A DISCUSSÃO ACERCA DO USO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NA PRÁTICA DE ENSINO TEM SE CONSTITU?DO COMO UMA DAS MAIS IMPORTANTES QUESTÕES QUE INTEGRAM O ESPAÇO ESCOLAR. NESSE CEN?RIO, O ENSINO DE GEOGRAFIA E DE SEUS CONTEÚDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL TORNAM-SE VERDADEIROS DESAFIOS, NOS QUAIS RECURSOS COMO AS MAQUETES, SE APRESENTAM COMO EFICAZES FERRAMENTAS NA FINALIDADE DE SEU APERFEIÇOAMENTO. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO DA PRESENTE PESQUISA ? ABORDA A RELEVÂNCIA E AS IMPLICAÇÕES DA UTILIZAÇÃO DAS MAQUETES ENQUANTO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA, COM ÊNFASE NA PRÁTICA DE ENSINO DO 6º ANO NA ESCOLA CENTRO EDUCACIONAL ?OSMAR DE AQUINO? EM GUARABIRA/PB, A PARTIR DA ATUAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PAUTARAM-SE NA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE AUTORES QUE DEBATEM O TEMA E NA DISCUSSÃO DE ATIVIDADES PROPOSTAS NA REFERIDA ESCOLA. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS DE FORMA PLANEJADA E PROPOSITAL, OU SEJA, ESTUDANDO E ANALISANDO SUAS IMPLICAÇÕES, FORMAS E TEMPOS DE USO, PODEM SER DE GRANDE VALIA NA PRATICA DE ENSINO. NESSE CONTEXTO, ESPECIFICAMENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA A APRESENTAÇÃO E PRODUÇÃO DE MAQUETES SÃO RELEVANTES RECURSOS QUE PROMOVEM O APERFEIÇOAMENTO DA APRENDIZAGEM DE DIVERSOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS, PROPORCIONANDO A REPRESENTAÇÃO ESPACIAL DE SEUS FENÔMENOS E DINÂMICAS (NATURAIS E SOCIAIS) PARA ALÉM DO IMAGINÁRIO, CONTRIBUINDO DESSA FORMA PARA O ?APRENDER? DO EDUCANDO.