O USO MODERADO DE DROGAS E/OU A DEPENDÊNCIA, TRAZEM DANOS PREJUDICIAIS À SAÚDE INDIVIDUAL E SOCIAL. ESTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR POR MEIO DE UM ESTUDO DE CASO SOBRE A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO SOBRE O CONSUMO DE DROGAS NO MUNICÍPIO DE SOLEDADE, BRASIL. PARTICIPARAM DA PESQUISA 514 ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, COM IDADE ENTRE 10 A 60 ANOS, DOS TURNOS DIURNO E NOTURNO. FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS EM SALA DE AULA, PARA AVALIAR O PERFIL E A PERCEPÇÃO DO ESTUDANTES SOBRE O USO E CONSEQUÊNCIAS DO USO DE DROGAS. OS ALUNOS RESPONDERAM AO QUESTIONÁRIO DE FORMA ANÔNIMA E COLETIVA EM SALA DE AULA. AS DROGAS CITADAS COMO AS MAIS CONSUMIDAS NO MUNICÍPIO, DE ACORDO COM A PERCEPÇÃO DOS ENTREVISTADOS, FORAM: ÁLCOOL (23,03%), CIGARRO (22,05%), MACONHA (21,57%), CRACK (17,18%) E COCAÍNA (15,72%). ENTRE OS ESTUDANTES, AS DROGAS JÁ EXPERIMENTADAS ALGUMA VEZ NA VIDA, FORAM: ÁLCOOL (17,1%), CIGARRO (3,3%) E DROGAS ILÍCITAS (2,3%). CONSIDERANDO O SEXO, VERIFICOU-SE QUE ALUNOS DO SEXO MASCULINO POSSUEM UMA PERCENTAGEM MAIOR DE CONSUMO DE DROGAS, MAIS ESPECIFICAMENTE AO CONSUMO DE ÁLCOOL. DE UM MODO GERAL, O ÁLCOOL PREVALECE COMO A SUBSTÂNCIA MAIS UTILIZADA, EM ESPECIAL, POR ALUNOS DO SEXO MASCULINO. ESSES RESULTADOS INDICAM A NECESSIDADE DA PROBLEMATIZAÇÃO DESSA REALIDADE SOCIAL E DA FOMENTAÇÃO POR PARTE DAS AUTORIDADES COMPETENTES DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE INTERVENÇÃO COM MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS QUE ATENDAM ESSES JOVENS.