AS DISCURS?ES ENVOLVENDO O PERFIL DA MULHER BRASILEIRA NAS ESCOLAS, TROUXE AO LONGO DA HISTÓRIA DIVERSAS POSSIBILIDADES DE INFLUÊNCIA SOBRE A TEMÁTICA PARA AS DIFERENTES CLASSES ESTUDANTIS. ESPECIFICAMENTE PARA TURMAS DE 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, OBSERVA-SE O QUANTO A TEMÁTICA ? PRESENTE NO LIVRO DIDÁTICO, TAIS COMO: A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO, PRECONCEITO CONTRA O TRABALHO DA FEMININO, DIFEREN?A SALARIAL, DENTRE OUTROS DESAFIOS QUE ERAM, E INFELIZMENTE CONTINUAM SENDO UM TABU PARA A SOCIEDADE. PORÉM, PERCEBE-SE QUE ESTES ESTUDOS SE D?O DE FORMA SUPERFICIAL, RESUMIDA, E SEM UM APROFUNDAMENTO NECESSÁRIO. E NESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE TRABALHO TRAZ COMO PROPOSTA DE INTERVENÇÃO, ATIVIDADES DESENVOLVIDAS AO LONGO DO ANO LETIVO NUMA TURMA DE 7º ANO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JUDITH BARBOSA DE PAULA, ATRAVÉS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, OBJETIVANDO INTENSIFICAR OS ESTUDOS SOBRE O PAPEL DA MULHER NA SOCIEDADE, VISTO QUE, NÃO SÃO DISCUSSÕES ULTRAPASSADAS, MAS UM PROBLEMA SOCIAL GRAVE, QUE ESTÁ DIRETAMENTE ENTRELA?ADO COM A CULTURA DO MACHISMO, QUE LAMENTAVELMENTE, TRAZ GRAVES CONSEQUÊNCIAS PARA A SOCIEDADE ATUAL. AS ATIVIDADES SE INICIARAM COM PALESTRAS TEMÁTICAS, ABORDANDO OS DIVERSOS TIPOS DE VIOLÊNCIA COMETIDOS CONTRA A MULHER, PRODUÇÕES DE TEXTOS E CARTAZES, ALÉM DO LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE O PERFIL DA MULHER DAS DIFERENTES REGIÕES DO BRASIL. ESTAS PESQUISAS FORAM DESENVOLVIDAS PELOS PRÓPRIOS ALUNOS, PARA QUE POSSIBILITASSE O ENVOLVIMENTO DA TEMÁTICA DURANTE TODO O ANO LETIVO, POIS COMO ? DE CONHECIMENTO COMUM, AS REGIÕES BRASILEIRAS FAZ PARTE DA GRADE CURRICULAR DA SÉRIE, NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA.