O ARTIGO “EDUCAÇÃO DO CAMPO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR: OLHARES, SABERES E FAZERES” FOI ESTRUTURADO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA COM UM GRUPO DE ADOLESCENTES DE UMA COMUNIDADE CAMPESINA, SITUADA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE SUMÉ - PB. TIVEMOS COMO LÓCUS DE ATUAÇÃO, A ASSOCIAÇÃO RURAL COMUNITÁRIA BENEFICENTE DOS SÍTIOS OLHO D’ÁGUA BRANCA E CABEÇA BRANCA. A PARTIR DE DIÁLOGOS COM A PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO, FOI DESENVOLVIDA UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA ARTICULANDO OS SABERES DOS JOVENS DA COMUNIDADE COM O INTUITO DESTES SUJEITOS SE PERCEBEREM ENQUANTO INDIVÍDUOS PRODUTORES DE CONHECIMENTO, VALORIZANDO ASSIM SUAS PRÁTICAS COTIDIANAS E SEU TERRITÓRIO. FOI CRIADO UM GRUPO DE AJUDA MÚTUA INTITULADO “PEQUENOS GIRASSÓIS, GRANDES SEMENTEIRAS”, QUE POSSUI COMO OBJETIVO A PRODUÇÃO DE HORTAS ORGÂNICAS, NAS DEPENDÊNCIAS DA ASSOCIAÇÃO, COM A FINALIDADE DO FORTALECIMENTO DOS VÍNCULOS CAMPONESES E DA CONSCIÊNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL.