RESUMO: AS PRÁTICAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC) CONFIGURAM-SE COMO UM DOS PILARES DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DISCENTE, SENDO CONSIDERADA FERRAMENTA DE INSERÇÃO DESTES NA ÁREA DA PESQUISA. DIANTE DESSE CONTEXTO, A ENFERMAGEM TEM SE APROPRIADO DA PESQUISA COMO SUBSÍDIO PARA A EFETIVAÇÃO DE SUAS PRÁTICAS LABORAIS. O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM ESTUDO QUALITATIVO, EXPLORATÓRIO, DO TIPO ESTADO DA ARTE, TENDO COMO PRINCIPAL ESCOPO MAPEAR A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA ACERCA DAS ATIVIDADES DE PESQUISA E IC NO CURSO DE ENFERMAGEM, PAUTADO NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS PUBLICADAS NO PERÍODO DE 2008 A 2018. UTILIZOU-SE COMO PROCEDIMENTOS: A REALIZAÇÃO DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁGICA EM QUATRO BANCOS DE DADOS – CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES); PORTAL DE PERÍODICOS DA CAPES; SCIENTIFIC ELETRONIC LIBRARY (SCIELO) E O PORTAL REGIONAL DA BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE (BVS), RESULTANDO EM 13 PRODUÇÕES PARA ANÁLISE FINAL. O TRATAMENTO DOS DADOS SE DEU ATRAVÉS DO MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN, ATRAVÉS DO QUAL ENGENDROU-SE QUATRO CATEGORIAS DE ANÁLISE: CONCEPÇÕES DAS ATIVIDADES DE PESQUISA/IC PARA OS ALUNOS E DOCENTES; CONTRIBUIÇÕES DA IC PARA A FORMAÇÃO DISCENTE; ENTRAVES E DESAFIOS QUE PERMEIAM AS PRÁTICAS DE PESQUISA/IC E CARACTERIZAÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA DE EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM E DE SUAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS. CONCLUI-SE QUE ESSE ESTUDO PERMITIU VISUALIZAR AS PRÁTICAS DE PESQUISA/IC NO CURSO DE ENFERMAGEM SOB MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS, PROMOVENDO UMA REFLEXÃO ACERCA DOS PRINCIPAIS ENTRAVES E DESAFIOS QUE PERPASSAM A REFERIDA TEMÁTICA.