NOS ÚLTIMOS ANOS OS PROBLEMAS AMBIENTAIS OCASIONADOS PELA AÇÃO DO HOMEM SE ALASTRARAM DESENFREADAMENTE, SÃO INÚMERAS AS CATÁSTROFES AMBIENTAIS OCORRENTES PELA DEGRADAÇÃO DA NATUREZA. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TORNOU-SE UM COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO COM O OBJETIVO DE FORMAR CIDADÃOS MAIS CONSCIENTES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS, SENDO RESPONSABILIDADE DE TODOS AGIREM DE MANEIRA SUSTENTÁVEL FRENTE AO MEIO AMBIENTE. DENTRE OS DIVERSOS RECURSOS METODOLÓGICOS QUE PODEM SER UTILIZADOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM COM ABORDAGEM PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DESTACA-SE OS OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM QUE PROPORCIONAM UMA APROXIMAÇÃO DOS ALUNOS COM OS CONCEITOS, ONDE ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE SIMULADORES, JOGOS, VÍDEOS, ÁUDIOS, ETC. ELES SÃO CONVIDADOS A CONSTRUIR O CONHECIMENTO DE MANEIRA MAIS INTERESSANTE E MENOS TRADICIONAL. A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA TEM VIVENCIADO UM AVANÇO NO DESENVOLVIMENTO E NA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, QUE VÊM INTENSIFICANDO PRESENÇA NA VIDA DAS PESSOAS E INFLUENCIADO, SOBREMANEIRA, A PRODUÇÃO, DIVULGAÇÃO, DISSEMINAÇÃO E ACESSO ÀS INFORMAÇÕES E, TAMBÉM, GRADATIVAMENTE, O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. COM O OBJETIVO DE DISCUTIR IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ENSINO DO MEIO AMBIENTE COMO UMA FORMA DE CONSCIENTIZAÇÃO, POIS O O MEIO AMBIENTE TEM SIDO MOTIVO DE CRESCENTE PREOCUPAÇÃO EM VÁRIAS FRENTES. PARA SALIENTAR O QUANTO É IMPORTANTE CHAMAR ATENÇÃO PARA ISSO JÁ NAS SÉRIES INICIAIS, ESSE TRABALHO DESENVOLVE JUNTO AO OA “CONSCIÊNCIA AMBIENTAL”, BUSCANDO APOIAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS RELACIONADOS AO MEIO AMBIENTE, PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN).O ARTIGO É UMA PROPOSTA DE TRABALHO A SER DESENVOLVIDA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DAS SERIES INICIAIS AS ENSINO MÉDIO PARA CARACTERIZAR A QUANTIDADE DOS OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM DISPONIBILIZADOS PELO BANCO INTERNACIONAL DE OBJETOS EDUCACIONAIS QUE PODEM SER UTILIZADOS COMO AUXILIADORES DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA TEMÁTICA MEIO AMBIENTE.