EM BUSCA DE COMPREENDER COMO TEM SUCEDIDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DE COMO OS PROJETOS DIRECIONADO PARA A QUALIFICAÇÃO DE DOCENTES, COM O ENFOQUE NO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, VEM CONTRIBUINDO PARA A MELHORIA DE EDUCADORES EM SALA DE AULA, FOI REALIZADO UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO ACERCA DO ASSUNTO E LOGO APÓS UMA INVESTIGAÇÃO EM CAMPO POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO COM OS ALUNOS RESIDENTES DE FÍSICA E MATEMÁTICA DO CAMPUS VII DA UEPB, QUE TINHA COMO FINALIDADE DESCOBRIR QUE IMPORTÂNCIA TEVE A RESIDÊNCIA EM SUA FORMAÇÃO E COMO TRANSCORREU O PROGRAMA NO SEU ANO INICIAL. NO QUAL, ALGUNS ESTUDIOSOS DEFENDEM A IDEIA DE QUE A PRÁTICA DOCENTE ? A MELHOR FORMAÇÃO, PARTINDO DESSA PRIM?CIAS A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA TEM COMO PROPOSTA A VIVENCIA EM SALA DE AULA. ONDE OBTEVE-SE UM RESULTADO SIGNIFICANTE MESMO ALGUNS JÁ POSSU?REM EXPERIÊNCIA NA ÁREA, PUDERAM ADQUIRIR OUTROS SABERES OFERECENDO UMA NOVA VISÃO PARA SEU MAGISTÁRIO. LOGO, A RESIDÊNCIA VEM APRESENTANDO BENEFÍCIOS PARA OS LICENCIADOS FAZENDO COM QUE TAIS TENHO MAIS APTID?O NA VIDA DOCENTE, ALÉM DISSO PROPORCIONA A INTERAÇÃO DAS UNIVERSIDADE COM AS ESCOLAS BÁSICAS.