ESTE ESTUDO PRETENDE ASSOCIAR AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ESCOLARES. É PLAUSÍVEL CONSIDERAR QUE A COMPREENSÃO DO FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO, REPRESENTA, PARA O SÉCULO XXI UM MARCO, A RESPEITO DO QUE SE ENTENDE SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM TRAZENDO SABERES IMPORTANTES PARA O FAZER PEDAGÓGICO. COMPREENDE-SE QUE MESMO SEM QUE NECESSARIAMENTE O PROFESSOR NÃO SAIBA QUAL É A MELHOR FORMA DE SEU ALUNO LIDAR COM OS OBJETOS EXTERNOS, SEJA DE FORMA AUDITIVA, VISUAL OU TÁTIL, SABE-SE QUE QUANDO CIENTE DA MODALIDADE DE APRENDIZAGEM DO SEU ALUNO, O PROFESSOR SABERÁ QUAIS ESTRATÉGIAS MAIS ADEQUADAS PARA UTILIZAR E CERTAMENTE FARÁ USO DESSE GRANDE E INIGUALÁVEL MEIO FACILITADOR NO PROCESSO ENSINO – APRENDIZAGEM. PARTINDO DESTA EXPLANAÇÃO, A SEGUINTE PROBLEMÁTICA É CABÍVEL: COMO ATENDER MELHOR A TODOS OS INDIVÍDUOS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR, ATRAVÉS DE PRÁTICAS DE ENSINO QUE MELHOR SE ADEQUAM A CADA UM E UTILIZAR RECURSOS INTELECTUAIS E EMOCIONAIS RESPEITANDO AS DIFERENÇAS DE CADA INDIVIDUO SOB A ÓTICA DA NEUROCIÊNCIA? COM BASE NESTE QUESTIONAMENTO, ESTE TRABALHO BUSCA SUBSÍDIOS BIBLIOGRÁFICOS, DENTRO DO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FORMAL DAS TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO, OBSERVANDO O ENCONTRO ENTRE AS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E NEUROLOGIA, COM O INTUITO DE APRESENTAR RECURSOS QUE FAVOREÇAM UM ENSINO DE QUALIDADE, VISLUMBRANDO AS DIFERENÇAS DAS HABILIDADES NEUROCOGNITIVAS HUMANAS E AMPLIAÇÃO DOS SABERES, DEVIDO NOSSA VARIEDADE DE CENTROS NEURAIS E SUAS FUNÇÕES.