O PRESENTE TRABALHO FUNDAMENTA-SE NA NECESSIDADE DE ANALISAR AS DESIGUALDADES SOCIECONÔMICAS E CULTURAIS TRAZIDAS PELO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO PARA A SOCIEDADE ATUAL, ? DE GRANDE RELEVÂNCIA COMPREENDER ESSE PROCESSO E AS DIFERENTES DESIGUALDADES QUE ENVOLVEM A SOCIEDADE GLOBAL ADVINDAS DA GLOBALIZAÇÃO NA ESFERA DAS INTERVENÇÕES REALIZADAS NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB QUE INTEGRA O SUBPROJETO DE GEOGRAFIA, NO ÂMBITO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/UEPB FOI NECESSÁRIO REALIZAR UM ESTUDO A CERCA DA PROBLEMÁTICA EM SALA DE AULA. HAJA VISTA AS DIFICULDADES DOS DISCENTES DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II EM COMPREENDER E ENTENDER O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO, A PESQUISA OBEDECEU ÀS SEGUINTES FASES: APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS; ANÁLISE DE FOTOS E IMAGENS, CONSTRUÇÃO DE TEXTOS E MURAIS, A CERCA DO TEMA PROPOSTO. OS RESULTADOS DESTA EXPERIÊNCIA DEMONSTRAM A IMPORTÂNCIA DE APROXIMAR O CONTEÚDO ESTUDADO COM O COTIDIANO DOS DISCENTES, FAZER UMA APROXIMAÇÃO ENTRE OBJETO E SUJEITO. OS DISCENTES FORAM AMPLIANDO A CAPACIDADE DE COMPREENDER AS TRANSFORMAÇÕES ESPACIAIS E SOCIAIS DA GLOBALIZAÇÃO, SUAS PROBLEMÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE ATUAL, O QUE ATRAVÉS DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PROPORCIONA ESSA JUNÇÃO COM INTERVENÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS QUALITATIVAS.