A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64345 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 49 "inscrito_id" => 250 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO APRESENTA COMO OBJETIVO REFLETIR ACERCA DA INSERÇÃO DO LÚDICO NO AMBIENTE EDUCACIONAL E SUA RESPECTIVA COLABORAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS. PARA TANTO, FORAM CONSULTADOS CORSINO (2009), HAETINGER (2005), OLIVEIRA (2010), MASCIOLI (2006), ENTRE OUTROS QUE OFERECEM ESTUDOS A RESPEITO DOS BENEFÍCIOS QUE O ATO DE BRINCAR TRAZ PARA A APRENDIZAGEM. MUITO SE DISCUTE SOBRE UMA REFORMULAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO TRADICIONAIS (AULAS EXPOSITIVAS ? CENTRADAS NA FIGURA DO PROFESSOR) PARA MÉTODOS CONTEMPOR?NEOS E INOVADORES, QUE ESTEJAM RELACIONADOS COM O CONTEXTO S?CIO, HISTÓRICO E CULTURAL E, PARA ISSO ? NECESSÁRIA A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS METODOLÓGICOS LÚDICOS, POIS OS EDUCANDOS DEMONSTRAM ENTUSIASMO AO VIVENCIAREM SITUAÇÕES ESCOLARES QUE SE DISTANCIEM DA ROTINA EDUCACIONAL. INICIALMENTE, BUSCAMOS AVERIGUAR SE ACONTECE OU NÃO A VALORIZAÇÃO DO BRINCAR COMO AUXÍLIO PARA A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM, SE O BRINQUEDO E A BRINCADEIRA ESTAVAM PRESENTES NO COTIDIANO DAS TURMAS E QUAL A FINALIDADE DOS MESMOS, CASO SUA PRESENÇA SEJA COMPROVADA. E O PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA) ? SUBPROJETO DE PEDAGOGIA EM PARCERIA COM A CAPES (COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR) - NOS PROPORCIONOU A ATUAÇÃO EM SALA DE AULA, COLABORANDO DESDE MODO, PARA A NOSSA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E A MELHORIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS, POIS NÓS OBJETIVAMOS INTERVIR SOMANDO NO APRENDIZADO DOS EDUCANDOS, PROVOCANDO ASSIM MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS. A ELABORAÇÃO DESTA PESQUISA SE BASEIA NA REFLEXÃO SOBRE AS VANTAGENS QUE O BRINCAR E OS BRINQUEDOS PROPORCIONAM NA APRENDIZAGEM E COMO O AUXÍLIO DO PEDAGOGO ? IMPORTANTE NESSE PROCESSO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "LÚDICO, APRENDIZAGEM, BRINCADEIRA, BRINQUEDO, BRINQUEDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA27_ID250_09102019092325.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KAROLINE SANTANA DE MEIRELES" "autor_nome_curto" => "KAROLINE MEIRELES" "autor_email" => "karol.meireles7@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64345 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 49 "inscrito_id" => 250 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO APRESENTA COMO OBJETIVO REFLETIR ACERCA DA INSERÇÃO DO LÚDICO NO AMBIENTE EDUCACIONAL E SUA RESPECTIVA COLABORAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS. PARA TANTO, FORAM CONSULTADOS CORSINO (2009), HAETINGER (2005), OLIVEIRA (2010), MASCIOLI (2006), ENTRE OUTROS QUE OFERECEM ESTUDOS A RESPEITO DOS BENEFÍCIOS QUE O ATO DE BRINCAR TRAZ PARA A APRENDIZAGEM. MUITO SE DISCUTE SOBRE UMA REFORMULAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO TRADICIONAIS (AULAS EXPOSITIVAS ? CENTRADAS NA FIGURA DO PROFESSOR) PARA MÉTODOS CONTEMPOR?NEOS E INOVADORES, QUE ESTEJAM RELACIONADOS COM O CONTEXTO S?CIO, HISTÓRICO E CULTURAL E, PARA ISSO ? NECESSÁRIA A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS METODOLÓGICOS LÚDICOS, POIS OS EDUCANDOS DEMONSTRAM ENTUSIASMO AO VIVENCIAREM SITUAÇÕES ESCOLARES QUE SE DISTANCIEM DA ROTINA EDUCACIONAL. INICIALMENTE, BUSCAMOS AVERIGUAR SE ACONTECE OU NÃO A VALORIZAÇÃO DO BRINCAR COMO AUXÍLIO PARA A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM, SE O BRINQUEDO E A BRINCADEIRA ESTAVAM PRESENTES NO COTIDIANO DAS TURMAS E QUAL A FINALIDADE DOS MESMOS, CASO SUA PRESENÇA SEJA COMPROVADA. E O PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA) ? SUBPROJETO DE PEDAGOGIA EM PARCERIA COM A CAPES (COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR) - NOS PROPORCIONOU A ATUAÇÃO EM SALA DE AULA, COLABORANDO DESDE MODO, PARA A NOSSA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E A MELHORIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS, POIS NÓS OBJETIVAMOS INTERVIR SOMANDO NO APRENDIZADO DOS EDUCANDOS, PROVOCANDO ASSIM MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS. A ELABORAÇÃO DESTA PESQUISA SE BASEIA NA REFLEXÃO SOBRE AS VANTAGENS QUE O BRINCAR E OS BRINQUEDOS PROPORCIONAM NA APRENDIZAGEM E COMO O AUXÍLIO DO PEDAGOGO ? IMPORTANTE NESSE PROCESSO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "LÚDICO, APRENDIZAGEM, BRINCADEIRA, BRINQUEDO, BRINQUEDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA27_ID250_09102019092325.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KAROLINE SANTANA DE MEIRELES" "autor_nome_curto" => "KAROLINE MEIRELES" "autor_email" => "karol.meireles7@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }