Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Palavra-chaves: NEUROCIÊNCIA, ALFABETIZAÇÃO, FAZER PEDAGÓGICO Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61202
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5224
    "inscrito_id" => 13968
    "titulo" => "NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO"
    "resumo" => "ESTE ESTUDO PRETENDE ASSOCIAR AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ESCOLARES. É PLAUSÍVEL CONSIDERAR QUE A COMPREENSÃO DO FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO, REPRESENTA, PARA O SÉCULO XXI UM MARCO, A RESPEITO DO QUE SE ENTENDE SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM TRAZENDO SABERES IMPORTANTES PARA O FAZER PEDAGÓGICO. COMPREENDE-SE QUE MESMO SEM QUE NECESSARIAMENTE O PROFESSOR NÃO SAIBA QUAL É A MELHOR FORMA DE SEU ALUNO LIDAR COM OS OBJETOS EXTERNOS, SEJA DE FORMA AUDITIVA, VISUAL OU TÁTIL, SABE-SE QUE QUANDO CIENTE DA MODALIDADE DE APRENDIZAGEM DO SEU ALUNO, O PROFESSOR SABERÁ QUAIS ESTRATÉGIAS MAIS ADEQUADAS PARA UTILIZAR E CERTAMENTE FARÁ USO DESSE GRANDE E INIGUALÁVEL MEIO FACILITADOR NO PROCESSO ENSINO – APRENDIZAGEM. PARTINDO DESTA EXPLANAÇÃO, A SEGUINTE PROBLEMÁTICA É CABÍVEL: COMO ATENDER MELHOR A TODOS OS INDIVÍDUOS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR, ATRAVÉS DE PRÁTICAS DE ENSINO QUE MELHOR SE ADEQUAM A CADA UM E UTILIZAR RECURSOS INTELECTUAIS E EMOCIONAIS RESPEITANDO AS DIFERENÇAS DE CADA INDIVIDUO SOB A ÓTICA DA NEUROCIÊNCIA? COM BASE NESTE QUESTIONAMENTO, ESTE TRABALHO BUSCA SUBSÍDIOS BIBLIOGRÁFICOS, DENTRO DO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FORMAL DAS TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO, OBSERVANDO O ENCONTRO ENTRE AS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E NEUROLOGIA, COM O INTUITO DE APRESENTAR RECURSOS QUE FAVOREÇAM UM ENSINO DE QUALIDADE, VISLUMBRANDO AS DIFERENÇAS DAS HABILIDADES NEUROCOGNITIVAS HUMANAS E AMPLIAÇÃO DOS SABERES, DEVIDO NOSSA VARIEDADE DE CENTROS NEURAIS E SUAS FUNÇÕES."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "NEUROCIÊNCIA, ALFABETIZAÇÃO, FAZER PEDAGÓGICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID13968_02102019131111.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREZA MACIEL ANDREZA MACIEL"
    "autor_nome_curto" => "ANDREZA MACIEL"
    "autor_email" => "andreza.mm@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE  ESTADUAL VALE  DO ACARAÚ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61202
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5224
    "inscrito_id" => 13968
    "titulo" => "NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO"
    "resumo" => "ESTE ESTUDO PRETENDE ASSOCIAR AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ESCOLARES. É PLAUSÍVEL CONSIDERAR QUE A COMPREENSÃO DO FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO, REPRESENTA, PARA O SÉCULO XXI UM MARCO, A RESPEITO DO QUE SE ENTENDE SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM TRAZENDO SABERES IMPORTANTES PARA O FAZER PEDAGÓGICO. COMPREENDE-SE QUE MESMO SEM QUE NECESSARIAMENTE O PROFESSOR NÃO SAIBA QUAL É A MELHOR FORMA DE SEU ALUNO LIDAR COM OS OBJETOS EXTERNOS, SEJA DE FORMA AUDITIVA, VISUAL OU TÁTIL, SABE-SE QUE QUANDO CIENTE DA MODALIDADE DE APRENDIZAGEM DO SEU ALUNO, O PROFESSOR SABERÁ QUAIS ESTRATÉGIAS MAIS ADEQUADAS PARA UTILIZAR E CERTAMENTE FARÁ USO DESSE GRANDE E INIGUALÁVEL MEIO FACILITADOR NO PROCESSO ENSINO – APRENDIZAGEM. PARTINDO DESTA EXPLANAÇÃO, A SEGUINTE PROBLEMÁTICA É CABÍVEL: COMO ATENDER MELHOR A TODOS OS INDIVÍDUOS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR, ATRAVÉS DE PRÁTICAS DE ENSINO QUE MELHOR SE ADEQUAM A CADA UM E UTILIZAR RECURSOS INTELECTUAIS E EMOCIONAIS RESPEITANDO AS DIFERENÇAS DE CADA INDIVIDUO SOB A ÓTICA DA NEUROCIÊNCIA? COM BASE NESTE QUESTIONAMENTO, ESTE TRABALHO BUSCA SUBSÍDIOS BIBLIOGRÁFICOS, DENTRO DO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FORMAL DAS TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO, OBSERVANDO O ENCONTRO ENTRE AS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E NEUROLOGIA, COM O INTUITO DE APRESENTAR RECURSOS QUE FAVOREÇAM UM ENSINO DE QUALIDADE, VISLUMBRANDO AS DIFERENÇAS DAS HABILIDADES NEUROCOGNITIVAS HUMANAS E AMPLIAÇÃO DOS SABERES, DEVIDO NOSSA VARIEDADE DE CENTROS NEURAIS E SUAS FUNÇÕES."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "NEUROCIÊNCIA, ALFABETIZAÇÃO, FAZER PEDAGÓGICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID13968_02102019131111.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREZA MACIEL ANDREZA MACIEL"
    "autor_nome_curto" => "ANDREZA MACIEL"
    "autor_email" => "andreza.mm@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE  ESTADUAL VALE  DO ACARAÚ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ESTUDO PRETENDE ASSOCIAR AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ESCOLARES. É PLAUSÍVEL CONSIDERAR QUE A COMPREENSÃO DO FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO, REPRESENTA, PARA O SÉCULO XXI UM MARCO, A RESPEITO DO QUE SE ENTENDE SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM TRAZENDO SABERES IMPORTANTES PARA O FAZER PEDAGÓGICO. COMPREENDE-SE QUE MESMO SEM QUE NECESSARIAMENTE O PROFESSOR NÃO SAIBA QUAL É A MELHOR FORMA DE SEU ALUNO LIDAR COM OS OBJETOS EXTERNOS, SEJA DE FORMA AUDITIVA, VISUAL OU TÁTIL, SABE-SE QUE QUANDO CIENTE DA MODALIDADE DE APRENDIZAGEM DO SEU ALUNO, O PROFESSOR SABERÁ QUAIS ESTRATÉGIAS MAIS ADEQUADAS PARA UTILIZAR E CERTAMENTE FARÁ USO DESSE GRANDE E INIGUALÁVEL MEIO FACILITADOR NO PROCESSO ENSINO – APRENDIZAGEM. PARTINDO DESTA EXPLANAÇÃO, A SEGUINTE PROBLEMÁTICA É CABÍVEL: COMO ATENDER MELHOR A TODOS OS INDIVÍDUOS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR, ATRAVÉS DE PRÁTICAS DE ENSINO QUE MELHOR SE ADEQUAM A CADA UM E UTILIZAR RECURSOS INTELECTUAIS E EMOCIONAIS RESPEITANDO AS DIFERENÇAS DE CADA INDIVIDUO SOB A ÓTICA DA NEUROCIÊNCIA? COM BASE NESTE QUESTIONAMENTO, ESTE TRABALHO BUSCA SUBSÍDIOS BIBLIOGRÁFICOS, DENTRO DO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FORMAL DAS TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO, OBSERVANDO O ENCONTRO ENTRE AS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E NEUROLOGIA, COM O INTUITO DE APRESENTAR RECURSOS QUE FAVOREÇAM UM ENSINO DE QUALIDADE, VISLUMBRANDO AS DIFERENÇAS DAS HABILIDADES NEUROCOGNITIVAS HUMANAS E AMPLIAÇÃO DOS SABERES, DEVIDO NOSSA VARIEDADE DE CENTROS NEURAIS E SUAS FUNÇÕES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.