIONE UMA VISÃO E APLICABILIDADE INDUTIVA NA CONSTRUÇÃO SUBJETIVA DO SER PROFESSOR. SER?O EXPOSTAS AS IMPRESSÕES DA EXPERIÊNCIA VIVIDA NA ESCOLA E DE COMO A TEORIA/PRÁTICA CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO CONTÍNUA DA PROFISSÃO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-03 – Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia"
    "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA., PR?XIS., DOCÊNCIA., ENSINO DE FILOSOFIA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA19_ID146_14102019160710.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANOELLY RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "MANOELLY RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_email" => "manoelly1996@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64580
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 154
    "inscrito_id" => 146
    "titulo" => "O IMPACTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE E NO ENSINO DE FILOSOFIA: DIÁLOGO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA DE CAMPO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) NA FORMAÇÃO DOCENTE NA DISCIPLINA DE FILOSOFIA, EM SUA PARTICULARIDADE, ENFATIZANDO QUE A FORMAÇÃO DO MAGISTÁRIO ? CONSTITUÍDA POR DOIS EIXOS INERENTES. O PRIMEIRO DIZ RESPEITO ? TEORIA, AOS CONTEÚDOS ESPEC?FICOS DE CADA CURSO. O SEGUNDO ? A PRÁTICA, VISANDO APLICAR TODA A TEORIA QUE FOI APREENDIDA NA IES. ESTA ÚLTIMA, EM TERMOS DE PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO DA DOCÊNCIA, NÃO SE DESVINCULA DA PRIMEIRA, VISTO QUE, A FORMAÇÃO PROFISSIONAL SE ESTABELECE NO CAMPO TEÓRICO-PR?TICO. E, NESTE PROCESSO DA PR?XIS, DA REFLEXÃO E AÇÃO, OBT?M-SE A CHAVE PARA UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA, ATIVA E TRANSFORMADORA DA REALIDADE; PROPICIANDO UMA FORMAÇÃO DOCENTE EM CONJUNTO COM OS ESTUDANTES, EM QUE VINCULA-SE O ENSINO-APRENDIZADO COMO UM PROCESSO DE CRESCIMENTO PROFISSIONAL E MELHORAMENTO DA DINÂMICA FILOS?FICA. DIANTE DISTO, OS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA DAS UNIVERSIDADES SE FIRMAM, NO PROCESSO DE LAPIDAÇÃO DOS DISCENTES, FUTUROS DOCENTES. O OBJETO DE ESTUDO ? A INSTITUIÇÃO DE ENSINO BÁSICO E.E.E.F.M ADEMAR VELOSO SILVEIRA LOCALIZADA EM CAMPINA GRANDE-PB, ONDE OCORREU O PROCESSO DA REGÊNCIA. O CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM FILOSOFIA, ATRAVÉS PRP DA CAPES, INSERE NO AMBIENTE ESCOLAR OS RESIDENTES, DE MODO QUE, A EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA PROPORCIONE UMA VISÃO E APLICABILIDADE INDUTIVA NA CONSTRUÇÃO SUBJETIVA DO SER PROFESSOR. SER?O EXPOSTAS AS IMPRESSÕES DA EXPERIÊNCIA VIVIDA NA ESCOLA E DE COMO A TEORIA/PRÁTICA CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO CONTÍNUA DA PROFISSÃO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-03 – Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia"
    "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA., PR?XIS., DOCÊNCIA., ENSINO DE FILOSOFIA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA19_ID146_14102019160710.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANOELLY RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "MANOELLY RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_email" => "manoelly1996@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA DE CAMPO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) NA FORMAÇÃO DOCENTE NA DISCIPLINA DE FILOSOFIA, EM SUA PARTICULARIDADE, ENFATIZANDO QUE A FORMAÇÃO DO MAGISTÁRIO ? CONSTITUÍDA POR DOIS EIXOS INERENTES. O PRIMEIRO DIZ RESPEITO ? TEORIA, AOS CONTEÚDOS ESPEC?FICOS DE CADA CURSO. O SEGUNDO ? A PRÁTICA, VISANDO APLICAR TODA A TEORIA QUE FOI APREENDIDA NA IES. ESTA ÚLTIMA, EM TERMOS DE PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO DA DOCÊNCIA, NÃO SE DESVINCULA DA PRIMEIRA, VISTO QUE, A FORMAÇÃO PROFISSIONAL SE ESTABELECE NO CAMPO TEÓRICO-PR?TICO. E, NESTE PROCESSO DA PR?XIS, DA REFLEXÃO E AÇÃO, OBT?M-SE A CHAVE PARA UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA, ATIVA E TRANSFORMADORA DA REALIDADE; PROPICIANDO UMA FORMAÇÃO DOCENTE EM CONJUNTO COM OS ESTUDANTES, EM QUE VINCULA-SE O ENSINO-APRENDIZADO COMO UM PROCESSO DE CRESCIMENTO PROFISSIONAL E MELHORAMENTO DA DINÂMICA FILOS?FICA. DIANTE DISTO, OS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA DAS UNIVERSIDADES SE FIRMAM, NO PROCESSO DE LAPIDAÇÃO DOS DISCENTES, FUTUROS DOCENTES. O OBJETO DE ESTUDO ? A INSTITUIÇÃO DE ENSINO BÁSICO E.E.E.F.M ADEMAR VELOSO SILVEIRA LOCALIZADA EM CAMPINA GRANDE-PB, ONDE OCORREU O PROCESSO DA REGÊNCIA. O CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM FILOSOFIA, ATRAVÉS PRP DA CAPES, INSERE NO AMBIENTE ESCOLAR OS RESIDENTES, DE MODO QUE, A EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA PROPORCIONE UMA VISÃO E APLICABILIDADE INDUTIVA NA CONSTRUÇÃO SUBJETIVA DO SER PROFESSOR. SER?O EXPOSTAS AS IMPRESSÕES DA EXPERIÊNCIA VIVIDA NA ESCOLA E DE COMO A TEORIA/PRÁTICA CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO CONTÍNUA DA PROFISSÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.