Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DOS SISTEMAS DO CORPO HUMANO NO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Palavra-chaves: JOGOS NA EDUCAÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS, LÚDICO Pôster (PO) GT-01 – Ensino de Biologia: perspectivas formativas entre a universidade e a escola
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64387
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 350
    "inscrito_id" => 365
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DOS SISTEMAS DO CORPO HUMANO NO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA"
    "resumo" => "NO ATUAL CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, COM AS MUDANÇAS E INOVAÇÕES, ULTRAPASSANDO O TRADICIONAL, SE TEM VÁRIOS DESAFIOS QUE SÃO ENFRENTADOS POR PROFESSORES E ALUNOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM, POR ISSO ? IMPORTANTE QUE AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES PRESERVEM SEU COMPROMISSO, DE ESTIMULAR A REFLEXÃO E A ANÁLISE. ESTES DESAFIOS, COMO POR EXEMPLO, A INFRAESTRUTURA ESCOLAR, OR?AMENTOS, ENTRE OUTROS, AS METODOLOGIAS UTILIZADAS EM SALA DE AULA, FAZENDO-SE IMPORTANTE AMPLIAR A DIDÁTICA, COMO DIZ NILES E SOCHA (2014), QUE O LÚDICO VEIO PARA CONQUISTAR UM ESPAÇO NA EDUCAÇÃO, COM BRINCADEIRAS SENDO USADAS COMO RECURSOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS. DITO ISTO, NO ENSINO DE CIÊNCIAS NÃO SERIA DIFERENTE, POR ISSO SURGIU ESTE PROJETO, QUE FAZ A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO DIDÁTICA LÚDICA PARA INSTIGAR A BUSCA POR CONHECIMENTO, ALÉM DE CONTRIBUIR COM O DIVERTIMENTO DA APRENDIZAGEM, COM FOCO NO CONTEÚDO DE SISTEMAS DO CORPO HUMANO. O PRESENTE PROJETO DAR-SE POR MEIO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FUNDADO PELA CAPES. E ESTÁ SENDO AVALIADO DE FORMA QUALITATIVA, DESENVOLVIDO NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL POETISA VICENTINA F. VITAL DO RÊGO, COM UMA TURMA DE 8 ANO DO FUNDAMENTAL II, E DIVIDIDO EM ETAPAS, AS QUAIS SÃO UM PRÉ-TESTE COM OS ALUNOS, LOGO APÓS A EXPOSIÇÃO DO CONTEÚDO E UMA EXPLICAÇÃO DE COMO SERÁ REALIZADO O TRABALHO, E PRODUÇÃO DO JOGOS, QUE EM SEGUIDA IREMOS JOGAR, E POR FIM SERÁ FEITO UM PÓS-TESTE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-01 – Ensino de Biologia: perspectivas formativas entre a universidade e a escola"
    "palavra_chave" => "JOGOS NA EDUCAÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS, LÚDICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA17_ID365_19102019154827.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STEPHANY DINIZ SILVA MINEIRO"
    "autor_nome_curto" => "STEPHANY MINEIRO"
    "autor_email" => "stephanydiniz@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64387
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 350
    "inscrito_id" => 365
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DOS SISTEMAS DO CORPO HUMANO NO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA"
    "resumo" => "NO ATUAL CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, COM AS MUDANÇAS E INOVAÇÕES, ULTRAPASSANDO O TRADICIONAL, SE TEM VÁRIOS DESAFIOS QUE SÃO ENFRENTADOS POR PROFESSORES E ALUNOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM, POR ISSO ? IMPORTANTE QUE AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES PRESERVEM SEU COMPROMISSO, DE ESTIMULAR A REFLEXÃO E A ANÁLISE. ESTES DESAFIOS, COMO POR EXEMPLO, A INFRAESTRUTURA ESCOLAR, OR?AMENTOS, ENTRE OUTROS, AS METODOLOGIAS UTILIZADAS EM SALA DE AULA, FAZENDO-SE IMPORTANTE AMPLIAR A DIDÁTICA, COMO DIZ NILES E SOCHA (2014), QUE O LÚDICO VEIO PARA CONQUISTAR UM ESPAÇO NA EDUCAÇÃO, COM BRINCADEIRAS SENDO USADAS COMO RECURSOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS. DITO ISTO, NO ENSINO DE CIÊNCIAS NÃO SERIA DIFERENTE, POR ISSO SURGIU ESTE PROJETO, QUE FAZ A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO DIDÁTICA LÚDICA PARA INSTIGAR A BUSCA POR CONHECIMENTO, ALÉM DE CONTRIBUIR COM O DIVERTIMENTO DA APRENDIZAGEM, COM FOCO NO CONTEÚDO DE SISTEMAS DO CORPO HUMANO. O PRESENTE PROJETO DAR-SE POR MEIO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FUNDADO PELA CAPES. E ESTÁ SENDO AVALIADO DE FORMA QUALITATIVA, DESENVOLVIDO NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL POETISA VICENTINA F. VITAL DO RÊGO, COM UMA TURMA DE 8 ANO DO FUNDAMENTAL II, E DIVIDIDO EM ETAPAS, AS QUAIS SÃO UM PRÉ-TESTE COM OS ALUNOS, LOGO APÓS A EXPOSIÇÃO DO CONTEÚDO E UMA EXPLICAÇÃO DE COMO SERÁ REALIZADO O TRABALHO, E PRODUÇÃO DO JOGOS, QUE EM SEGUIDA IREMOS JOGAR, E POR FIM SERÁ FEITO UM PÓS-TESTE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-01 – Ensino de Biologia: perspectivas formativas entre a universidade e a escola"
    "palavra_chave" => "JOGOS NA EDUCAÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS, LÚDICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA17_ID365_19102019154827.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STEPHANY DINIZ SILVA MINEIRO"
    "autor_nome_curto" => "STEPHANY MINEIRO"
    "autor_email" => "stephanydiniz@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

NO ATUAL CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, COM AS MUDANÇAS E INOVAÇÕES, ULTRAPASSANDO O TRADICIONAL, SE TEM VÁRIOS DESAFIOS QUE SÃO ENFRENTADOS POR PROFESSORES E ALUNOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM, POR ISSO ? IMPORTANTE QUE AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES PRESERVEM SEU COMPROMISSO, DE ESTIMULAR A REFLEXÃO E A ANÁLISE. ESTES DESAFIOS, COMO POR EXEMPLO, A INFRAESTRUTURA ESCOLAR, OR?AMENTOS, ENTRE OUTROS, AS METODOLOGIAS UTILIZADAS EM SALA DE AULA, FAZENDO-SE IMPORTANTE AMPLIAR A DIDÁTICA, COMO DIZ NILES E SOCHA (2014), QUE O LÚDICO VEIO PARA CONQUISTAR UM ESPAÇO NA EDUCAÇÃO, COM BRINCADEIRAS SENDO USADAS COMO RECURSOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS. DITO ISTO, NO ENSINO DE CIÊNCIAS NÃO SERIA DIFERENTE, POR ISSO SURGIU ESTE PROJETO, QUE FAZ A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO DIDÁTICA LÚDICA PARA INSTIGAR A BUSCA POR CONHECIMENTO, ALÉM DE CONTRIBUIR COM O DIVERTIMENTO DA APRENDIZAGEM, COM FOCO NO CONTEÚDO DE SISTEMAS DO CORPO HUMANO. O PRESENTE PROJETO DAR-SE POR MEIO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FUNDADO PELA CAPES. E ESTÁ SENDO AVALIADO DE FORMA QUALITATIVA, DESENVOLVIDO NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL POETISA VICENTINA F. VITAL DO RÊGO, COM UMA TURMA DE 8 ANO DO FUNDAMENTAL II, E DIVIDIDO EM ETAPAS, AS QUAIS SÃO UM PRÉ-TESTE COM OS ALUNOS, LOGO APÓS A EXPOSIÇÃO DO CONTEÚDO E UMA EXPLICAÇÃO DE COMO SERÁ REALIZADO O TRABALHO, E PRODUÇÃO DO JOGOS, QUE EM SEGUIDA IREMOS JOGAR, E POR FIM SERÁ FEITO UM PÓS-TESTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.