OS ESTUDOS DO TIPO “ESTADO DA ARTE” TEM POSSIBILITADO UMA AMPLA VISUALIZAÇÃO DA CONSOLIDAÇÃO E IRRADIAÇÃO DA PESQUISA EM EA EM SUAS DIVERSAS TENDÊNCIAS E INTERFACES. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO REALIZAR UM ESTADO DA ARTE ACERCA DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL PUBLICADOS EM EDIÇÕES DO CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO (CONIDIS). VISANDO AVALIAR A PRODUÇÃO DAS PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE A EA FORAM INVESTIGADAS AS SEGUINTES EDIÇÕES DO EVENTO: I CONADIS (2016) E II CONADIS (2017). OS ARTIGOS SELECIONADOS FORAM ANALISADOS QUANTO À DISTRIBUIÇÃO DE PUBLICAÇÕES POR EVENTO, TIPOLOGIA DE PESQUISA, FOCO TEMÁTICO, MODALIDADES DE ENSINO E SUJEITOS INVESTIGADOS. DE MODO GERAL, OS RESULTADOS DESTA PESQUISA CONSTITUEM-SE EM UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A REFLEXÃO, O DEBATE, A CONSOLIDAÇÃO E O AVANÇO DA PESQUISA EM EA EM CONTEXTO LOCAL, REGIONAL E NACIONAL.