DESENVOLVENDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMA S PARA O ESTUDO DAS EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64452 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 237 "inscrito_id" => 214 "titulo" => "DESENVOLVENDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMA S PARA O ESTUDO DAS EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "ESSE TRABALHO EXP?E OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA DESENVOLVIDA DURANTE AS AULAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL TÉCNICA JOSÉ LEITE DE SOUZA, LOCALIZADA NA CIDADE DE MONTEIRO-PB. O PROGRAMA INSTITUCIONAL RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ESTÁ LIGADO ÀS PRÁTICAS QUE COMP?EM A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TEM A FINALIDADE DE INCENTIVAR E APERFEIÇOAR A FORMAÇÃO PRÁTICA DOS ALUNOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA, POSSIBILITANDO AOS FUTUROS PROFESSORES INGRESSAREM NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, QUANDO ALCANÇADO A SEGUNDA METADE DO CURSO. APRESENTAMOS DISCUSSÕES E REFLEXÕES RELACIONADAS AOS ASPECTOS DA INSERÇÃO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ESTUDO DAS EQUAÇÕES DO 2?. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS TEM SIDO UMA TENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BASTANTE PESQUISADA A PARTIR DA DÉCADA DE 80 NOS ESTADOS UNIDOS. O NTCM[1], POR MEIO DA PUBLICAÇÃO DA AN AGENDA FOR ACTION: RECOMMENDATIONS FOR SCHOOL MATHEMATICS OF THE 1980 PROPUSERAM, NESSA ÉPOCA, A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO O FOCO DA MATEMÁTICA ESCOLAR E GANHOU ÊNFASE NO MUNDO. JÁ NO BRASIL, A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO UMA METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA TEM SIDO UTILIZADA HÁ VÁRIOS ANOS PELO GRUPO GTERP[2] COORDENADO PELA PROFA. DRA. LOURDES DE LA ROSA ONUCHIC. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA TURMA DO 10 ANO DO ENSINO MÉDIO. A COLETA E ANÁLISE DE DADOS, FOI REALIZADA A PARTIR DA APLICAÇÃO DE QUESTÕES-PROBLEMAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID214_18102019012602.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ MARCELO SILVA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "MARCELO SILVA" "autor_email" => "marcelomonteiro201712345@" "autor_ies" => "UEPB CAMPUS VI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64452 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 237 "inscrito_id" => 214 "titulo" => "DESENVOLVENDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMA S PARA O ESTUDO DAS EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "ESSE TRABALHO EXP?E OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA DESENVOLVIDA DURANTE AS AULAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL TÉCNICA JOSÉ LEITE DE SOUZA, LOCALIZADA NA CIDADE DE MONTEIRO-PB. O PROGRAMA INSTITUCIONAL RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ESTÁ LIGADO ÀS PRÁTICAS QUE COMP?EM A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TEM A FINALIDADE DE INCENTIVAR E APERFEIÇOAR A FORMAÇÃO PRÁTICA DOS ALUNOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA, POSSIBILITANDO AOS FUTUROS PROFESSORES INGRESSAREM NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, QUANDO ALCANÇADO A SEGUNDA METADE DO CURSO. APRESENTAMOS DISCUSSÕES E REFLEXÕES RELACIONADAS AOS ASPECTOS DA INSERÇÃO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ESTUDO DAS EQUAÇÕES DO 2?. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS TEM SIDO UMA TENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BASTANTE PESQUISADA A PARTIR DA DÉCADA DE 80 NOS ESTADOS UNIDOS. O NTCM[1], POR MEIO DA PUBLICAÇÃO DA AN AGENDA FOR ACTION: RECOMMENDATIONS FOR SCHOOL MATHEMATICS OF THE 1980 PROPUSERAM, NESSA ÉPOCA, A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO O FOCO DA MATEMÁTICA ESCOLAR E GANHOU ÊNFASE NO MUNDO. JÁ NO BRASIL, A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO UMA METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA TEM SIDO UTILIZADA HÁ VÁRIOS ANOS PELO GRUPO GTERP[2] COORDENADO PELA PROFA. DRA. LOURDES DE LA ROSA ONUCHIC. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA TURMA DO 10 ANO DO ENSINO MÉDIO. A COLETA E ANÁLISE DE DADOS, FOI REALIZADA A PARTIR DA APLICAÇÃO DE QUESTÕES-PROBLEMAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID214_18102019012602.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ MARCELO SILVA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "MARCELO SILVA" "autor_email" => "marcelomonteiro201712345@" "autor_ies" => "UEPB CAMPUS VI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }