O OBJETIVO DESTE ARTIGO É APRESENTAR UMA DISCUSSÃO TEÓRICA E PRÁTICA SOBRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ÂMBITO DO EMPREENDEDORISMO. ARGUMENTO SOBRE O POTENCIAL DO CONTEÚDO EMPREENDEDORISMO QUE PODE SER DESENVOLVIDO COM JOVENS EM IDADE ESCOLAR (ENTRE 11 E 20 ANOS) ATRAVÉS DE QUATRO PILARES FUNDAMENTAIS: AUTOGESTÃO, INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, TRABALHO EM EQUIPE E LIDERANÇA. A PARTIR DAS ANÁLISES REFLEXIVAS DE AULAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, PROBLEMATIZO COMO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PODE SER UM CAMINHO PARA PREPARAR JOVENS EM IDADE ESCOLAR PARA O MUNDO DO TRABALHO, REFLETINDO SOBRE ASPECTOS TÉCNICOS, EMOCIONAIS E CULTURAIS DOS ALUNOS. NESSE CONTEXTO, AS AULAS SOBRE EMPREENDEDORISMO TIVERAM COMO OBJETIVO PREPARAR O CAMPO DE ATUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PENSANDO OS QUATRO PILARES COMO CAMINHOS PARA DESMISTIFICAR IDEIAS E PRECONCEITOS DOS JOVENS ACERCA DAS QUESTÕES ENVOLVENDO DESENVOLVIMENTO PESSOAL, INOVAÇÃO E PERSPECTIVA DE PROFISSÃO. OS RESULTADOS DEFINEM QUE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PODE SER UM LUGAR DE FORMAÇÃO CIDADÃ, SOCIAL E TÉCNICA PARA O MUNDO DO TRABALHO.