Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O ENSINO DE BOTÂNICA ATRAVÉS DE AULAS PRÁTICAS PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Palavra-chaves: AULAS PRÁTICAS, REINO PLANTAE, BOTÂNICA, ENSINO DE CIÊNCIAS Pôster (PO) GT-01 – Ensino de Biologia: perspectivas formativas entre a universidade e a escola
0 of 0
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64563 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 458 "inscrito_id" => 1026 "titulo" => "O ENSINO DE BOTÂNICA ATRAVÉS DE AULAS PRÁTICAS PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "ESSE RELATO DE EXPERIÊNCIA ? DO TIPO QUALITATIVO, FEITO A PARTIR DE OBSERVAÇÕES DURANTE AS ATIVIDADES PRÁTICAS REALIZADAS NA ESCOLA CEAI GOVERNADOR ANTÔNIO MARIZ, UMA ESCOLA PÚBLICA, LOCALIZADA EM CAMPINA GRANDE QUE FOI CONTEMPLADA COM O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, OFERECIDO PELA CAPES. O TEMA ABORDADO NAS AULAS PRÁTICAS FOI "BOTÂNICA" QUE ? UM RAMO DA BIOLOGIA QUE APESAR DE SER TÃO IMPORTANTE, AINDA HÁ UM BLOQUEIO DOS ALUNOS PARA COM ESTA ÁREA; VÊ-SE, AINDA, MUITA DIFICULDADE EM APRENDER E POUCA EMPATIA POR ESSE CONHECIMENTO, JÁ QUE MUITAS VEZES O ESSE ENSINO ? APENAS MORFOLÓGICO, SISTEMÁTICO E COM GRANDE QUANTIDADE DE TERMINOLOGIAS, DISTANTE DA REALIDADE DOS ALUNOS, NÃO OS PROPICIANDO A ENTENDER E REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DESSE CONTEÚDO PARA A VIDA COMO UM TODO. A FIM DE MELHORAR, ESTIMULAR E COMPLEMENTAR O ASSUNTO DO REINO PLANTAE, DISCUTIDO AO LONGO 3⁰ BIMESTRE, FOI PLANEJADA UMA AULA PRÁTICA COM OS ALUNOS DO 7⁰ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, OS QUAIS TIVERAM GRANDE EMPENHO E CURIOSIDADE POR ESSA AULA, EXPLANANDO BEM O CONTEÚDO, DE FORMA A SACIAR ALGUMAS DÍVIDAS E MELHORAR, SIGNIFICATIVAMENTE, O ENTENDIMENTO, NÃO S? MORFOLÓGICO, MAS TAMBÉM ECOLÓGICO DAS PLANTAS PARA SUSTENTO DE TODA A VIDA EXISTENTE NO PLANETA TERRA. DESSE MODO, PODEMOS OBSERVAR QUE O ASSUNTO REINO PLANTAE ? MELHOR ACOLHIDO PELOS ALUNOS QUANDO HÁ AULAS PRÁTICAS, PRINCIPALMENTE QUANDO O SUJEITO PODE AUXILIAR E INTERAGIR, DESPERTANDO SEU INTERESSE E AUXILIANDO NO CONHECIMENTO.ESSE RELATO DE EXPERIÊNCIA ? DO TIPO QUALITATIVO, FEITO A PARTIR DE OBSERVAÇÕES DURANTE AS ATIVIDADES PRÁTICAS REALIZADAS NA ESCOLA CEAI GOVERNADOR ANTÔNIO MARI" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-01 – Ensino de Biologia: perspectivas formativas entre a universidade e a escola" "palavra_chave" => "AULAS PRÁTICAS, REINO PLANTAE, BOTÂNICA, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA17_ID1026_20102019155509.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA SILVA BARBOZA" "autor_nome_curto" => "RAFAELA BARBOZA" "autor_email" => "rafaelabarboza1234@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64563 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 458 "inscrito_id" => 1026 "titulo" => "O ENSINO DE BOTÂNICA ATRAVÉS DE AULAS PRÁTICAS PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "ESSE RELATO DE EXPERIÊNCIA ? DO TIPO QUALITATIVO, FEITO A PARTIR DE OBSERVAÇÕES DURANTE AS ATIVIDADES PRÁTICAS REALIZADAS NA ESCOLA CEAI GOVERNADOR ANTÔNIO MARIZ, UMA ESCOLA PÚBLICA, LOCALIZADA EM CAMPINA GRANDE QUE FOI CONTEMPLADA COM O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, OFERECIDO PELA CAPES. O TEMA ABORDADO NAS AULAS PRÁTICAS FOI "BOTÂNICA" QUE ? UM RAMO DA BIOLOGIA QUE APESAR DE SER TÃO IMPORTANTE, AINDA HÁ UM BLOQUEIO DOS ALUNOS PARA COM ESTA ÁREA; VÊ-SE, AINDA, MUITA DIFICULDADE EM APRENDER E POUCA EMPATIA POR ESSE CONHECIMENTO, JÁ QUE MUITAS VEZES O ESSE ENSINO ? APENAS MORFOLÓGICO, SISTEMÁTICO E COM GRANDE QUANTIDADE DE TERMINOLOGIAS, DISTANTE DA REALIDADE DOS ALUNOS, NÃO OS PROPICIANDO A ENTENDER E REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DESSE CONTEÚDO PARA A VIDA COMO UM TODO. A FIM DE MELHORAR, ESTIMULAR E COMPLEMENTAR O ASSUNTO DO REINO PLANTAE, DISCUTIDO AO LONGO 3⁰ BIMESTRE, FOI PLANEJADA UMA AULA PRÁTICA COM OS ALUNOS DO 7⁰ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, OS QUAIS TIVERAM GRANDE EMPENHO E CURIOSIDADE POR ESSA AULA, EXPLANANDO BEM O CONTEÚDO, DE FORMA A SACIAR ALGUMAS DÍVIDAS E MELHORAR, SIGNIFICATIVAMENTE, O ENTENDIMENTO, NÃO S? MORFOLÓGICO, MAS TAMBÉM ECOLÓGICO DAS PLANTAS PARA SUSTENTO DE TODA A VIDA EXISTENTE NO PLANETA TERRA. DESSE MODO, PODEMOS OBSERVAR QUE O ASSUNTO REINO PLANTAE ? MELHOR ACOLHIDO PELOS ALUNOS QUANDO HÁ AULAS PRÁTICAS, PRINCIPALMENTE QUANDO O SUJEITO PODE AUXILIAR E INTERAGIR, DESPERTANDO SEU INTERESSE E AUXILIANDO NO CONHECIMENTO.ESSE RELATO DE EXPERIÊNCIA ? DO TIPO QUALITATIVO, FEITO A PARTIR DE OBSERVAÇÕES DURANTE AS ATIVIDADES PRÁTICAS REALIZADAS NA ESCOLA CEAI GOVERNADOR ANTÔNIO MARI" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-01 – Ensino de Biologia: perspectivas formativas entre a universidade e a escola" "palavra_chave" => "AULAS PRÁTICAS, REINO PLANTAE, BOTÂNICA, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA17_ID1026_20102019155509.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA SILVA BARBOZA" "autor_nome_curto" => "RAFAELA BARBOZA" "autor_email" => "rafaelabarboza1234@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

ESSE RELATO DE EXPERIÊNCIA ? DO TIPO QUALITATIVO, FEITO A PARTIR DE OBSERVAÇÕES DURANTE AS ATIVIDADES PRÁTICAS REALIZADAS NA ESCOLA CEAI GOVERNADOR ANTÔNIO MARIZ, UMA ESCOLA PÚBLICA, LOCALIZADA EM CAMPINA GRANDE QUE FOI CONTEMPLADA COM O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, OFERECIDO PELA CAPES. O TEMA ABORDADO NAS AULAS PRÁTICAS FOI "BOTÂNICA" QUE ? UM RAMO DA BIOLOGIA QUE APESAR DE SER TÃO IMPORTANTE, AINDA HÁ UM BLOQUEIO DOS ALUNOS PARA COM ESTA ÁREA; VÊ-SE, AINDA, MUITA DIFICULDADE EM APRENDER E POUCA EMPATIA POR ESSE CONHECIMENTO, JÁ QUE MUITAS VEZES O ESSE ENSINO ? APENAS MORFOLÓGICO, SISTEMÁTICO E COM GRANDE QUANTIDADE DE TERMINOLOGIAS, DISTANTE DA REALIDADE DOS ALUNOS, NÃO OS PROPICIANDO A ENTENDER E REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DESSE CONTEÚDO PARA A VIDA COMO UM TODO. A FIM DE MELHORAR, ESTIMULAR E COMPLEMENTAR O ASSUNTO DO REINO PLANTAE, DISCUTIDO AO LONGO 3⁰ BIMESTRE, FOI PLANEJADA UMA AULA PRÁTICA COM OS ALUNOS DO 7⁰ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, OS QUAIS TIVERAM GRANDE EMPENHO E CURIOSIDADE POR ESSA AULA, EXPLANANDO BEM O CONTEÚDO, DE FORMA A SACIAR ALGUMAS DÍVIDAS E MELHORAR, SIGNIFICATIVAMENTE, O ENTENDIMENTO, NÃO S? MORFOLÓGICO, MAS TAMBÉM ECOLÓGICO DAS PLANTAS PARA SUSTENTO DE TODA A VIDA EXISTENTE NO PLANETA TERRA. DESSE MODO, PODEMOS OBSERVAR QUE O ASSUNTO REINO PLANTAE ? MELHOR ACOLHIDO PELOS ALUNOS QUANDO HÁ AULAS PRÁTICAS, PRINCIPALMENTE QUANDO O SUJEITO PODE AUXILIAR E INTERAGIR, DESPERTANDO SEU INTERESSE E AUXILIANDO NO CONHECIMENTO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.