O PRESENTE ESTUDO APRESENTA COMO OBJETIVO REFLETIR ACERCA DA INSERÇÃO DO LÚDICO NO AMBIENTE EDUCACIONAL E SUA RESPECTIVA COLABORAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS. PARA TANTO, FORAM CONSULTADOS CORSINO (2009), HAETINGER (2005), OLIVEIRA (2010), MASCIOLI (2006), ENTRE OUTROS QUE OFERECEM ESTUDOS A RESPEITO DOS BENEFÍCIOS QUE O ATO DE BRINCAR TRAZ PARA A APRENDIZAGEM. MUITO SE DISCUTE SOBRE UMA REFORMULAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO TRADICIONAIS (AULAS EXPOSITIVAS ? CENTRADAS NA FIGURA DO PROFESSOR) PARA MÉTODOS CONTEMPOR?NEOS E INOVADORES, QUE ESTEJAM RELACIONADOS COM O CONTEXTO S?CIO, HISTÓRICO E CULTURAL E, PARA ISSO ? NECESSÁRIA A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS METODOLÓGICOS LÚDICOS, POIS OS EDUCANDOS DEMONSTRAM ENTUSIASMO AO VIVENCIAREM SITUAÇÕES ESCOLARES QUE SE DISTANCIEM DA ROTINA EDUCACIONAL. INICIALMENTE, BUSCAMOS AVERIGUAR SE ACONTECE OU NÃO A VALORIZAÇÃO DO BRINCAR COMO AUXÍLIO PARA A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM, SE O BRINQUEDO E A BRINCADEIRA ESTAVAM PRESENTES NO COTIDIANO DAS TURMAS E QUAL A FINALIDADE DOS MESMOS, CASO SUA PRESENÇA SEJA COMPROVADA. E O PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA) ? SUBPROJETO DE PEDAGOGIA EM PARCERIA COM A CAPES (COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR) - NOS PROPORCIONOU A ATUAÇÃO EM SALA DE AULA, COLABORANDO DESDE MODO, PARA A NOSSA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E A MELHORIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS, POIS NÓS OBJETIVAMOS INTERVIR SOMANDO NO APRENDIZADO DOS EDUCANDOS, PROVOCANDO ASSIM MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS. A ELABORAÇÃO DESTA PESQUISA SE BASEIA NA REFLEXÃO SOBRE AS VANTAGENS QUE O BRINCAR E OS BRINQUEDOS PROPORCIONAM NA APRENDIZAGEM E COMO O AUXÍLIO DO PEDAGOGO ? IMPORTANTE NESSE PROCESSO.