A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) PASSOU POR GRANDES TRANSFORMAÇÕES NOS ÚLTIMOS TEMPOS E VEM SUPERANDO OS OBSTÁCULOS EM FACE DA TENTATIVA DE MINIMIZAR AS CONSEQUÊNCIAS DA EXCLUSÃO SOCIAL DAQUELES QUE NÃO PERTENCEM A NOSSA ATUAL SOCIEDADE LETRADA. APESAR DE POSSIBILITAR O ACESSO À EDUCAÇÃO ÀQUELES QUE TIVERAM UM ABANDONO ESCOLAR PRECOCE, O GRANDE DESAFIO DESTA MODALIDADE DE ENSINO É TER SUBSÍDIOS PARA QUE OS INGRESSANTES SE SINTAM INSTIGADOS A PERMANECER. EM VISTA AO EXPOSTO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO PERMEIA ANALISAR E DISCUTIR AS DETERMINANTES QUE CAUSAM A EVASÃO DOS ALUNOS DA EJA EM DUAS ESCOLAS NO ALTO SERTÃO DA PARAÍBA. DESTARTE, CONSTATOU-SE QUE EXISTE UMA CONTROVÉRSIA SOBRE A PERMANÊNCIA DESSES ALUNOS NA ESCOLA, TENDO EM VISTA QUE UMA GRANDE PARCELA DISSERTOU QUE DEIXARIA DE ESTUDAR PARA TRABALHAR, COM O DISCURSO DE QUE TINHAM FILHOS PARA CRIAR, PRECISAVAM COMPRAR COISAS DE NECESSIDADE DIÁRIA E QUE ESTUDAR SERIA IMPORTANTE, MAS SEM UM TRABALHO ELES NÃO CHEGARIAM A LUGAR NENHUM. PODEMOS CONSIDERAR QUE O PROCESSO DE EVASÃO SE CONSTITUI DE DIFERENTES NATUREZAS E OS PARTICIPANTES DESSA PESQUISA APESAR DE VEREM A EJA COMO UMA FORMA DE MUDANÇA DE VIDA, NÃO SE SENTEM TÃO SEGUROS QUANTO A SUAS TRAJETÓRIAS NESSE ESPAÇO, TENDO EM VISTA QUE NA FALA DE ALGUNS, TRABALHAR SE CONSTITUIU COMO PRIMEIRO PLANO.