UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O TEMA ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE QUÍMICA EM PERIÓDICOS DA ÁREA DE ENSINO DE QUÍMICA NO BRASIL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62832 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5591 "inscrito_id" => 5761 "titulo" => "UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O TEMA ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE QUÍMICA EM PERIÓDICOS DA ÁREA DE ENSINO DE QUÍMICA NO BRASIL" "resumo" => "O ESTUDO DE CASO SE APRESENTA COMO UMA ABORDAGEM DE ENSINO QUE TEM COLABORADO CONSTRUTIVAMENTE PARA A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, OFERECENDO AOS ESTUDANTES, A OPORTUNIDADE DE DIRECIONAR A SUA PRÓPRIA APRENDIZAGEM, ATRAVÉS DO USO DE NARRATIVAS OU DILEMAS REAIS VIVIDOS POR PESSOAS QUE NECESSITAM TOMAR DECISÕES IMPORTANTES A RESPEITO DE DETERMINADOS PROBLEMAS. ASSIM, ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO FAZER UM LEVANTAMENTO EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA ÁREA DE ENSINO DE QUÍMICA SOBRE A QUANTIDADE DE TRABALHOS PUBLICADOS NO PERÍODO DE 2015 A 2018 QUE TRATAM SOBRE O TEMA ‘ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE QUÍMICA’. ESSA PESQUISA SE CARACTERIZA COMO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E OS DADOS FORAM OBTIDOS POR MEIO DE ANÁLISES REALIZADAS EM PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DISPONÍVEIS NA VERSÃO DIGITAL DAS SEGUINTES REVISTAS CIENTÍFICAS DA ÁREA DE ENSINO DE QUÍMICA: REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA (REDEQUIM), REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (QNESC), REVISTA BRASILEIRA EM ENSINO DE QUÍMICA (REBEQ). AS CATEGORIAS ANALISADAS FORAM: O QUANTITATIVO DE ARTIGOS PUBLICADOS, OS AUTORES, O VOLUME E O ANO, O PÚBLICO-ALVO TRABALHADO, A METODOLOGIA DA PROPOSTA DE ENSINO, OS CONTEÚDOS EXPLORADOS E A FORMA DE AVALIAÇÃO DA PROPOSTA. OS RESULTADOS OBTIDOS NESTA PESQUISA MOSTRARAM QUE EXISTEM ALGUNS TRABALHOS PUBLICADOS COM A TEMÁTICA NO PERÍODO DE 2015 A 2018, REVELANDO QUE ESTA ESTRATÉGIA DE ENSINO TEM SE APRESENTADO COMO POTENCIALIZADORA DA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA. DESTA FORMA, ABRE-SE ESPAÇO PARA QUE A COMUNIDADE CIENTÍFICA CONTINUE AMPLIANDO A PRODUÇÃO E COLABORANDO COM FREQUÊNCIA, COM A PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS QUE POSSAM AJUDAR A COMPREENDER AS POTENCIALIDADES E POSSÍVEIS LIMITAÇÕES DO USO DESTA ESTRATÉGIA NAS AULAS DE QUÍMICA. PERCEBE-SE QUE HÁ POUCOS TRABALHOS QUE DISCUTEM SOBRE USO DA ESTRATÉGIA NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES, HAVENDO NECESSIDADE QUE OS ESTUDOS SEJAM AMPLIADOS, ATENDENDO A ESTE PÚBLICO ALVO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ESTUDO DE CASO, ENSINO DE QUÍMICA, LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID5761_03102019185906.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESSA ARAÚJO DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "ANDRESSA ARAÚJO DE ALMEIDA" "autor_email" => "andressa.raizes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62832 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5591 "inscrito_id" => 5761 "titulo" => "UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O TEMA ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE QUÍMICA EM PERIÓDICOS DA ÁREA DE ENSINO DE QUÍMICA NO BRASIL" "resumo" => "O ESTUDO DE CASO SE APRESENTA COMO UMA ABORDAGEM DE ENSINO QUE TEM COLABORADO CONSTRUTIVAMENTE PARA A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, OFERECENDO AOS ESTUDANTES, A OPORTUNIDADE DE DIRECIONAR A SUA PRÓPRIA APRENDIZAGEM, ATRAVÉS DO USO DE NARRATIVAS OU DILEMAS REAIS VIVIDOS POR PESSOAS QUE NECESSITAM TOMAR DECISÕES IMPORTANTES A RESPEITO DE DETERMINADOS PROBLEMAS. ASSIM, ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO FAZER UM LEVANTAMENTO EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA ÁREA DE ENSINO DE QUÍMICA SOBRE A QUANTIDADE DE TRABALHOS PUBLICADOS NO PERÍODO DE 2015 A 2018 QUE TRATAM SOBRE O TEMA ‘ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE QUÍMICA’. ESSA PESQUISA SE CARACTERIZA COMO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E OS DADOS FORAM OBTIDOS POR MEIO DE ANÁLISES REALIZADAS EM PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DISPONÍVEIS NA VERSÃO DIGITAL DAS SEGUINTES REVISTAS CIENTÍFICAS DA ÁREA DE ENSINO DE QUÍMICA: REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA (REDEQUIM), REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (QNESC), REVISTA BRASILEIRA EM ENSINO DE QUÍMICA (REBEQ). AS CATEGORIAS ANALISADAS FORAM: O QUANTITATIVO DE ARTIGOS PUBLICADOS, OS AUTORES, O VOLUME E O ANO, O PÚBLICO-ALVO TRABALHADO, A METODOLOGIA DA PROPOSTA DE ENSINO, OS CONTEÚDOS EXPLORADOS E A FORMA DE AVALIAÇÃO DA PROPOSTA. OS RESULTADOS OBTIDOS NESTA PESQUISA MOSTRARAM QUE EXISTEM ALGUNS TRABALHOS PUBLICADOS COM A TEMÁTICA NO PERÍODO DE 2015 A 2018, REVELANDO QUE ESTA ESTRATÉGIA DE ENSINO TEM SE APRESENTADO COMO POTENCIALIZADORA DA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA. DESTA FORMA, ABRE-SE ESPAÇO PARA QUE A COMUNIDADE CIENTÍFICA CONTINUE AMPLIANDO A PRODUÇÃO E COLABORANDO COM FREQUÊNCIA, COM A PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS QUE POSSAM AJUDAR A COMPREENDER AS POTENCIALIDADES E POSSÍVEIS LIMITAÇÕES DO USO DESTA ESTRATÉGIA NAS AULAS DE QUÍMICA. PERCEBE-SE QUE HÁ POUCOS TRABALHOS QUE DISCUTEM SOBRE USO DA ESTRATÉGIA NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES, HAVENDO NECESSIDADE QUE OS ESTUDOS SEJAM AMPLIADOS, ATENDENDO A ESTE PÚBLICO ALVO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ESTUDO DE CASO, ENSINO DE QUÍMICA, LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID5761_03102019185906.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESSA ARAÚJO DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "ANDRESSA ARAÚJO DE ALMEIDA" "autor_email" => "andressa.raizes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }