ESSE TRABALHO EXP?E OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA DESENVOLVIDA DURANTE AS AULAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL TÉCNICA JOSÉ LEITE DE SOUZA, LOCALIZADA NA CIDADE DE MONTEIRO-PB. O PROGRAMA INSTITUCIONAL RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ESTÁ LIGADO ÀS PRÁTICAS QUE COMP?EM A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TEM A FINALIDADE DE INCENTIVAR E APERFEIÇOAR A FORMAÇÃO PRÁTICA DOS ALUNOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA, POSSIBILITANDO AOS FUTUROS PROFESSORES INGRESSAREM NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, QUANDO ALCANÇADO A SEGUNDA METADE DO CURSO. APRESENTAMOS DISCUSSÕES E REFLEXÕES RELACIONADAS AOS ASPECTOS DA INSERÇÃO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ESTUDO DAS EQUAÇÕES DO 2?. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS TEM SIDO UMA TENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BASTANTE PESQUISADA A PARTIR DA DÉCADA DE 80 NOS ESTADOS UNIDOS. O NTCM[1], POR MEIO DA PUBLICAÇÃO DA AN AGENDA FOR ACTION: RECOMMENDATIONS FOR SCHOOL MATHEMATICS OF THE 1980 PROPUSERAM, NESSA ÉPOCA, A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO O FOCO DA MATEMÁTICA ESCOLAR E GANHOU ÊNFASE NO MUNDO. JÁ NO BRASIL, A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO UMA METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA TEM SIDO UTILIZADA HÁ VÁRIOS ANOS PELO GRUPO GTERP[2] COORDENADO PELA PROFA. DRA. LOURDES DE LA ROSA ONUCHIC. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA TURMA DO 10 ANO DO ENSINO MÉDIO. A COLETA E ANÁLISE DE DADOS, FOI REALIZADA A PARTIR DA APLICAÇÃO DE QUESTÕES-PROBLEMAS.