NO ATUAL CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, COM AS MUDANÇAS E INOVAÇÕES, ULTRAPASSANDO O TRADICIONAL, SE TEM VÁRIOS DESAFIOS QUE SÃO ENFRENTADOS POR PROFESSORES E ALUNOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM, POR ISSO ? IMPORTANTE QUE AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES PRESERVEM SEU COMPROMISSO, DE ESTIMULAR A REFLEXÃO E A ANÁLISE. ESTES DESAFIOS, COMO POR EXEMPLO, A INFRAESTRUTURA ESCOLAR, OR?AMENTOS, ENTRE OUTROS, AS METODOLOGIAS UTILIZADAS EM SALA DE AULA, FAZENDO-SE IMPORTANTE AMPLIAR A DIDÁTICA, COMO DIZ NILES E SOCHA (2014), QUE O LÚDICO VEIO PARA CONQUISTAR UM ESPAÇO NA EDUCAÇÃO, COM BRINCADEIRAS SENDO USADAS COMO RECURSOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS. DITO ISTO, NO ENSINO DE CIÊNCIAS NÃO SERIA DIFERENTE, POR ISSO SURGIU ESTE PROJETO, QUE FAZ A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO DIDÁTICA LÚDICA PARA INSTIGAR A BUSCA POR CONHECIMENTO, ALÉM DE CONTRIBUIR COM O DIVERTIMENTO DA APRENDIZAGEM, COM FOCO NO CONTEÚDO DE SISTEMAS DO CORPO HUMANO. O PRESENTE PROJETO DAR-SE POR MEIO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FUNDADO PELA CAPES. E ESTÁ SENDO AVALIADO DE FORMA QUALITATIVA, DESENVOLVIDO NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL POETISA VICENTINA F. VITAL DO RÊGO, COM UMA TURMA DE 8 ANO DO FUNDAMENTAL II, E DIVIDIDO EM ETAPAS, AS QUAIS SÃO UM PRÉ-TESTE COM OS ALUNOS, LOGO APÓS A EXPOSIÇÃO DO CONTEÚDO E UMA EXPLICAÇÃO DE COMO SERÁ REALIZADO O TRABALHO, E PRODUÇÃO DO JOGOS, QUE EM SEGUIDA IREMOS JOGAR, E POR FIM SERÁ FEITO UM PÓS-TESTE.