A UTILIZAÇÃO DE MAQUETES ENQUANTO RECURSO DIDÁTICO
NAS AULAS DE GEOGRAFIA NO 6º ANO
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64388 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 118 "inscrito_id" => 227 "titulo" => """ A UTILIZAÇÃO DE MAQUETES ENQUANTO RECURSO DIDÁTICO \r\n NAS AULAS DE GEOGRAFIA NO 6º ANO """ "resumo" => "A DISCUSSÃO ACERCA DO USO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NA PRÁTICA DE ENSINO TEM SE CONSTITU?DO COMO UMA DAS MAIS IMPORTANTES QUESTÕES QUE INTEGRAM O ESPAÇO ESCOLAR. NESSE CEN?RIO, O ENSINO DE GEOGRAFIA E DE SEUS CONTEÚDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL TORNAM-SE VERDADEIROS DESAFIOS, NOS QUAIS RECURSOS COMO AS MAQUETES, SE APRESENTAM COMO EFICAZES FERRAMENTAS NA FINALIDADE DE SEU APERFEIÇOAMENTO. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO DA PRESENTE PESQUISA ? ABORDA A RELEVÂNCIA E AS IMPLICAÇÕES DA UTILIZAÇÃO DAS MAQUETES ENQUANTO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA, COM ÊNFASE NA PRÁTICA DE ENSINO DO 6º ANO NA ESCOLA CENTRO EDUCACIONAL ?OSMAR DE AQUINO? EM GUARABIRA/PB, A PARTIR DA ATUAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PAUTARAM-SE NA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE AUTORES QUE DEBATEM O TEMA E NA DISCUSSÃO DE ATIVIDADES PROPOSTAS NA REFERIDA ESCOLA. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS DE FORMA PLANEJADA E PROPOSITAL, OU SEJA, ESTUDANDO E ANALISANDO SUAS IMPLICAÇÕES, FORMAS E TEMPOS DE USO, PODEM SER DE GRANDE VALIA NA PRATICA DE ENSINO. NESSE CONTEXTO, ESPECIFICAMENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA A APRESENTAÇÃO E PRODUÇÃO DE MAQUETES SÃO RELEVANTES RECURSOS QUE PROMOVEM O APERFEIÇOAMENTO DA APRENDIZAGEM DE DIVERSOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS, PROPORCIONANDO A REPRESENTAÇÃO ESPACIAL DE SEUS FENÔMENOS E DINÂMICAS (NATURAIS E SOCIAIS) PARA ALÉM DO IMAGINÁRIO, CONTRIBUINDO DESSA FORMA PARA O ?APRENDER? DO EDUCANDO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "RECURSOS DIDÁTICOS, MAQUETES, APRENDIZAGEM, GEOGRAFIA, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID227_11102019221340.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDYLENE SILVA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "SANDYLENE SOUZA" "autor_email" => "sandylene_souza@yahoo.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64388 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 118 "inscrito_id" => 227 "titulo" => """ A UTILIZAÇÃO DE MAQUETES ENQUANTO RECURSO DIDÁTICO \r\n NAS AULAS DE GEOGRAFIA NO 6º ANO """ "resumo" => "A DISCUSSÃO ACERCA DO USO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NA PRÁTICA DE ENSINO TEM SE CONSTITU?DO COMO UMA DAS MAIS IMPORTANTES QUESTÕES QUE INTEGRAM O ESPAÇO ESCOLAR. NESSE CEN?RIO, O ENSINO DE GEOGRAFIA E DE SEUS CONTEÚDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL TORNAM-SE VERDADEIROS DESAFIOS, NOS QUAIS RECURSOS COMO AS MAQUETES, SE APRESENTAM COMO EFICAZES FERRAMENTAS NA FINALIDADE DE SEU APERFEIÇOAMENTO. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO DA PRESENTE PESQUISA ? ABORDA A RELEVÂNCIA E AS IMPLICAÇÕES DA UTILIZAÇÃO DAS MAQUETES ENQUANTO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA, COM ÊNFASE NA PRÁTICA DE ENSINO DO 6º ANO NA ESCOLA CENTRO EDUCACIONAL ?OSMAR DE AQUINO? EM GUARABIRA/PB, A PARTIR DA ATUAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PAUTARAM-SE NA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE AUTORES QUE DEBATEM O TEMA E NA DISCUSSÃO DE ATIVIDADES PROPOSTAS NA REFERIDA ESCOLA. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS DE FORMA PLANEJADA E PROPOSITAL, OU SEJA, ESTUDANDO E ANALISANDO SUAS IMPLICAÇÕES, FORMAS E TEMPOS DE USO, PODEM SER DE GRANDE VALIA NA PRATICA DE ENSINO. NESSE CONTEXTO, ESPECIFICAMENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA A APRESENTAÇÃO E PRODUÇÃO DE MAQUETES SÃO RELEVANTES RECURSOS QUE PROMOVEM O APERFEIÇOAMENTO DA APRENDIZAGEM DE DIVERSOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS, PROPORCIONANDO A REPRESENTAÇÃO ESPACIAL DE SEUS FENÔMENOS E DINÂMICAS (NATURAIS E SOCIAIS) PARA ALÉM DO IMAGINÁRIO, CONTRIBUINDO DESSA FORMA PARA O ?APRENDER? DO EDUCANDO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "RECURSOS DIDÁTICOS, MAQUETES, APRENDIZAGEM, GEOGRAFIA, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID227_11102019221340.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDYLENE SILVA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "SANDYLENE SOUZA" "autor_email" => "sandylene_souza@yahoo.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }