Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

DESENVOLVENDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMA S PARA O ESTUDO DAS EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU Pôster (PO) GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
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Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

ESSE TRABALHO EXP?E OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA DESENVOLVIDA DURANTE AS AULAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL TÉCNICA JOSÉ LEITE DE SOUZA, LOCALIZADA NA CIDADE DE MONTEIRO-PB. O PROGRAMA INSTITUCIONAL RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ESTÁ LIGADO ÀS PRÁTICAS QUE COMP?EM A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TEM A FINALIDADE DE INCENTIVAR E APERFEIÇOAR A FORMAÇÃO PRÁTICA DOS ALUNOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA, POSSIBILITANDO AOS FUTUROS PROFESSORES INGRESSAREM NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, QUANDO ALCANÇADO A SEGUNDA METADE DO CURSO. APRESENTAMOS DISCUSSÕES E REFLEXÕES RELACIONADAS AOS ASPECTOS DA INSERÇÃO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ESTUDO DAS EQUAÇÕES DO 2?. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS TEM SIDO UMA TENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BASTANTE PESQUISADA A PARTIR DA DÉCADA DE 80 NOS ESTADOS UNIDOS. O NTCM[1], POR MEIO DA PUBLICAÇÃO DA AN AGENDA FOR ACTION: RECOMMENDATIONS FOR SCHOOL MATHEMATICS OF THE 1980 PROPUSERAM, NESSA ÉPOCA, A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO O FOCO DA MATEMÁTICA ESCOLAR E GANHOU ÊNFASE NO MUNDO. JÁ NO BRASIL, A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO UMA METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA TEM SIDO UTILIZADA HÁ VÁRIOS ANOS PELO GRUPO GTERP[2] COORDENADO PELA PROFA. DRA. LOURDES DE LA ROSA ONUCHIC. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA TURMA DO 10 ANO DO ENSINO MÉDIO. A COLETA E ANÁLISE DE DADOS, FOI REALIZADA A PARTIR DA APLICAÇÃO DE QUESTÕES-PROBLEMAS.

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