Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TENDÊNCIAS DE PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS ANAIS DO CONEDU

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A REALIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE PESQUISAS QUE INTEGREM O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA É IMPORTANTE PARA O COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES ENTRE A COMUNIDADE CIENTÍFICA E A SOCIEDADE. UM ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO DE PESQUISAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO É O CONGRESSO NACIONAL EDUCAÇÃO (CONEDU), EVENTO QUE OBJETIVA PROMOVER DISCUSSÕES DE TEMAS QUE VALORIZEM AS PRÁTICAS DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. DESSA FORMA, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É ANALISAR A TEMÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS ANAIS DO CONEDU ENTRE OS ANOS 2014-2018. PARA ISSO, BUSCOU-SE NOS ANAIS DAS CINCO EDIÇÕES DO EVENTO OS TRABALHOS QUE FAZIAM MENÇÃO NO SEU TÍTULO A ESSES DOIS TEMAS CONJUNTAMENTE. IDENTIFICOU-SE 51 TRABALHOS, QUE FORAM DIVIDIDOS NAS SEGUINTES CATEGORIAS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CONTEXTO ESCOLAR, PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E MATERIAIS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS, SENDO ESTA ÚLTIMA A MAIS RECORRENTE. OS TRABALHOS ANALISADOS INVESTIGAVAM, PREPONDERANTEMENTE, CONTEXTOS EDUCACIONAIS RELACIONADOS AO ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA PARA ALUNOS CEGOS OU SURDOS DO ENSINO MÉDIO. ALÉM DISSO, OBSERVOU-SE UMA TENDÊNCIA AO AUMENTO DA QUANTIDADE DE PUBLICAÇÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AO LONGO DAS EDIÇÕES DO EVENTO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.