Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ARTES CÊNICAS COM CANTIGAS DE BRINCAR: UMA PROPOSTA APLICADA NOS PRIMEIROS ANOS DA ESCOLA MUNICIPAL DAVID TRINDADE

Palavra-chaves: ARTES CÊNICAS, CANTIGAS DE BRINCAR, JOGOS TEATRAIS, PROPOSTA CURRICULAR Pôster (PO) GT 17 – Ensino e suas intersecções
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59149
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5352
    "inscrito_id" => 14662
    "titulo" => "ARTES CÊNICAS COM CANTIGAS DE BRINCAR: UMA PROPOSTA APLICADA NOS PRIMEIROS ANOS DA ESCOLA MUNICIPAL DAVID TRINDADE"
    "resumo" => "ESTE É UM TRABALHO DE PESQUISA CIENTÍFICA QUE ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA E APLICADO NA ESCOLA MUNICIPAL DAVID TRINDADE E ÍNDIO PIRAGIBE NA SALA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.  O OBJETIVO É ORGANIZAR UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA OS PRIMEIROS ANOS, UTILIZANDO AS CANTIGAS DE BRINCAR COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA SENSIBILIZAÇÃO PARA OS CONTEÚDOS DE ARTES CÊNICAS. NO EMBASAMENTO TEÓRICO FOI PRECISO ESTUDOS DE REFERÊNCIAS SOBRE OS CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DE ARTES CÊNICAS, PRINCIPALMENTE “OS JOGOS TEATRAIS” DE VIOLA SPOLIN E “CANCIONEIRO DA PARAÍBA” COM ORGANIZAÇÃO DE IDELETTE FONSECA DOS SANTOS E MARIA DE FÁTIMA BARBOSA DE MESQUITA BATISTA, E COM ISSO FOI POSSÍVEL A PREPARAÇÃO DE PLANOS DE AULA. A APLICAÇÃO DESTES PLANOS ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO EM SALA DE AULA, E PARA ANÁLISE E CONCLUSÃO SERÁ PRECISO DEZ ENCONTROS. NAS AULAS, ESTÁ SENDO TRABALHADAS AS CANTIGAS DE BRINCAR ASSOCIADAS AOS JOGOS TEATRAIS, SENDO ESTES OS PRINCIPAIS CONTEÚDOS. ALÉM DESTES CONTEÚDOS, ESTÃO SENDO APROFUNDADOS E DESENVOLVIDOS OUTROS, COMO POR EXEMPLO: OS MOVIMENTOS CORPORAIS, NOÇÃO ESPACIAL, BRINCADEIRAS, NARRATIVAS ORAIS, CONSCIÊNCIA CORPORAL, OS SENTIDOS, DRAMATIZAÇÕES ENTRE OUTROS QUE FAZEM PARTE IMPLICITAMENTE DOS CONTEÚDOS PRINCIPAIS. A INTENÇÃO DA APLICAÇÃO DOS PLANOS DE AULA É PARA QUE POSSA SER ANALISADO A SUA EFETIVIDADE EM RELAÇÃO À PERCEPÇÃO DESTES CONTEÚDOS PELOS DISCENTES. A ACEITAÇÃO, A COMPREENSÃO E DESEMPENHO DOS DISCENTES AO LONGO DO PROCESSO ESTÃO SENDO REGISTRADOS EM RELATOS DE EXPERIÊNCIA E AVALIAÇÕES COLETIVAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "ARTES CÊNICAS, CANTIGAS DE BRINCAR, JOGOS TEATRAIS, PROPOSTA CURRICULAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA17_ID14662_03102019000110.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AILMA ALVES DE SOUZA ARRUDA"
    "autor_nome_curto" => "AILMA ALVES"
    "autor_email" => "ailmaalves@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59149
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5352
    "inscrito_id" => 14662
    "titulo" => "ARTES CÊNICAS COM CANTIGAS DE BRINCAR: UMA PROPOSTA APLICADA NOS PRIMEIROS ANOS DA ESCOLA MUNICIPAL DAVID TRINDADE"
    "resumo" => "ESTE É UM TRABALHO DE PESQUISA CIENTÍFICA QUE ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA E APLICADO NA ESCOLA MUNICIPAL DAVID TRINDADE E ÍNDIO PIRAGIBE NA SALA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.  O OBJETIVO É ORGANIZAR UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA OS PRIMEIROS ANOS, UTILIZANDO AS CANTIGAS DE BRINCAR COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA SENSIBILIZAÇÃO PARA OS CONTEÚDOS DE ARTES CÊNICAS. NO EMBASAMENTO TEÓRICO FOI PRECISO ESTUDOS DE REFERÊNCIAS SOBRE OS CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DE ARTES CÊNICAS, PRINCIPALMENTE “OS JOGOS TEATRAIS” DE VIOLA SPOLIN E “CANCIONEIRO DA PARAÍBA” COM ORGANIZAÇÃO DE IDELETTE FONSECA DOS SANTOS E MARIA DE FÁTIMA BARBOSA DE MESQUITA BATISTA, E COM ISSO FOI POSSÍVEL A PREPARAÇÃO DE PLANOS DE AULA. A APLICAÇÃO DESTES PLANOS ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO EM SALA DE AULA, E PARA ANÁLISE E CONCLUSÃO SERÁ PRECISO DEZ ENCONTROS. NAS AULAS, ESTÁ SENDO TRABALHADAS AS CANTIGAS DE BRINCAR ASSOCIADAS AOS JOGOS TEATRAIS, SENDO ESTES OS PRINCIPAIS CONTEÚDOS. ALÉM DESTES CONTEÚDOS, ESTÃO SENDO APROFUNDADOS E DESENVOLVIDOS OUTROS, COMO POR EXEMPLO: OS MOVIMENTOS CORPORAIS, NOÇÃO ESPACIAL, BRINCADEIRAS, NARRATIVAS ORAIS, CONSCIÊNCIA CORPORAL, OS SENTIDOS, DRAMATIZAÇÕES ENTRE OUTROS QUE FAZEM PARTE IMPLICITAMENTE DOS CONTEÚDOS PRINCIPAIS. A INTENÇÃO DA APLICAÇÃO DOS PLANOS DE AULA É PARA QUE POSSA SER ANALISADO A SUA EFETIVIDADE EM RELAÇÃO À PERCEPÇÃO DESTES CONTEÚDOS PELOS DISCENTES. A ACEITAÇÃO, A COMPREENSÃO E DESEMPENHO DOS DISCENTES AO LONGO DO PROCESSO ESTÃO SENDO REGISTRADOS EM RELATOS DE EXPERIÊNCIA E AVALIAÇÕES COLETIVAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "ARTES CÊNICAS, CANTIGAS DE BRINCAR, JOGOS TEATRAIS, PROPOSTA CURRICULAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA17_ID14662_03102019000110.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AILMA ALVES DE SOUZA ARRUDA"
    "autor_nome_curto" => "AILMA ALVES"
    "autor_email" => "ailmaalves@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE É UM TRABALHO DE PESQUISA CIENTÍFICA QUE ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA E APLICADO NA ESCOLA MUNICIPAL DAVID TRINDADE E ÍNDIO PIRAGIBE NA SALA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. O OBJETIVO É ORGANIZAR UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA OS PRIMEIROS ANOS, UTILIZANDO AS CANTIGAS DE BRINCAR COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA SENSIBILIZAÇÃO PARA OS CONTEÚDOS DE ARTES CÊNICAS. NO EMBASAMENTO TEÓRICO FOI PRECISO ESTUDOS DE REFERÊNCIAS SOBRE OS CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DE ARTES CÊNICAS, PRINCIPALMENTE “OS JOGOS TEATRAIS” DE VIOLA SPOLIN E “CANCIONEIRO DA PARAÍBA” COM ORGANIZAÇÃO DE IDELETTE FONSECA DOS SANTOS E MARIA DE FÁTIMA BARBOSA DE MESQUITA BATISTA, E COM ISSO FOI POSSÍVEL A PREPARAÇÃO DE PLANOS DE AULA. A APLICAÇÃO DESTES PLANOS ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO EM SALA DE AULA, E PARA ANÁLISE E CONCLUSÃO SERÁ PRECISO DEZ ENCONTROS. NAS AULAS, ESTÁ SENDO TRABALHADAS AS CANTIGAS DE BRINCAR ASSOCIADAS AOS JOGOS TEATRAIS, SENDO ESTES OS PRINCIPAIS CONTEÚDOS. ALÉM DESTES CONTEÚDOS, ESTÃO SENDO APROFUNDADOS E DESENVOLVIDOS OUTROS, COMO POR EXEMPLO: OS MOVIMENTOS CORPORAIS, NOÇÃO ESPACIAL, BRINCADEIRAS, NARRATIVAS ORAIS, CONSCIÊNCIA CORPORAL, OS SENTIDOS, DRAMATIZAÇÕES ENTRE OUTROS QUE FAZEM PARTE IMPLICITAMENTE DOS CONTEÚDOS PRINCIPAIS. A INTENÇÃO DA APLICAÇÃO DOS PLANOS DE AULA É PARA QUE POSSA SER ANALISADO A SUA EFETIVIDADE EM RELAÇÃO À PERCEPÇÃO DESTES CONTEÚDOS PELOS DISCENTES. A ACEITAÇÃO, A COMPREENSÃO E DESEMPENHO DOS DISCENTES AO LONGO DO PROCESSO ESTÃO SENDO REGISTRADOS EM RELATOS DE EXPERIÊNCIA E AVALIAÇÕES COLETIVAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.